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Ponte liberada – Presidente do STJ contraria TJPA e libera Vale para construir ponte em Marabá

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O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, suspendeu a decisão judicial que impedia a imissão da Vale S/A na posse de um terreno no São Félix, em Marabá, em processo de desapropriação para a construção da segunda ponte rodoferroviária sobre o Rio Tocantins.

“Está caracterizada a grave lesão à ordem pública na sua acepção administrativa, em decorrência dos entraves à execução normal e eficiente da política pública desenhada e estrategicamente escolhida pelo gestor público”, declarou o ministro, que também apontou o risco de prejuízos econômicos em decorrência do atraso da obra.

Para ele, foi indevida a interferência do Poder Judiciário estadual ao suspender a imissão na posse da área, que pertence à empresa I. M. Chaves – Comércio. “A solução jurídico-administrativa desenhada foi construída por meio de debate fático-jurídico em âmbito administrativo, não se podendo descurar da expertise da administração pública na área viária e de sua análise técnica com relação às consequências fáticas para a prestação eficiente do serviço público para a comunidade”, declarou

Martins observou que pessoas públicas de direito privado prestadoras de serviço público – como a Vale, concessionária da ferrovia – têm legitimidade para pedir ao STJ a suspensão de decisões judiciais que representem risco para a ordem, a saúde, a segurança ou a economia pública.

Discussão sobre o valor da área em desapropriação
A ação de desapropriação foi ajuizada com base em declaração de utilidade pública e no Decreto-Lei 3.365/1941, sendo concedida a liminar de imissão provisória na posse pelo juízo cível de Marabá. Após recurso dos proprietários, o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) suspendeu a imissão na posse, determinando a realização de perícia judicial para avaliação do terreno.
No pedido de suspensão dessa decisão dirigido ao STJ, a Vale argumentou que a prévia avaliação do bem não é condição para a imissão na posse, pois o valor ofertado inicialmente pode ser complementado em momento posterior, se necessário.

Ainda segundo a empresa, a obra é de utilidade pública e essencial para o escoamento de minérios na região. Além disso, mencionou investimentos superiores a R$ 4 bilhões no aumento da capacidade da Estrada de Ferro Carajás e afirmou que a liminar pode atrasar em um ano a conclusão do projeto, gerando prejuízos significativos.

Valor será apurado após a instrução probatória
O ministro Humberto Martins lembrou que o Poder Judiciário não pode desconsiderar a presunção de legitimidade dos atos do Executivo em situações como a analisada, pois, quando atua dessa forma, acaba interferindo na execução de políticas públicas – como é o caso da expansão da estrada de ferro em Marabá.

“O depósito prévio efetuado não inviabiliza a imissão provisória na posse, porquanto não tem o objetivo de cobrir, em definitivo e de forma absoluta, o valor referente à indenização devida, o qual será devidamente apurado após a instrução probatória necessária, conforme precedente do Superior Tribunal de Justiça”, disse o ministro.

De acordo com Martins, “estão demonstradas a urgência e a necessidade da imissão na posse pleiteada para a continuidade da execução de obra ferroviária, de utilidade pública reconhecida, estando presente a autorização do poder público à concessionária para a efetivação da referida imissão”.

O presidente do STJ destacou que a Lei 13.655/2018, ao alterar a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, impôs aos julgadores a necessidade de considerar as consequências jurídicas e administrativas de suas decisões, vedando a fundamentação baseada apenas em valores jurídicos abstratos.

(Fonte: STJ)

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Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim

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A semana começou com uma boa nova para os moradores dos municípios de Ipixuna do Pará e Paragominas, no nordeste e sudeste paraense, respectivamente. Eles agora podem desfrutar da travessia liberada sobre a nova ponte construída sobre o Alto Rio Capim. A obra, entregue oficialmente no último sábado, 25, pela administração do Governo do Estado, tem 592 metros de extensão e é um divisor de águas na infraestrutura regional, melhorando não apenas o trânsito local, mas também a economia de toda a região.

O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.

“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Antes da construção da ponte, a travessia por balsa era a única alternativa para cruzar o rio, gerando longas filas e atrasos que prejudicavam tanto a vida pessoal quanto os negócios locais. Geu Barbosa da Silva, um dos motoristas que fazia constantemente a travessia, relatou as dificuldades enfrentadas no antigo sistema. “Devido ao cumprimento de horário feito pela empresa e à intensidade do número de transportes, o atraso nas viagens era uma consequência negativa muito grande para nós motoristas”, contou Geu, radiante com a finalização da obra, que ele descreveu como um “sonho realizado” após décadas de espera.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Leilson Ribeiro de Nazaré também compartilhou sua satisfação com a nova ponte. “Antigamente, eu gastava R$ 16 só para atravessar a balsa, e isso sem contar o tempo perdido. Hoje, essa obra maravilhosa do nosso governo ajudou bastante, não só a gente, mas as empresas que dependem do transporte rápido e eficaz”, afirmou Leilson, destacando a beleza e a qualidade da estrutura recém-inaugurada. O operador de máquina comentou ainda sobre a grandeza da ponte, “é muito melhor do que passar pela balsa”.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a nova ponte em operação, o fluxo rodoviário na região vai ganhar agilidade, beneficiando setores vitais como mineração, reflorestamento, agricultura e pecuária. Edivan da Silva de Sousa, um motorista de caminhão pesado, expressou sua satisfação ao relatar a experiência de atravessar a ponte: “Agora é rapidola, só cheguei ali, subi e desci do outro lado. Melhorou 100%. A estrutura é ótima”, disse Edivan, ressaltando o impacto positivo da ponte para quem trabalha com transporte de carga.

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará – Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Esse novo impulso na mobilidade regional é resultado de um projeto elaborado com zelo técnico, utilizando o método de Balanço Sucessivo, que permite grandes vãos e garante estabilidade à estrutura. Os pilares da ponte foram instalados estrategicamente nas margens do rio, assegurando a preservação da navegação, aspecto crucial da região, onde o transporte fluvial é igualmente relevante.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.

Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará

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Obras da PA-160 entram em reta final e serão entregues à população de Carajás

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Fotos: Divulgação

As obras de pavimentação da PA-160, também conhecida como Transcarajás, estão em sua reta final e logo serão entregues à população da região de Carajás, no sudeste do Pará. A estrada, que conecta Canaã dos Carajás e Parauapebas à BR-155 e interconecta a região de Carajás à região sul do Estado, é uma via essencial para o desenvolvimento da região e está prestes a transformar a realidade local.

A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), tem promovido intervenções de grande porte, como terraplanagem, implantação de base e sub-base, redes de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. Esses serviços vão garantir melhorias significativas na mobilidade, acessibilidade e segurança, facilitando o transporte de mercadorias e o deslocamento da população local.

Com a conclusão, a pavimentação de mais de 26 km da estrada trará mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para a Região de Integração de Carajás. Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a entrega da obra é um marco importante para a região.

“A conclusão dessas obras é um passo decisivo para melhorar a infraestrutura de transportes no sudeste do estado. A Transcarajás vai garantir mais integração, mobilidade e acesso à população, além de fortalecer a economia regional, impulsionando o escoamento da produção local. Estamos confiantes de que essa entrega trará grandes benefícios para todos os municípios da região de Carajás”, destacou Adler Silveira.

A entrega da obra da PA-160 promete transformar o corredor logístico e fortalecer a economia da região, conectando municípios e criando um ambiente propício para o crescimento sustentável. A conclusão está prevista para os próximos meses e a população local já pode começar a sentir os impactos positivos desta importante infraestrutura.

Reportagem: Paulo Garcia – Secom

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Parauapebas e Canaã dos Carajás unem forças por saneamento mais eficiente

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Em uma iniciativa que marca um importante passo rumo ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de vida da população, os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás firmaram, nesta segunda-feira (13), uma parceria estratégica para a melhoria dos serviços de saneamento básico.

A parceria permitirá a troca de insumos para o tratamento da água e o compartilhamento de conhecimentos técnicos entre os serviços de água e esgoto das duas cidades.

A assinatura do termo de cooperação ocorreu em uma reunião que contou com a presença de Ernestino Borges, chefe de gabinete do Saaep; Herlon Soares, secretário de Urbanismo de Parauapebas; e João Nunes, diretor do Saae de Canaã dos Carajás.

Com essa iniciativa, Parauapebas e Canaã dos Carajás demonstram seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população. A união de esforços é mais um passo para garantir o acesso à água potável e ao tratamento adequado de esgoto, fatores importantes para garantir saúde e qualidade de vida aos munícipes.

Reportagem e foto: Comunicação Saaep – Ascom/PMP-2025

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