Ligue-se a nós

Cidades

Mais 17 quilômetros de asfalto na estrada que liga Palmares II e Vila Três Voltas

Publicado

no

Prefeitura de Parauapebas assina segunda ordem de serviço para continuidade das obras, iniciadas pela Segov em junho deste ano e que já vêm pavimentando 12 quilômetros de importante via para a comunidade rural, como parte do PMI. Serão 30 quilômetros de asfalto, com serviços de drenagem.

Quem trafega pela estrada que liga Palmares II à Vila de Três Voltas já se depara com asfalto na região e ainda com muitas máquinas abrindo espaço para a continuidade das obras. Um trabalho que começou em junho deste ano pela Secretaria Especial de Governo (Segov), para inicialmente asfaltar 12 quilômetros de estrada, como parte do Programa Municipal de Investimentos (PMI). E vem mais por aí.

No sábado, 13, uma nova ordem de serviço (OS) foi assinada pelo prefeito Darci Lermen, para a pavimentação de mais 17 quilômetros da estrada, totalizando 30 quilômetros de asfalto, com execução de drenagem e terraplenagem, para os moradores e produtores rurais daquela região, localizado no Contestado, na divisa com Marabá.

“Isso vai mudar muito a nossa realidade, vai trazer o desenvolvimento, o escoamento da produção com mais qualidade por ter uma estrada de qualidade também. Isso é muito importante pra nós”, comemorou o presidente da Associação de Moradores da Vila de Três Voltas, Francisco de Assis. “Ter hoje a assinatura dessa obra aqui, isso pra nós é gratificante demais”, reforçou ele.

 

A solenidade de assinatura da OS foi em Três Voltas, com as presenças do titular da Segov, Wesley Costa; dos secretários municipais de Obras (Semob), Luiz Castilho, e de Educação (Semed), José Leal; dos vereadores Zacarias Marques e Leandro do Chiquito; e de representantes da comunidade.

A pavimentação de toda a estrada está prevista para ser concluída até abril de 2023. “São quase 30 quilômetros de asfalto pra ligar a Palmares II até a Vila Três Voltas. E a gente vai fazer muito mais pela zona rural. A gente tem um compromisso de mais de 150 quilômetros de asfalto na zona rural. Compromisso feito nesse governo é compromisso cumprido. Está aí a prova”, enfatizou Wesley Costa.

Na solenidade de assinatura da OS, Darci Lermen anunciou mais duas boas notícias aos moradores do Contestado: a pavimentação da estrada que liga Três Voltas à Vila Brasil, que já está licitada, e a construção de uma escola de ensino fundamental na região, dentro do programa “Escola por Toda Parte”.

Toda essa atenção dada à zona rural, apontou o prefeito, nada mais é que a valorização do homem e da mulher do campo por sua importância para o crescimento do município. “Esse grande desafio, as projeções para arrumar todas estradas, todas já estão feitas. Agora, é organizar o começo da construção de algumas escolas. Uma delas é aqui na Três Voltas, que para nós é muito importante. Estou muito feliz por isso porque esses programas geram dignidade e geram riqueza pro nosso município”, disse Darci Lermen.

Continuar Lendo
Publicidade

Cidades

Pontes dos rios Itacaiúnas e Parauapebas são interditadas para reparos

Publicado

no

Fotos: Irisvelton Silva e acervo Ascom

Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do município nessa terça-feira, 28, a Prefeitura de Parauapebas interditou a ponte do rio Itacaiúnas, na região do Contestado pertencente a Marabá, e a do rio Parauapebas, próximo ao balneário City Park.

A medida é resultado de um laudo técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

“Nesta ponte do rio Parauapebas, a gente vai fazer uma reforma, trocando todos os pranchões onde os carros trafegam, reforçar todo o guarda-corpo e tentar fazer um reforço no tabuleiro. A do rio Itacaiúnas é uma ponte mista de concreto armado com aço”, explica o engenheiro civil da Semob, Manoel André Fulco.

Por se tratar de uma ponte que atende Parauapebas e Marabá, a reparação da ponte do Itacaiúnas é compartilhada entre os dois municípios.

Segundo Fulco, que elaborou o laudo técnico que recomenda a interdição, na época de sua construção a ponte foi feita para um tipo de peso de tráfego de caminhões. Atualmente, os caminhões estão mais pesados, inclusive em se tratando de caminhões bitrem.

Foto: acervo Ascom

“É muito caminhão que passa com peso e sobrepeso. Então, ela é um caso mais sério; a ponte do Itacaiúnas foi afetada, não só o tabuleiro, mas também seus pilares. Ocorreu, nas cabeceiras, a flambagem dos pilares. Então é uma ponte que está na iminência de cair”, informa o engenheiro.

Já a ponte do rio Parauapebas, nas proximidades do balneário City Park, o secretário municipal de Obras, Roginaldo Rocha, diz que após a manutenção, os veículos de maior porte de carga não utilizarão mais a ponte, sendo permitidos somente veículos leves, motos e os pedestres que transitam pelo local.

Quanto aos moradores das comunidades Águas Frias e Santa Luzia, próximas ao City Park, o secretário informa que podem transitar pela estrada alternativa.

 

“Nas últimas três semanas, andamos preparando a vicinal que dá acesso ao aterro sanitário, que, inclusive, já foi concluída desde a semana passada e está em total condição de trafegabilidade para as pessoas e veículos de qualquer porte”, comenta o titular da Semob.

Reportagem: Sara Dias – Ascom/PMP 2025

Continuar Lendo

Cidades

Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim

Publicado

no

A semana começou com uma boa nova para os moradores dos municípios de Ipixuna do Pará e Paragominas, no nordeste e sudeste paraense, respectivamente. Eles agora podem desfrutar da travessia liberada sobre a nova ponte construída sobre o Alto Rio Capim. A obra, entregue oficialmente no último sábado, 25, pela administração do Governo do Estado, tem 592 metros de extensão e é um divisor de águas na infraestrutura regional, melhorando não apenas o trânsito local, mas também a economia de toda a região.

O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.

“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Antes da construção da ponte, a travessia por balsa era a única alternativa para cruzar o rio, gerando longas filas e atrasos que prejudicavam tanto a vida pessoal quanto os negócios locais. Geu Barbosa da Silva, um dos motoristas que fazia constantemente a travessia, relatou as dificuldades enfrentadas no antigo sistema. “Devido ao cumprimento de horário feito pela empresa e à intensidade do número de transportes, o atraso nas viagens era uma consequência negativa muito grande para nós motoristas”, contou Geu, radiante com a finalização da obra, que ele descreveu como um “sonho realizado” após décadas de espera.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Leilson Ribeiro de Nazaré também compartilhou sua satisfação com a nova ponte. “Antigamente, eu gastava R$ 16 só para atravessar a balsa, e isso sem contar o tempo perdido. Hoje, essa obra maravilhosa do nosso governo ajudou bastante, não só a gente, mas as empresas que dependem do transporte rápido e eficaz”, afirmou Leilson, destacando a beleza e a qualidade da estrutura recém-inaugurada. O operador de máquina comentou ainda sobre a grandeza da ponte, “é muito melhor do que passar pela balsa”.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a nova ponte em operação, o fluxo rodoviário na região vai ganhar agilidade, beneficiando setores vitais como mineração, reflorestamento, agricultura e pecuária. Edivan da Silva de Sousa, um motorista de caminhão pesado, expressou sua satisfação ao relatar a experiência de atravessar a ponte: “Agora é rapidola, só cheguei ali, subi e desci do outro lado. Melhorou 100%. A estrutura é ótima”, disse Edivan, ressaltando o impacto positivo da ponte para quem trabalha com transporte de carga.

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará – Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Esse novo impulso na mobilidade regional é resultado de um projeto elaborado com zelo técnico, utilizando o método de Balanço Sucessivo, que permite grandes vãos e garante estabilidade à estrutura. Os pilares da ponte foram instalados estrategicamente nas margens do rio, assegurando a preservação da navegação, aspecto crucial da região, onde o transporte fluvial é igualmente relevante.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.

Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará

Continuar Lendo

Cidades

Obras da PA-160 entram em reta final e serão entregues à população de Carajás

Publicado

no

Fotos: Divulgação

As obras de pavimentação da PA-160, também conhecida como Transcarajás, estão em sua reta final e logo serão entregues à população da região de Carajás, no sudeste do Pará. A estrada, que conecta Canaã dos Carajás e Parauapebas à BR-155 e interconecta a região de Carajás à região sul do Estado, é uma via essencial para o desenvolvimento da região e está prestes a transformar a realidade local.

A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), tem promovido intervenções de grande porte, como terraplanagem, implantação de base e sub-base, redes de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. Esses serviços vão garantir melhorias significativas na mobilidade, acessibilidade e segurança, facilitando o transporte de mercadorias e o deslocamento da população local.

Com a conclusão, a pavimentação de mais de 26 km da estrada trará mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para a Região de Integração de Carajás. Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a entrega da obra é um marco importante para a região.

“A conclusão dessas obras é um passo decisivo para melhorar a infraestrutura de transportes no sudeste do estado. A Transcarajás vai garantir mais integração, mobilidade e acesso à população, além de fortalecer a economia regional, impulsionando o escoamento da produção local. Estamos confiantes de que essa entrega trará grandes benefícios para todos os municípios da região de Carajás”, destacou Adler Silveira.

A entrega da obra da PA-160 promete transformar o corredor logístico e fortalecer a economia da região, conectando municípios e criando um ambiente propício para o crescimento sustentável. A conclusão está prevista para os próximos meses e a população local já pode começar a sentir os impactos positivos desta importante infraestrutura.

Reportagem: Paulo Garcia – Secom

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas