Ícone do site Portal PZ Notícias

Carnaval deste ano anima setor hoteleiro em cidades do Pará

Curuça, Pará, Brasil, Cidade. Retranca: Carnaval Curuça - Pretinhos do Mangue. Gancho: O bloco “Pretinhos do Mangue” é a atração mais famosa de Curuçá. Com o corpo coberto pelo barro do mangue, os brincantes saem pelas ruas do município acompanhados pelos carros alegóricos em um percurso de aproximadamente 1,5 km. Local: Curuça. Data: 23/02/2020. Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

O Carnaval 2023 está chegando e, para quem quer curtir os dias de folia, ainda dá tempo de ser organizar e aproveitar a festa nos municípios do interior do Pará. Este ano o setor de hospedagem e alimentação do Estado está animado com a previsão de aumento do fluxo de foliões para alavancar a economia.

“Esse período ainda está tranquilo, mas quanto mais chega próximo do carnaval, mais aumenta a procura por hospedagem. A expectativa esse ano é alta em comparação aos últimos anos, depois da pandemia, as pessoas querem muito viver!”, revela Fernando Soares, assessor Jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHBRS-PA).

O carnaval no Pará destaca-se pela sua diversidade e originalidade. Por exemplo, no município de Curuçá, nordeste do Estado, um dentre os carnavais mais tradicionais, reúne foliões vestidos com abadá ecológico, o que torna a cidade um dos destinos mais procurados pelos turistas, reunindo atrações regionais, onde basta cobrir o corpo com lama do mangue para aproveitar a festa. “Curuçá é um destino muito procurado por conta da infraestrutura do carnaval também, e as pessoas gostam disso. É um carnaval muito tradicional, próximo aos dias de festa as pessoas já começam a sondar para aproveitar a diversão na cidade”, explica Fernando Soares.

Assim como Curuçá, o município de Vigia também está no radar das pessoas que querem agito e curtem suas peculiaridades, os blocos das virgienses e cabrasurdos – quando os homens saem às ruas estreitas de Vigia vestidos de mulher e as mulheres vestidas de homem – o que atrai muitos turistas do Pará e do Brasil inteiro. “A movimentação para curtir o carnaval no interior do Estado é intensa, e Vigia faz parte desse grupo de destinos escolhidos pela infraestrutura da festa, o que também chama atenção são as atrações nacionais, além das regionais, é o carnaval para aqueles que querem folia, não descanso”, completa o assessor jurídico do sindicato.

Segundo Fernando Soares, Salinas e Marudá são destinos bastante visitados por famílias que preferem aproveitar para colocar as pernas para o ar e curtir com as crianças. “Em regra, sempre tem quem vai para descansar e quem vai para a folia. Pessoal que quer uns dias de descanso tendem a procurar por hospedagem em Marudá. A galera mais jovem que gosta de agito, prefere Salinas por conta dos blocos, shows e por aí vai”.

Já o carnaval de Cametá é um dos mais animados do Pará. A folia começa nas águas do rio Tocantins de onde surge um barco trazendo os integrantes do bloco “A Bicharada”, todos trajando fantasias de animais amazônicos, chamando atenção para a devastação da floresta e, logo após, continua pelas ruas da cidade com o encontro dos grupos de Samba de Cacete e de Siriá, além dos “Fofós” e “Cabeçudos” que animam os foliões vindos de todos os lugares do Brasil.

E este ano, o Carnaval terá grandes atrações, os cantores mais estourados da atualidade estarão nas ruas de Cametá, a partir do dia 17 de fevereiro. A programação extensa seguirá até o dia 22.

Carnaval de Cametá promete este ano | Divulgação

Nomes como Nattan, Vitor Fernandes, Zé Felipe, Luan Santana, Tarcísio do Acordeon, Eric Land, Babado Novo, Manu Bahtidão e outras atrações já estão confirmadas.

O evento será gratuito e acontecerá na praça da Cultura em um mega circuito carnavalesco.

Fonte: Agência Pará – Dol

Sair da versão mobile