Ligue-se a nós

Esportes

Entorse: a lesão que fez o craque chorar

Publicado

no

Conheça a lesão sofrida por Neymar que o tirou dos campos durante a Copa do Mundo 2022

 

Marcelo de Oliveira – fisioterapeuta do Hapvida NotreDame Intermédica

Uma estreia do Brasil na Copa do Mundo bem diferente do que a maioria dos brasileiros e amantes do futebol esperava. Apesar da vitória de 2X0 sobre o time da Sérvia na estreia e da classificação para a próxima fase do torneio na última semana, a primeira fase da Seleção Brasileira na Copa do Mundo teve como um dos destaques a imagem de Neymar Jr. chorando de dor no banco de reservas.

O atacante sofreu uma lesão no tornozelo direito após uma dividida com o lateral sérvio Milenkovic. Essa lesão, conhecida como entorse, afastou o ícone dos próximos duelos pela taça. Nesta sexta-feira (02), a seleção canarinho deve entrar em campo mais uma vez sem um dos seus maiores craques.  “O jogador sofreu uma lesão traumática no tornozelo direito que causou grande estresse no ligamento lateral”, explica Marcelo de Oliveira, fisioterapeuta do Hapvida NotreDame Intermédica.

O que é entorse?

O médico explica que a lesão com o craque da seleção brasileira não foi simples. “A entorse consiste em lesão dos ligamentos presentes nas articulações. A articulação vira de forma brusca, excedendo a amplitude de movimento da articulação, podendo causar estiramento, rompimento do ligamento ou até mesmo fratura na região”, relata.

O período de recuperação depende do tipo de lesão, mas pode variar de quatro a seis semanas, diz Marcelo. “Se acompanhado de fratura pode demorar um pouquinho mais”, afirma. O tratamento consiste em controle do edema e do processo inflamatório; enfaixamento para conter o edema e estabilizar a articulação; e controle do quadro de dor.

De acordo com o fisioterapeuta, em casos como esse, é necessário fazer uma avaliação diária sobre a evolução do paciente, ainda mais se tratando de um atleta de alto rendimento no meio de uma competição internacional, em que se tem pouco tempo para reabilitação.

No caso de atletas de final de semana, os cuidados devem ser redobrados, sem economizar no aquecimento, alongamento e preparação do corpo antes do esporte, para evitar contusões. “A chave de ouro é sempre manter um bom fortalecimento muscular, fazer treinamento para melhorar a flexibilidade e usar equipamentos esportivos adequados”, enumera.

Destaque

Jardim América é campeão Municipal Feminino da 2ª divisão

Publicado

no

A decisão foi realizada no Complexo Esportivo do bairro Rio Verde - Fotos: Luan Gabriel

A bola rolou na tarde desse domingo (2) para a grande final do Campeonato Municipal Feminino da 2ª divisão. Entraram em campo para decidir o título da competição, os times do Jardim América e Nacional, no gramado do Complexo Esportivo do bairro Rio Verde, que passou por reparos para receber o jogo. O Jardim América levou a melhor e derrotou o adversário pelo placar de 3 a 0.

Mostrando mais entrosamento dentro das quatro linhas, o Jardim América precisou só do primeiro tempo para decretar o placar final da decisão. Com dois gols de Ilana e um tento assinalado por Juliana, as meninas soltaram o grito de “é campeão” e receberam troféu e medalhas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que deu apoio a competição ao lado do Instituto Mulheres de Atitude.

“É um carinho recíproco que nós temos pelo futebol feminino. Uma vez que a gente vem trazendo essa bandeira. Pedir para as atletas que vocês mesmo possam ir em busca da conquista do espaço e como fazer isso? É importante a unificação no modo geral. Eu vou estar na Secretaria de Esporte disposta a ajudar vocês, mas para isso vocês também precisam querer”, afirmou Célia Rocha, secretária de Esporte e Lazer que pretende fortalecer o futebol feminino dentro do município.

No final, foram premiadas as melhores do campeonato. Além do campeão e vice, a atacante Ilana recebeu o troféu de artilheira com 10 gols marcados ao longo da competição. A goleira menos vazada foi Gilciane Sousa, do Nacional, e a grande destaque da final foi Arlete Silva, do Jardim América, time campeão. As duas equipes que decidiram o campeonato conquistaram o acesso para a 1ª divisão.

A competição contou com a participação de oito times divididos em duas chaves de quatro: Jardim América, Nacional Esporte Clube, Spartan Esporte Clube, Independente Esporte Clube, Jardim Tropical Esporte Clube, Ribeiro Esporte Clube, Real Palmares I Futebol Clube e Fúria Esporte Clube. Os dois melhores avançaram para a fase semifinal até chegarem na grande decisão. Todos os jogos foram realizados no Complexo Esportivo.

Reportagem: Fábio Relvas – Ascom / PMP 2025

Continuar Lendo

Destaque

Municípios se oferecem para sediar jogos do Águia de Marabá

Publicado

no

O Estádio Municipal Antônio Dias, também conhecido como Navegantão - Fotos João Filho

No cenário esportivo paraense, a busca por alternativas diante de desafios estruturais tem sido uma constante para os clubes locais. Recentemente, o Águia de Marabá enfrentou a impossibilidade de disputar partidas da Copa do Brasil em seu estádio, o Zinho de Oliveira, devido a restrições impostas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em resposta, o presidente do clube, Sebastião Ferreira Neto, conhecido como Ferreirinha, demonstrou otimismo ao revelar que pelo menos quatro prefeitos de municípios paraenses manifestaram interesse em acolher o time em seus municípios durante a competição nacional.

NAVEGANTÃO

Estádio Municipal Antônio Dias, também conhecido como Navegantão, é um estádio municipal de futebol localizado na cidade de Tucuruí, no Pará. Possui capacidade para 8200 pessoas. O Independente Atlético Clube manda os seu jogos no local desde 2009. Tucuruí fica a 250 quilometros da sede do município de Marabá, cerca de 5 horas de viagem.

“O prefeito mais próximo, que é Tucuruí, colocou o estádio Navegantão à disposição do Águia tanto para a Copa do Brasil quanto para qualquer eventualidade que seja necessária”, afirmou Ferreirinha.

Além de Tucuruí, os prefeitos de Augusto Corrêa, Ipixuna do Pará e Cametá também ofereceram suporte ao clube marabaense. “Isso nos deixou já com o astral alto, de que o Águia não está abandonado, não está sozinho; o Águia é uma força e nós temos vários parceiros para nos ajudar”, acrescentou o presidente.

A interdição do estádio Zinho de Oliveira para jogos da Copa do Brasil deve-se às exigências da CBF quanto à capacidade mínima e infraestrutura dos estádios participantes. Diante disso, a solidariedade dos gestores municipais mencionados surge como uma alternativa viável para que o Águia de Marabá possa cumprir seus compromissos na competição nacional.

A decisão final sobre o local das partidas ainda está em análise pela diretoria do clube, que avaliará as condições oferecidas por cada município para garantir o melhor desempenho possível na Copa do Brasil.

Com informações do Dol

Continuar Lendo

Destaque

20 anos da tradicional Corrida de São Sebastião com recorde de inscritos

Publicado

no

Fotos: Irisvelton Silva/Fabio Dub

A Corrida de São Sebastião já é tradição em Parauapebas e atrai corredores locais e de vários municípios, inclusive de outros estados. Tamanho é o sucesso do evento que, nesse ano, em sua 20ª edição, teve recorde de inscritos e de tempo de inscrições abertas.

“Para a Corrida de São Sebastião desse ano, nós tivemos a preocupação de buscar a melhor forma possível para realizarmos – em termos de premiação, o percurso, que a gente mudou e o material que a gente está usando. Inscrevemos 1200 atletas e em 14 minutos esgotaram todas as inscrições. Então, a gente considera um saldo super positivo, essa 20ª Corrida de São Sebastião aqui em Parauapebas”, comemora Célia Rocha, gestora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Os corredores largaram às 6h30 da frente da Paróquia de São de Sebastião, no bairro Cidade Nova, para disputarem em um percurso de 6,5 km.

Com 20 minutos e 37 segundos de prova, Jonatam Lima Silva, do município de Itupiranga, levou o primeiro lugar na categoria Visitante masculino. Já na categoria Local masculino, quem subiu ao pódio do primeiro lugar foi Renato Feliz da Silva, da equipe Vida Longa.

Entre as mulheres, as ganhadoras foram: Marinalva Ribeiro da Silva – categoria Visitante, e Luzileide Assis dos Santos – Local.

Além dessas, a corrida contemplou, ainda, as categorias: Faixas Etárias feminino e masculino, PcD cadeirante masculino, PcD Visual masculino e feminino, e Melhores Equipes.

Edilson da Silva venceu na categoria PcD Cadeirante e já pensa na próxima edição. “A corrida que todo ano a gente corre e hoje eu tenho o privilégio de tirar em 1º lugar mais uma vez. Todo ano eu participo e quero participar mais. A próxima que tiver, eu tô dentro”, comenta, animado.

A Corrida de São Sebastião é realizada pela prefeitura, por meio da Semel, em parceria com a Paróquia São Sebastião. “Foi um sucesso. Quero parabenizar a toda a prefeitura, juntamente com a secretaria municipal de Esporte e a paróquia, por esse sucesso que a gente teve nessa 20ª edição da corrida de São Sebastião”, comenta José Melo, missionário e integrante da equipe organizadora.

O prefeito Aurélio Goiano, que correu como inscrito, anunciou novidades para a 21ª edição da São Sebastião. “A gente pegou o município bem destruído, vocês sabem como é que está a situação da nossa cidade, do nosso município. Mas se Deus quiser, o ano que vem a estrutura será maior, nós teremos uma premiação maior do que essa. Já prometi R$ 50 mil em premiação e a gente tem de chegar pelo menos a 2500 inscritos. Tem 1200, mas a galera queria muito, foram 14 minutos só, na hora do registro nas inscrições, e o ano que vem a gente tem de dobrar isso”, afirma o gestor municipal.

A solenidade de entrega de medalhas foi prestigiada por servidores públicos, populares, secretários municipais e vereadores.

A 20ª Corrida de São Sebastião contou com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar e o 23º Grupamento Bombeiro Militar – Parauapebas.

Reportagem: Sara Dias – Ascom/PMP 2025

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas