Geral
Saúde da mulher: quando ir ao ginecologista pela primeira vez?
Segundo dados das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), cerca de 20% das mulheres brasileiras acima dos 16 anos não vão ao ginecologista com regularidade. De acordo com a pesquisa, dentre as principais razões estão: considerar-se saudável (31%), mesmo sem ter passado por qualquer avaliação, e não achar importante ou necessário (22%). Esse levantamento evidencia que há a total falta de informação por parte do público feminino, que desconhece a importância de manter uma rotina de consultas ginecológicas, mesmo sem motivo aparente, levando a mulher a procurar o profissional somente em casos de gravidez, doenças ou incômodos em geral.
Além desses fatores, há um grande tabu que também impede a ida precoce ao ginecologista. “O grande receio é a vergonha. A menina não sabe o que falar durante a consulta, até mesmo por falta de orientação dos pais, muitas vezes ainda não conhece o próprio corpo, tem medo de ser examinada. Mas é algo que precisa ser conversado desde cedo no berço da família. Até porque essa menina vai receber informações inadequadas de fora, seja na escola com suas colegas de turma, ou em qualquer outro lugar. Então, é muito importante essa quebra de tabus durante essa transição da infância para a adolescência”, explica a ginecologista do Hapvida NotreDame Intermédica, Yara Caldato.
O médico ginecológico é o profissional que vai acompanhar a mulher durante toda a sua vida, desde a primeira menstruação à menopausa. Yara comenta que a primeira consulta com o ginecologista precisa acontecer antes mesmo da primeira menstruação. “Essa ida ao especialista deve ser em torno dos 10 ou 12 anos da menina, onde será criado um vínculo com a paciente e onde vai ser explicado todas as mudanças que vão ocorrer, tanto a nível físico quanto emocional. Dúvidas vão ser esclarecidas, principalmente, sobre ciclo menstrual, que tipo de absorvente usar, métodos contraceptivos e etc, levando-a a entender que tudo isso se trata de um cuidado com ela mesma”.
A especialista informa que essa primeira consulta com o ginecologista funciona como um acolhimento dessa paciente. “Muitas vezes, não é necessário realizar o exame físico, exceto é claro, em decorrência de alguma queixa como corrimento, dor, ou outro sintoma, até porque a paciente precisa criar esse vínculo com o profissional, ser bem acolhida. Essa consulta vai esclarecer o que é e o que não é normal no corpo e o que pode ser feito para melhorar, assim como na prevenção de futuras doenças”.
Ainda segundo a médica, a ida ao ginecologista deve acontecer pelo menos uma vez ao ano. “É quando serão feitos os exames de rastreio nessa paciente, como exames de câncer de colo de útero, de câncer de mama, ou qualquer outra patologia que venha apresentar. Se caso essa paciente estiver em tratamento de alterações de ciclo menstrual ou reposição hormonal, as idas tendem a ser mais frequentes. Vale ressaltar, também, que um dos exames mais comuns utilizados durante essa rotina ginecológica é o do preventivo, mais conhecido como papanicolau, muito utilizado na prevenção do câncer de colo uterino. A recomendação é que toda paciente que tenha uma vida sexual ativa, a partir dos 24 anos, deve fazer esse exame, recomenda.
A gerente de RH, Sharon Menezes, conta que acompanhou sua filha mais velha durante a sua primeira consulta ao ginecologista. “Na época ela tinha por volta dos 17 anos. Lembro que perguntei se ela queria que eu ficasse na sala para que ela pudesse ficar mais à vontade para conversar com a médica e ela disse que não tinha problema e a consulta ocorreu tranquilamente”.
Sharon relata que procura conversar com suas duas filhas para que os tabus envolvendo a saúde da mulher e consultas ginecológicas sejam quebrados, mas confessa que apesar disso ainda é difícil. “Eu procuro passar algumas informações pra elas, tento conversar e ela também me procuram pra falar certas coisas, mas vejo que ainda há uma resistência muito grande, uma falta de liberdade pra falar sobre determinados assuntos”.
Destaque
Saaep avança com obras no complexo VS-10
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) segue com o projeto de ampliação do abastecimento de água no município. Com foco na melhoria dos serviços oferecidos à população, a autarquia iniciou mais uma obra no complexo VS-10, dessa vez no bairro Parque das Nações.
A obra, que prevê a instalação de 700 metros de rede de distribuição de água, irá interligar o abastecimento do bairro ao sistema principal da VS-10. Essa intervenção irá beneficiar diretamente mais de mil famílias, promovendo maior comodidade no fornecimento de água para os moradores da região.
Hugo Sena, chefe de expansão de rede, explica que essa intervenção é um passo importante para a melhoria do sistema local. “A interligação do reservatório de Caetanópolis ao do Parque das Nações garantirá que a água chegue diretamente às residências da região, sem a necessidade de intermediários como poços artesianos ou carros-pipa”, disse Sena.
O diretor-executivo do Saaep, Erikson Nunes, também destacou a importância dessa obra para o complexo. “Estamos trabalhando incansavelmente para trazer água para a VS-10, começamos no Jardim América e agora estamos aqui, no Parque das Nações. Com a conclusão dessa interligação, além de promovermos um abastecimento regular, vamos eliminar a dependência dos poços artesianos e carros-pipa, que são soluções temporárias e, muitas vezes, insuficientes para atender a demanda”, explicou o diretor.
O Saaep segue avançando com essas duas importantes frentes de trabalho no complexo VS-10, nos bairros Jardim América e Parque das Nações. A meta da autarquia é expandir esse projeto a longo prazo, abrangendo todos os bairros da região, garantindo assim um abastecimento de água mais eficiente e de qualidade para todos.
Reportagem e fotos: Ascom/PMP – 2025
Destaque
Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quarta-feira (29) a realização de um novo concurso da Polícia Federal que vai preencher 2 mil novas vagas, ampliando o número de integrantes da corporação de 13 mil para 15 mil policiais. Segundo ele, isso repõe o efetivo histórico da PF. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que autorizou a seleção pública.
“Mais 2 mil policiais federais que serão distribuídos por todo o Brasil, muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental”, afirmou Lewandowski, detalhando que o presidente autorizou a chamada de mil profissionais em 2025 e mil em 2026. Ele estava acompanhado pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Segundo ela, a portaria interministerial com a autorização para o concurso, incluindo o número exato de vagas e cargos, será publicada em até duas semanas.
As vagas serão distribuídas entre todos os cinco cargos da PF: delegado, escrivão, papilocopista, agente e perito.
“O presidente deu uma grande prioridade para esse concurso. E a gente está anunciando logo agora, antes de outros [concurso] que vamos anunciar ao longo do ano, para que eles ingressem o mais rápido possível. Tem todo um processo longo e a entrada efetiva deve ocorrer no final desse ano ou só no ano que vem”, informou a ministra.
Ainda segundo Esther Dweck, os cálculos do governo estão em linha com a economia de R$ 1 bilhão em concursos públicos anunciada pela pasta da ministra no final do ano passado, e que consta na Lei Orçamentária Anual, e não será afetada por essa nova seleção.
Reportagem: Pedro Rafael Vilela – Agência Brasil
Destaque
Saiba as próximas etapas do CNU após divulgação de resultados no dia 4
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta quarta-feira (29) instruções aos candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), a partir da publicação dos primeiros resultados do processo seletivo, prevista para a próxima terça-feira (4).
De acordo com MGI, nesta data, sairão múltiplos resultados. O primeiro é o resultado final dos aprovados no bloco temático 8, com cargos de nível intermediário. Também será divulgada a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 ao 7 e a primeira lista de convocação para os cargos com cursos de formação.
A lista inicial de convocados considerará as opções de cargo indicadas no momento da inscrição.
Instruções
Após a divulgação das notas finais e da classificação, nos dias 4 e 5 de fevereiro, os candidatos para cargos que exigem cursos de formação devem acessar a página oficial do CPNU e verificar a convocação na área do candidato, com login e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O Ministério da Gestão alerta que é obrigatória a confirmação de presença no curso de formação e não serão cobradas taxas de matrícula.
“A participação no curso de formação só estará assegurada após o candidato responder sim à convocação e, posteriormente, efetivar sua matrícula junto às instituições que promoverão os cursos de formação”, alerta o comunicado do MGI.
Caso a resposta seja negativa, o candidato será automaticamente eliminado da vaga para a qual foi convocado. Mas o candidato continuará concorrendo às outras vagas com maior preferência indicada no ato da inscrição. O mesmo valerá para a segunda convocação, em 11 de fevereiro, e para a terceira convocação, em 18 de fevereiro.
Cursos de formação
A etapa dos cursos de formação é classificatória e eliminatória do concurso público e tem o objetivo de capacitar os aprovados para os desafios da administração pública.
Os nove cargos que exigem cursos de formação são os de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); analista de Comércio Exterior (ACE); analista em Tecnologia da Informação (ATI); analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS); analista de Infraestrutura (AIE); especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANEEL); especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANTAQ); auditor-fiscal do Trabalho (AFT); e especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).
Os cursos de formação serão realizados em Brasília, com exceção do cargo de especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS), que será no Rio de Janeiro.
Cronograma
As retificações dos editais dos oito blocos temáticos do chamado Enem dos Concursos, publicadas no Diário Oficial da União, em 15 de janeiro, atualizaram o calendário do CNU da seguinte forma:
31 de janeiro: prazo final para acerto cadastral;
4 de fevereiro de 2025:
· divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos e dos recursos da veracidade de situação declarada;
· divulgação das notas finais para todos os candidatos em cada cargo em que estiverem inscritos e da primeira lista de classificação para todos os cargos;
· divulgação da primeira convocação para os cursos de formação
4 e 5 de fevereiro: prazo para confirmação de participação em curso de formação;
11 de fevereiro de 2025: divulgação da segunda lista de classificação para todos os cargos e segunda convocação para cursos de formação;
11 e 12 de fevereiro: prazo para confirmação de participação em curso de formação;
18 de fevereiro: divulgação da terceira lista de classificação para todos os cargos e da terceira convocação para cursos de formação;
18 e 19 de fevereiro: prazo para confirmação de participação em curso de formação;
28 de fevereiro: divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos e convocação para matrícula nos cursos de formação.
Concurso
Dos mais de 2,14 milhões de inscritos no concurso unificado, cerca de 1 milhão fizeram as provas em 18 de agosto passado.
Os candidatos concorrem a 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.
O certame terá, também, um cadastro de reserva, para mais de 13 mil candidatos classificados, com a possibilidade de novas convocações, inclusive para vagas temporárias que surgirem.
Os salários básicos iniciais variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, conforme o cargo.
Reportagem: Daniella Almeida – Agência Brasil
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023