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Prefeitura inicia construção de nova ponte situada entre Tropical e Vale do Sol

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A obra faz parte da primeira etapa do Projeto Igarapé Lajeado e está prevista para ser concluída em quatro meses. “Vamos construir uma nova estrutura de ponte, com 18 metros de largura por 22 metros de comprimento”, informa Cairo Prudente, engenheiro civil do Prosap, para explicar que o objetivo da nova estrutura é acabar com as inundações corriqueiras no período do chuvoso.

A nova estrutura terá três metros a mais de altura. “Será feito um sistema de macrodrenagem dentro do canal, para, assim, darmos uma maior segurança para os moradores do Tropical e Vale do Sol”, adianta o engenheiro.

Em decorrência da obra, o trânsito da av. Dubai está sendo desviado para as avenidas Castanheira e Jatobá. Além das novas dimensões, a nova ponte será transformada em mão dupla, passando dos atuais 18 para 22 metros de comprimento e de 10 para 18 metros de largura.

Sinalização

Durante o prazo de execução da obra, todo o perímetro do seu entorno ficará devidamente sinalizado com placas informativas e New Jersey, que é aquela barreira de segurança usada para separar fluxos de tráfego ou delimitar zonas em obras.

Assim, é importante que a população se atente e respeite todas as sinalizações, redobrando os cuidados para que acidentes sejam evitados no local.

A sinalização está sendo feita em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), e os agentes darão apoio para a organização do trânsito durante todo o período de obras.

Além das novas dimensões, a ponte entre o Tropical e Vale do Sol também vai contar com sistema de iluminação com lâmpadas de led, espaço para pedestres e ciclistas e, ainda, sinalização adequada.

Passarela

Para manter o acesso de pedestres entre um bairro e outro, uma passarela foi construída até a conclusão da nova estrutura. “Aqui ao lado construímos uma passarela de uso exclusivo para os pedestres, com o intuito de facilitar a trafegabilidade das pessoas. Também vamos acertar a passagem da rua em relação à largura existente para ganharmos um fluxo maior de veículos”, explica Cairo Prudente.

Social

Assim como nas demais obras realizadas pelo Prosap, a equipe social também está fazendo um trabalho informativo e preventivo junto à comunidade do local.

“Estamos imensamente felizes com a receptividade de todos os moradores dos bairros Vale do Sol, Ypê, Ipiranga e Tropical. Essa ponte antiga causava grandes transtornos no período chuvoso e, hoje, a gente tem um indicativo de, num futuro muito próximo, termos uma nova ponte que beneficiará a todos”, diz Moacir Patrício, relações comunitárias do Prosap.

Texto: Nara Moura/Prosap – Fotos: Orion Lima

 

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Pontes dos rios Itacaiúnas e Parauapebas são interditadas para reparos

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Fotos: Irisvelton Silva e acervo Ascom

Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do município nessa terça-feira, 28, a Prefeitura de Parauapebas interditou a ponte do rio Itacaiúnas, na região do Contestado pertencente a Marabá, e a do rio Parauapebas, próximo ao balneário City Park.

A medida é resultado de um laudo técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

“Nesta ponte do rio Parauapebas, a gente vai fazer uma reforma, trocando todos os pranchões onde os carros trafegam, reforçar todo o guarda-corpo e tentar fazer um reforço no tabuleiro. A do rio Itacaiúnas é uma ponte mista de concreto armado com aço”, explica o engenheiro civil da Semob, Manoel André Fulco.

Por se tratar de uma ponte que atende Parauapebas e Marabá, a reparação da ponte do Itacaiúnas é compartilhada entre os dois municípios.

Segundo Fulco, que elaborou o laudo técnico que recomenda a interdição, na época de sua construção a ponte foi feita para um tipo de peso de tráfego de caminhões. Atualmente, os caminhões estão mais pesados, inclusive em se tratando de caminhões bitrem.

Foto: acervo Ascom

“É muito caminhão que passa com peso e sobrepeso. Então, ela é um caso mais sério; a ponte do Itacaiúnas foi afetada, não só o tabuleiro, mas também seus pilares. Ocorreu, nas cabeceiras, a flambagem dos pilares. Então é uma ponte que está na iminência de cair”, informa o engenheiro.

Já a ponte do rio Parauapebas, nas proximidades do balneário City Park, o secretário municipal de Obras, Roginaldo Rocha, diz que após a manutenção, os veículos de maior porte de carga não utilizarão mais a ponte, sendo permitidos somente veículos leves, motos e os pedestres que transitam pelo local.

Quanto aos moradores das comunidades Águas Frias e Santa Luzia, próximas ao City Park, o secretário informa que podem transitar pela estrada alternativa.

 

“Nas últimas três semanas, andamos preparando a vicinal que dá acesso ao aterro sanitário, que, inclusive, já foi concluída desde a semana passada e está em total condição de trafegabilidade para as pessoas e veículos de qualquer porte”, comenta o titular da Semob.

Reportagem: Sara Dias – Ascom/PMP 2025

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Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim

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A semana começou com uma boa nova para os moradores dos municípios de Ipixuna do Pará e Paragominas, no nordeste e sudeste paraense, respectivamente. Eles agora podem desfrutar da travessia liberada sobre a nova ponte construída sobre o Alto Rio Capim. A obra, entregue oficialmente no último sábado, 25, pela administração do Governo do Estado, tem 592 metros de extensão e é um divisor de águas na infraestrutura regional, melhorando não apenas o trânsito local, mas também a economia de toda a região.

O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.

“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Antes da construção da ponte, a travessia por balsa era a única alternativa para cruzar o rio, gerando longas filas e atrasos que prejudicavam tanto a vida pessoal quanto os negócios locais. Geu Barbosa da Silva, um dos motoristas que fazia constantemente a travessia, relatou as dificuldades enfrentadas no antigo sistema. “Devido ao cumprimento de horário feito pela empresa e à intensidade do número de transportes, o atraso nas viagens era uma consequência negativa muito grande para nós motoristas”, contou Geu, radiante com a finalização da obra, que ele descreveu como um “sonho realizado” após décadas de espera.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Leilson Ribeiro de Nazaré também compartilhou sua satisfação com a nova ponte. “Antigamente, eu gastava R$ 16 só para atravessar a balsa, e isso sem contar o tempo perdido. Hoje, essa obra maravilhosa do nosso governo ajudou bastante, não só a gente, mas as empresas que dependem do transporte rápido e eficaz”, afirmou Leilson, destacando a beleza e a qualidade da estrutura recém-inaugurada. O operador de máquina comentou ainda sobre a grandeza da ponte, “é muito melhor do que passar pela balsa”.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a nova ponte em operação, o fluxo rodoviário na região vai ganhar agilidade, beneficiando setores vitais como mineração, reflorestamento, agricultura e pecuária. Edivan da Silva de Sousa, um motorista de caminhão pesado, expressou sua satisfação ao relatar a experiência de atravessar a ponte: “Agora é rapidola, só cheguei ali, subi e desci do outro lado. Melhorou 100%. A estrutura é ótima”, disse Edivan, ressaltando o impacto positivo da ponte para quem trabalha com transporte de carga.

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará – Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Esse novo impulso na mobilidade regional é resultado de um projeto elaborado com zelo técnico, utilizando o método de Balanço Sucessivo, que permite grandes vãos e garante estabilidade à estrutura. Os pilares da ponte foram instalados estrategicamente nas margens do rio, assegurando a preservação da navegação, aspecto crucial da região, onde o transporte fluvial é igualmente relevante.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.

Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará

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Obras da PA-160 entram em reta final e serão entregues à população de Carajás

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Fotos: Divulgação

As obras de pavimentação da PA-160, também conhecida como Transcarajás, estão em sua reta final e logo serão entregues à população da região de Carajás, no sudeste do Pará. A estrada, que conecta Canaã dos Carajás e Parauapebas à BR-155 e interconecta a região de Carajás à região sul do Estado, é uma via essencial para o desenvolvimento da região e está prestes a transformar a realidade local.

A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), tem promovido intervenções de grande porte, como terraplanagem, implantação de base e sub-base, redes de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. Esses serviços vão garantir melhorias significativas na mobilidade, acessibilidade e segurança, facilitando o transporte de mercadorias e o deslocamento da população local.

Com a conclusão, a pavimentação de mais de 26 km da estrada trará mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para a Região de Integração de Carajás. Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a entrega da obra é um marco importante para a região.

“A conclusão dessas obras é um passo decisivo para melhorar a infraestrutura de transportes no sudeste do estado. A Transcarajás vai garantir mais integração, mobilidade e acesso à população, além de fortalecer a economia regional, impulsionando o escoamento da produção local. Estamos confiantes de que essa entrega trará grandes benefícios para todos os municípios da região de Carajás”, destacou Adler Silveira.

A entrega da obra da PA-160 promete transformar o corredor logístico e fortalecer a economia da região, conectando municípios e criando um ambiente propício para o crescimento sustentável. A conclusão está prevista para os próximos meses e a população local já pode começar a sentir os impactos positivos desta importante infraestrutura.

Reportagem: Paulo Garcia – Secom

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