Destaque
MINERADORA PROMOVEU EVENTO “LIGGA PORTAS ABERTAS” EM CURIONÓPOLIS

Com o intuito de fortalecer a escuta ativa das necessidades da comunidade de Curionópolis e estreitar os laços com seus moradores, a mineradora LIGGA realizou, na última segunda-feira (25/11), o evento “LIGGA Portas Abertas”. A iniciativa ocorreu na sede da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira e contou com o apoio do Vereador Alexandre Santos.
O evento teve ampla participação popular, com presença de estudantes, professores, lideranças comunitárias, Vereadores, do Presidente da Câmara Municipal de Curionópolis Ver. Magno Santos; do Sec. Mun. de Administração Rogério Serrelli, da Sec. Mun. de Educação Gerlane Santos e do Secretário de Meio Ambiente de Curionópolis Fabrício Gomes Tuñas, do Coordenador Municipal do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC e SINE Fábio Lima e do representante da Associação Comercial e Agroindustrial de Curionópolis Daniel Soares.

O evento contou com ampla participação popular, incluído autoridades municipais, estudantes, professores e empresários da região de Curionópolis.
O projeto Ferro Sul, conduzido pela mineradora LIGGA, visa a extração e o beneficiamento de minério de ferro nos municípios de Parauapebas e Curionópolis (PA). Atualmente, encontra-se em processo de licenciamento ambiental junto à SEMAS.
Com investimentos da ordem de R$518 milhões e uma produção de 8 milhões de toneladas por ano de minério de ferro de alto teor, do tipo sínter feed e granulado; trata-se de um projeto importante para a região e com relevantes impactos sociais, trazendo benefícios e reflexos positivos em toda a região ao ser implantado futuramente, incluindo a cidade de Curionópolis.
O Gerente Geral da Ligga Cássio Noronha e a responsável pela área social da mineradora Lívia Cândice fizeram a apresentação do projeto e responderam às perguntas da comunidade. Dúvidas sobre geração de empregos, capacitação de mão de obra e projetos sociais a serem desenvolvidos em Curionópolis foram os temas demandados e respondidos. Também estava presente o Gerente de Relações Institucionais da Ligga Jairo Leal, que articulou o evento.

Cássio Noronha, Gerente Geral da Ligga – Projeto Ferro, que explicou o projeto em detalhes, suas fases e como vai contemplar a população de Curionópolis com geração de empregos diretos e indiretos, além de contrapartidas sociais.
Cássio Noronha mostrou os detalhes do Projeto Ferro Sul que terá toda a produção feita à umidade natural, através de um processo mais simples e sem o consumo de água ou utilização de barragens para rejeitos. Ele ressaltou que as Lavras ocorrerão concomitantemente em 4 Alvos – Alvo Serra do Retiro; Alvo Ponkan; Alvo Raposa e Alvo Cangalha – de modo a fazer a blendagem (mistura) entre as qualidades de cada um, para a obtenção do produto final dentro da qualidade de mercado. E lembrou que não há nenhuma operação em áreas de comunidades tradicionais ou de assentamentos rurais nesse projeto.
Cássio afirmou que haverá projetos de capacitação de mão obra voltados para moradores das cidades de Parauapebas e Curionópolis, assim como geração de empregos e oportunidades para ambos os municípios em proporções equilibradas.
“Esse programa Ligga Portas Abertas é muito importante para aproximar a empresa da comunidade, é uma oportunidade para fazer uma escuta ativa sobre as necessidades e os anseios das comunidades. Foi o que fizemos aqui em Curionópolis, um momento importante e que vai subsidiar o planejamento dos nossos futuros projetos na região, trazendo benefícios concretos para todos. A empresa Ligga valoriza as comunidades e vai priorizar Curionópolis e seus moradores em sua fase de expansão com o projeto Ferro Sul “ declarou Cássio Noronha.

Coordenadora da área social da mineradora Lívia Cândice.
Ao expor os programas sociais que a empresa já desenvolve e outros como Ligga Capacita, RevElla e Ligga Comunidade que serão implantados futuramente, a coordenadora social Lívia Cândice destacou o projeto de fomento ao esporte amador (futsal feminino) que a mineradora já promove com sucesso, há quase dois anos em Curionópolis, que é o programa Ligga Campeã, e que oferece aulas de futsal feminino para 50 meninas da região gratuitamente, no contraturno escolar.
Jairo Leal, Gerente de Relações Institucionais da Ligga assegura que “Eventos como o LIGGA Portas Abertas são fundamentais para fortalecer a parceria entre a empresa e o Município de Curionópolis, promovendo maior integração e aproximação”.
O Vereador de Curionópolis Alexandre Santos, defende a futura geração de empregos para os cidadãos de Curionópolis e ficou satisfeito com esse evento e a parceria com a mineradora Ligga:
“Foi um momento muito importante termos a presença da Ligga aqui na cidade, primeiro porque as pessoas da nossa comunidade puderam aprender mais sobre a empresa, seus projetos atuais e futuros na região. A gente vê com muito bons olhos o futuro de investimentos da empresa, entendemos que isso vai poder colaborar com o desenvolvimento local. Assim, avalio o evento Ligga Portas Abertas em Curionópolis como muito produtivo e rico, no qual a comunidade também pôde expressas suas necessidades e ansiedades, tirar dúvidas e toda a equipe Ligga foi muito receptiva. Desejo que a gente mantenha esse canal de diálogo aberto com a Ligga e que tenhamos no futuro mais momentos assim” resumiu o Vereador.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Curionópolis Fabrício Gomes Tuñas também aponta os benefícios dessa parceria com a Ligga:
“Eu tive o privilégio de estar na inauguração da Planta Experimental da Ligga em 2022 no município de Parauapebas. E desde aquele momento já observamos que a empresa tem a envergadura para uma prática sustentável. E hoje, testemunhar esses compromissos formados aqui com a comunidade de Curionópolis só reforça a boa impressão que já tínhamos da Ligga. Hoje foi um momento muito importante para a empresa escutar os anseios da sociedade civil, com solicitações de estudantes e da classe política, para que a Ligga possa contribuir de forma direta para diminuir as carências que temos no município, na forma de parcerias e gerando novas oportunidades para a nossa população” completou o Secretário de Meio Ambiente de Curionópolis.
SOBRE A MINERADORA LIGGA
A Ligga, empresa com capital 100% nacional, gerando diversos de empregos durante os anos de implantação e operação; e já se destacando como um importante indutor de desenvolvimento no Pará. A empresa está estabelecida desde 2013 em Parauapebas e ao longo de todos estes anos investiu fortemente em estudos de geologia, sondagem para caracterização do minério, engenharia e construção de uma Planta Experimental, que opera desde o ano de junho de 2022.
A empresa tem como slogan uma frase que traduz sua atuação visionária: Atuantes no Presente. Conectados no Futuro. E sempre buscando gerar valor para a sociedade e para a região.

Destaque
Movimento Parauapebas Cidade Universitária é lançado para fortalecer ensino superior e nova matriz econômica

O Movimento Parauapebas Cidade Universitária foi oficialmente lançado com o objetivo de fortalecer e expandir o ensino superior no município, consolidando uma nova matriz econômica para além da mineração. A iniciativa surge em meio à luta pela criação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará e a defesa para que sua sede seja estabelecida em Parauapebas. O evento de lançamento ocorreu na última sexta-feira (28), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Parauapebas.
O vereador Alex Ohana, um dos idealizadores da iniciativa, ressaltou a importância do movimento. “Há muito tempo se fala sobre transformar Parauapebas em uma cidade universitária, consolidando o ensino superior como uma nova matriz econômica. Existem diversas iniciativas nesse sentido, mas era necessário uni-las em um só propósito. Assim nasce o Movimento Parauapebas Cidade Universitária, que tem como carro-chefe a luta pela criação da futura universidade estadual com sede em nosso município”, explicou.

Vereador Alex Ohana – PDT
A iniciativa recebeu apoio imediato de diversas autoridades locais. Ohana agradeceu à diretora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Parauapebas, professora Tatiane Bahia, por levar a demanda ao seu gabinete. O vereador também destacou o suporte do deputado estadual Ivanaldo Braz, do presidente da Câmara, Anderson Moratório, e dos demais membros da Comissão de Educação, que se uniram ao movimento.

Vereador Anderson Moratório, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas
O presidente da Câmara Municipal, Anderson Moratório, reforçou o compromisso do legislativo com a iniciativa. “Nosso objetivo é fazer tudo o que estiver ao alcance da Câmara para que esse movimento se torne realidade e traga um futuro promissor para a educação superior de Parauapebas”, afirmou.
Já o deputado Ivanaldo Braz destacou a importância da mobilização para garantir que Parauapebas não perca a oportunidade de sediar a nova universidade, lembrando a perda da reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que foi destinada a Marabá.

Deputado estadual Ivanaldo Braz – PDT
O evento contou com a presença de representantes do movimento estudantil, vereadores como Erica Ribeiro, Léo Márcio, Sargento Nogueira e Graciele Brito, além de representantes do Poder Executivo Municipal, da UEPA, do Instituto Federal do Pará (IFPA), da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), da mineradora Vale e de outras empresas locais. Também participaram diversas instituições da sociedade civil organizada, reforçando a força coletiva do movimento.
O presidente da OAB Parauapebas, Guilherme Melo, também esteve presente e destacou a relevância histórica do movimento. “Esta é uma iniciativa que certamente trará grandes resultados para Parauapebas. O movimento pode contar com o apoio da OAB para fortalecer essa causa”, declarou.
Com um forte respaldo político, acadêmico e empresarial, o Movimento Parauapebas Cidade Universitária se estabelece como um marco para o futuro do município, alavancando o ensino superior e impulsionando um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social.
Durante o evento também foi assinada uma carta, que será entregue ao governador do Pará, Helder Barbalho, com 18 argumentos técnicos que provam que Parauapebas é o município da região sul e sudeste do Pará mais apropriado para sediar a reitoria da futura universidade.
Texto: Comunicação do Movimento Parauapebas Cidade Universitária
Destaque
Lula confirma viagem ao território Xingu na próxima sexta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará à Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso, nesta sexta-feira (4). Na ocasião, o presidente visitará a Aldeia Piaraçu, para se encontrar com o Cacique Raoni Metuktire, uma das mais reconhecidas lideranças indígenas do Brasil no exterior, bem como outros chefes locais.
O convite para a visita ao território foi feito no mês passado, quando o presidente recebeu lideranças da região no Palácio da Alvorada. Entre os pontos que devem ser abordados durante a viagem de Lula ao Xingu, estão segurança alimentar, mudanças climáticas e fortalecimento das culturas. Lula retornou no último domingo (30) de uma viagem de uma semana para o Japão e o Vietnã.
O Parque Nacional Indígena do Xingu ocupa uma área de mais de 2,6 milhões de hectares, em uma zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia, onde vivem mais de 5,5 mil indígenas de diferentes etnias e territórios: Yawalapiti, Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kĩsêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai e Yudja.
Destaque
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 45 milhões

As seis dezenas do concurso 2.847 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 45 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023