Ligue-se a nós

Cidades

Publicado

no

Foto: Internet

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) informa que o fornecimento de água para as etapas 1, 3 e 5 do bairro Nova Carajás será reduzido para realização de manutenção de emergência na bomba do poço que atende a região.

Nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21, o abastecimento para essas etapas funcionará das 7h às 12h, retornando ao seu horário habitual na manhã de sábado, 22.

O Saaep orienta que os moradores façam uso moderado de suas reservas domésticas até a normalização do sistema.

Cidades

Prefeitos irão se reunir em Brasília a partir de amanhã

Publicado

no

Começa nesta terça-feira (11) e vai até quinta-feira (13), em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas. Reunirá gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028. Promovido pelo governo federal, o evento tem como meta aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, ferramentas e recursos voltados aos novos gestores.

Na abertura, está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros. Dentre as mais de 170 atividades simultâneas figuram informações sobre diretrizes e orientações sobre os programas do governo federal e recursos disponíveis; informações técnicas, administrativas e financeiras sobre os municípios; debates sobre o enfrentamento de questões climáticas e eventos extremos; direitos humanos, cidadania e gestão local; políticas de integração e desenvolvimento regional, segurança pública; e transição energética.

Também serão abordados o relacionamento institucional das prefeituras com ministérios e outros órgãos governamentais, o pacto federativo e a gestão municipal.

Processo de transição

“O governo federal entende que esse processo de transição é um momento crucial para a continuidade das políticas públicas e para o fortalecimento das parcerias entre o governo federal e os municípios. Assim, o governo federal se prepara agora para o lançamento da terceira edição do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que reunirá mais de 20 mil pessoas em Brasília”, informou o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e correalizada pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e conta com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Para participar do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas é necessário realizar inscrição prévia no site da SRI. As atividades serão distribuídas entre os auditórios e salas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A programação completa está disponível aqui.

Reportagem: Luciano Nascimento – Agência Brasil

Continuar Lendo

Cidades

Pontes dos rios Itacaiúnas e Parauapebas são interditadas para reparos

Publicado

no

Fotos: Irisvelton Silva e acervo Ascom

Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do município nessa terça-feira, 28, a Prefeitura de Parauapebas interditou a ponte do rio Itacaiúnas, na região do Contestado pertencente a Marabá, e a do rio Parauapebas, próximo ao balneário City Park.

A medida é resultado de um laudo técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

“Nesta ponte do rio Parauapebas, a gente vai fazer uma reforma, trocando todos os pranchões onde os carros trafegam, reforçar todo o guarda-corpo e tentar fazer um reforço no tabuleiro. A do rio Itacaiúnas é uma ponte mista de concreto armado com aço”, explica o engenheiro civil da Semob, Manoel André Fulco.

Por se tratar de uma ponte que atende Parauapebas e Marabá, a reparação da ponte do Itacaiúnas é compartilhada entre os dois municípios.

Segundo Fulco, que elaborou o laudo técnico que recomenda a interdição, na época de sua construção a ponte foi feita para um tipo de peso de tráfego de caminhões. Atualmente, os caminhões estão mais pesados, inclusive em se tratando de caminhões bitrem.

Foto: acervo Ascom

“É muito caminhão que passa com peso e sobrepeso. Então, ela é um caso mais sério; a ponte do Itacaiúnas foi afetada, não só o tabuleiro, mas também seus pilares. Ocorreu, nas cabeceiras, a flambagem dos pilares. Então é uma ponte que está na iminência de cair”, informa o engenheiro.

Já a ponte do rio Parauapebas, nas proximidades do balneário City Park, o secretário municipal de Obras, Roginaldo Rocha, diz que após a manutenção, os veículos de maior porte de carga não utilizarão mais a ponte, sendo permitidos somente veículos leves, motos e os pedestres que transitam pelo local.

Quanto aos moradores das comunidades Águas Frias e Santa Luzia, próximas ao City Park, o secretário informa que podem transitar pela estrada alternativa.

 

“Nas últimas três semanas, andamos preparando a vicinal que dá acesso ao aterro sanitário, que, inclusive, já foi concluída desde a semana passada e está em total condição de trafegabilidade para as pessoas e veículos de qualquer porte”, comenta o titular da Semob.

Reportagem: Sara Dias – Ascom/PMP 2025

Continuar Lendo

Cidades

Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim

Publicado

no

A semana começou com uma boa nova para os moradores dos municípios de Ipixuna do Pará e Paragominas, no nordeste e sudeste paraense, respectivamente. Eles agora podem desfrutar da travessia liberada sobre a nova ponte construída sobre o Alto Rio Capim. A obra, entregue oficialmente no último sábado, 25, pela administração do Governo do Estado, tem 592 metros de extensão e é um divisor de águas na infraestrutura regional, melhorando não apenas o trânsito local, mas também a economia de toda a região.

O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.

“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Antes da construção da ponte, a travessia por balsa era a única alternativa para cruzar o rio, gerando longas filas e atrasos que prejudicavam tanto a vida pessoal quanto os negócios locais. Geu Barbosa da Silva, um dos motoristas que fazia constantemente a travessia, relatou as dificuldades enfrentadas no antigo sistema. “Devido ao cumprimento de horário feito pela empresa e à intensidade do número de transportes, o atraso nas viagens era uma consequência negativa muito grande para nós motoristas”, contou Geu, radiante com a finalização da obra, que ele descreveu como um “sonho realizado” após décadas de espera.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Leilson Ribeiro de Nazaré também compartilhou sua satisfação com a nova ponte. “Antigamente, eu gastava R$ 16 só para atravessar a balsa, e isso sem contar o tempo perdido. Hoje, essa obra maravilhosa do nosso governo ajudou bastante, não só a gente, mas as empresas que dependem do transporte rápido e eficaz”, afirmou Leilson, destacando a beleza e a qualidade da estrutura recém-inaugurada. O operador de máquina comentou ainda sobre a grandeza da ponte, “é muito melhor do que passar pela balsa”.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a nova ponte em operação, o fluxo rodoviário na região vai ganhar agilidade, beneficiando setores vitais como mineração, reflorestamento, agricultura e pecuária. Edivan da Silva de Sousa, um motorista de caminhão pesado, expressou sua satisfação ao relatar a experiência de atravessar a ponte: “Agora é rapidola, só cheguei ali, subi e desci do outro lado. Melhorou 100%. A estrutura é ótima”, disse Edivan, ressaltando o impacto positivo da ponte para quem trabalha com transporte de carga.

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará – Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Esse novo impulso na mobilidade regional é resultado de um projeto elaborado com zelo técnico, utilizando o método de Balanço Sucessivo, que permite grandes vãos e garante estabilidade à estrutura. Os pilares da ponte foram instalados estrategicamente nas margens do rio, assegurando a preservação da navegação, aspecto crucial da região, onde o transporte fluvial é igualmente relevante.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.

Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas