Cidades
Carnaval deste ano anima setor hoteleiro em cidades do Pará
O Carnaval 2023 está chegando e, para quem quer curtir os dias de folia, ainda dá tempo de ser organizar e aproveitar a festa nos municípios do interior do Pará. Este ano o setor de hospedagem e alimentação do Estado está animado com a previsão de aumento do fluxo de foliões para alavancar a economia.
“Esse período ainda está tranquilo, mas quanto mais chega próximo do carnaval, mais aumenta a procura por hospedagem. A expectativa esse ano é alta em comparação aos últimos anos, depois da pandemia, as pessoas querem muito viver!”, revela Fernando Soares, assessor Jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHBRS-PA).
O carnaval no Pará destaca-se pela sua diversidade e originalidade. Por exemplo, no município de Curuçá, nordeste do Estado, um dentre os carnavais mais tradicionais, reúne foliões vestidos com abadá ecológico, o que torna a cidade um dos destinos mais procurados pelos turistas, reunindo atrações regionais, onde basta cobrir o corpo com lama do mangue para aproveitar a festa. “Curuçá é um destino muito procurado por conta da infraestrutura do carnaval também, e as pessoas gostam disso. É um carnaval muito tradicional, próximo aos dias de festa as pessoas já começam a sondar para aproveitar a diversão na cidade”, explica Fernando Soares.
Assim como Curuçá, o município de Vigia também está no radar das pessoas que querem agito e curtem suas peculiaridades, os blocos das virgienses e cabrasurdos – quando os homens saem às ruas estreitas de Vigia vestidos de mulher e as mulheres vestidas de homem – o que atrai muitos turistas do Pará e do Brasil inteiro. “A movimentação para curtir o carnaval no interior do Estado é intensa, e Vigia faz parte desse grupo de destinos escolhidos pela infraestrutura da festa, o que também chama atenção são as atrações nacionais, além das regionais, é o carnaval para aqueles que querem folia, não descanso”, completa o assessor jurídico do sindicato.
Segundo Fernando Soares, Salinas e Marudá são destinos bastante visitados por famílias que preferem aproveitar para colocar as pernas para o ar e curtir com as crianças. “Em regra, sempre tem quem vai para descansar e quem vai para a folia. Pessoal que quer uns dias de descanso tendem a procurar por hospedagem em Marudá. A galera mais jovem que gosta de agito, prefere Salinas por conta dos blocos, shows e por aí vai”.
Já o carnaval de Cametá é um dos mais animados do Pará. A folia começa nas águas do rio Tocantins de onde surge um barco trazendo os integrantes do bloco “A Bicharada”, todos trajando fantasias de animais amazônicos, chamando atenção para a devastação da floresta e, logo após, continua pelas ruas da cidade com o encontro dos grupos de Samba de Cacete e de Siriá, além dos “Fofós” e “Cabeçudos” que animam os foliões vindos de todos os lugares do Brasil.
E este ano, o Carnaval terá grandes atrações, os cantores mais estourados da atualidade estarão nas ruas de Cametá, a partir do dia 17 de fevereiro. A programação extensa seguirá até o dia 22.
Nomes como Nattan, Vitor Fernandes, Zé Felipe, Luan Santana, Tarcísio do Acordeon, Eric Land, Babado Novo, Manu Bahtidão e outras atrações já estão confirmadas.
O evento será gratuito e acontecerá na praça da Cultura em um mega circuito carnavalesco.
Fonte: Agência Pará – Dol
Cidades
Pontes dos rios Itacaiúnas e Parauapebas são interditadas para reparos
Cidades
Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim
O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.
“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.
Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.
Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará
Cidades
Obras da PA-160 entram em reta final e serão entregues à população de Carajás
As obras de pavimentação da PA-160, também conhecida como Transcarajás, estão em sua reta final e logo serão entregues à população da região de Carajás, no sudeste do Pará. A estrada, que conecta Canaã dos Carajás e Parauapebas à BR-155 e interconecta a região de Carajás à região sul do Estado, é uma via essencial para o desenvolvimento da região e está prestes a transformar a realidade local.
A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), tem promovido intervenções de grande porte, como terraplanagem, implantação de base e sub-base, redes de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. Esses serviços vão garantir melhorias significativas na mobilidade, acessibilidade e segurança, facilitando o transporte de mercadorias e o deslocamento da população local.
Com a conclusão, a pavimentação de mais de 26 km da estrada trará mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para a Região de Integração de Carajás. Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a entrega da obra é um marco importante para a região.
“A conclusão dessas obras é um passo decisivo para melhorar a infraestrutura de transportes no sudeste do estado. A Transcarajás vai garantir mais integração, mobilidade e acesso à população, além de fortalecer a economia regional, impulsionando o escoamento da produção local. Estamos confiantes de que essa entrega trará grandes benefícios para todos os municípios da região de Carajás”, destacou Adler Silveira.
A entrega da obra da PA-160 promete transformar o corredor logístico e fortalecer a economia da região, conectando municípios e criando um ambiente propício para o crescimento sustentável. A conclusão está prevista para os próximos meses e a população local já pode começar a sentir os impactos positivos desta importante infraestrutura.
Reportagem: Paulo Garcia – Secom
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023