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Projeto Jornada Sociocultural 50 + 50 Ministro do desenvolvimento agrário, Luís Paulo Teixeira

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Na manhã desta sexta-feira, 24 de março, no Carajás – Centro de Convenções, o Projeto Jornada Sociocultural 50 + 50 da Transamazônica e BR-163 realizou mais um Seminário do Futuro, desta vez em Marabá. Estiveram presentes no evento deputado estadual Dirceu Ten Caten; deputado federal, Airton Faleiro; Ministro do desenvolvimento agrário, Luís Paulo Teixeira; deputado federal Keniston Braga; senador Beto Faro; ex-deputado Zé Geraldo; deputada federal Dilvanda Faro; Bispo Dom Vital Corbellini

Estiveram presentes várias autoridades municipais, estaduais, representantes dos movimentos sociais e povos originários.

Junior Vaz Kanaí estava presente no evento, representando o movimento da cultura do município de Canaã   dos Carajás “agradeço a oportunidade de estar representando a região Araguaia/Tocantins, e que sempre possam contar com a nossa cultura, possam contar com os nossos artistas, porque precisamos de reconhecimento, valorização do que fazemos de cultura nesta região”. Disse ele no uso da tribuna

Junior Vaz Kanaí, presidente da ACL estava presente no evento, representando o movimento da cultura do município de Canaã   dos carajás

Na ocasião, o representante do governador Helder, o secretário regional de governo sul e sudeste João Chamon Neto se pronunciou sobre o evento, cumprimentou a mesa e citou a importância do projeto. “Trata-se de um momento importante de discussão de pautas sociais, agrárias, ambientais, econômicas e culturais das regiões Transamazônica e BR 163. Momento este que coincide com a escolha de Belém para sediar a COP 30, em 2025, a qual decidirá questões ambientais e climáticas.” disse Chamon neto

Secretário regional de governo sul e sudeste João Chamon Neto se pronunciou sobre o evento

Avelino Ganzer, Coordenador Geral do Projeto 50 + 50 em usou a palavra onde cita a importância de estabelecer conexões com o governo federal “Esse debate de hoje é muito importante nos remete para ambas questões. Uma delas é tentar negociar com o governo federal e levar as propostas.” Disse

Avelino Ganzer, Coordenador Geral do Projeto 50 + 50 falou da importância de estabelecer conexões com o governo federal

Em sua fala o deputado estadual Dirceu Ten Caten agradeceu a presença do ministro Paulo Teixeira e disse: “Vejo com muito otimismo a construção desses próximos 50 anos, acredito tanto o governo quantos as entidades estão mais maduros para a consolidação de um projeto de desenvolvimento sustentável. A presença do governo federal aqui no estado é muito importante, para que a gente possa retomar as políticas públicas”. Disse Dirceu em seu discurso, e finalizou deixando o seu mandato a disposição.

Deputado estadual Dirceu Ten Caten disse:  Acredito tanto o governo quantos as entidades estão mais maduros para a consolidação de um projeto de desenvolvimento sustentável

Deputado federal Keniston Braga pontuou que o seminário 50 + 50 é importante para debater as demandas do estado e dos municípios próximos a transamazônica. “Avelino está de parabéns, pois é um momento que conseguimos nos reunir todas as nossas dificuldades e debater essas questões. Eu acho que no ponto de vista político a configuração do nosso estado é maravilhosa no âmbito federal, então é extremamente favorável ao desenvolvimento, talvez nunca vista na história do nosso estado” disse ele

É importante para debater as demandas do estado e dos municípios próximos a transamazônica disse Keniston Braga

Airton Faleiro deputado federal, comentou como sobre dialogar com movimentos sociais e de estar juntos para um futuro próspero. “Podemos dialogar com movimentos sociais, com a FADESP, com o INCRA, com o governo estadual e federal. Estamos todos juntos na construção de um futuro possível para as populações dos campos, das águas e das florestas.”

Deputado federal Airton Faleiro

O senador Beto Faro prestou apoio aos super intendentes nomeados no dia 23/03, do estado do Pará e disse sobre a importância da vinda do ministro ao município, o quão importante ela é neste debate. “Eu queria dizer ao ministro e também aos superintendentes que contem com a nossa bancada aqui no estado do Pará. Dizer que essa abertura de diálogo é muito importante, obrigado por sua presença.” Citou

Senador Beto Faro, falou da vinda do ministro ao município, o quão importante ela é no debate

O Seminário do Futuro trouxe uma discussão a respeito do futuro da região e de como a população pode melhorar em seu cuidado com a natureza, com a memória e com a preservação da cultura local. Tudo isso por meio da compreensão das narrativas humanas, sociais e ecológicas.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira, destacou a importância de conciliar a agrofloresta e a agroindústria, de novo a promover um desenvolvimento sustentável com valorização da agricultura familiar. “Nós queremos fazer um grande programa de assistência técnica e extensão rural, nós queremos treinar novamente os nossos extensionistas para que ele ajude o agricultor a produzir. Eu acho que nós temos que colocar nesse lugar outro projeto de desenvolvimento   e eu vou tentar trabalhar aqui um pouco mais sobre esse projeto. Se agregar valor aos produtos você pode ter uma economia muito rica, traga a floresta associada a indústria”. Disse ele

Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira.

 

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Pontes dos rios Itacaiúnas e Parauapebas são interditadas para reparos

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Fotos: Irisvelton Silva e acervo Ascom

Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do município nessa terça-feira, 28, a Prefeitura de Parauapebas interditou a ponte do rio Itacaiúnas, na região do Contestado pertencente a Marabá, e a do rio Parauapebas, próximo ao balneário City Park.

A medida é resultado de um laudo técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

“Nesta ponte do rio Parauapebas, a gente vai fazer uma reforma, trocando todos os pranchões onde os carros trafegam, reforçar todo o guarda-corpo e tentar fazer um reforço no tabuleiro. A do rio Itacaiúnas é uma ponte mista de concreto armado com aço”, explica o engenheiro civil da Semob, Manoel André Fulco.

Por se tratar de uma ponte que atende Parauapebas e Marabá, a reparação da ponte do Itacaiúnas é compartilhada entre os dois municípios.

Segundo Fulco, que elaborou o laudo técnico que recomenda a interdição, na época de sua construção a ponte foi feita para um tipo de peso de tráfego de caminhões. Atualmente, os caminhões estão mais pesados, inclusive em se tratando de caminhões bitrem.

Foto: acervo Ascom

“É muito caminhão que passa com peso e sobrepeso. Então, ela é um caso mais sério; a ponte do Itacaiúnas foi afetada, não só o tabuleiro, mas também seus pilares. Ocorreu, nas cabeceiras, a flambagem dos pilares. Então é uma ponte que está na iminência de cair”, informa o engenheiro.

Já a ponte do rio Parauapebas, nas proximidades do balneário City Park, o secretário municipal de Obras, Roginaldo Rocha, diz que após a manutenção, os veículos de maior porte de carga não utilizarão mais a ponte, sendo permitidos somente veículos leves, motos e os pedestres que transitam pelo local.

Quanto aos moradores das comunidades Águas Frias e Santa Luzia, próximas ao City Park, o secretário informa que podem transitar pela estrada alternativa.

 

“Nas últimas três semanas, andamos preparando a vicinal que dá acesso ao aterro sanitário, que, inclusive, já foi concluída desde a semana passada e está em total condição de trafegabilidade para as pessoas e veículos de qualquer porte”, comenta o titular da Semob.

Reportagem: Sara Dias – Ascom/PMP 2025

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Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim

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A semana começou com uma boa nova para os moradores dos municípios de Ipixuna do Pará e Paragominas, no nordeste e sudeste paraense, respectivamente. Eles agora podem desfrutar da travessia liberada sobre a nova ponte construída sobre o Alto Rio Capim. A obra, entregue oficialmente no último sábado, 25, pela administração do Governo do Estado, tem 592 metros de extensão e é um divisor de águas na infraestrutura regional, melhorando não apenas o trânsito local, mas também a economia de toda a região.

O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.

“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Antes da construção da ponte, a travessia por balsa era a única alternativa para cruzar o rio, gerando longas filas e atrasos que prejudicavam tanto a vida pessoal quanto os negócios locais. Geu Barbosa da Silva, um dos motoristas que fazia constantemente a travessia, relatou as dificuldades enfrentadas no antigo sistema. “Devido ao cumprimento de horário feito pela empresa e à intensidade do número de transportes, o atraso nas viagens era uma consequência negativa muito grande para nós motoristas”, contou Geu, radiante com a finalização da obra, que ele descreveu como um “sonho realizado” após décadas de espera.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Leilson Ribeiro de Nazaré também compartilhou sua satisfação com a nova ponte. “Antigamente, eu gastava R$ 16 só para atravessar a balsa, e isso sem contar o tempo perdido. Hoje, essa obra maravilhosa do nosso governo ajudou bastante, não só a gente, mas as empresas que dependem do transporte rápido e eficaz”, afirmou Leilson, destacando a beleza e a qualidade da estrutura recém-inaugurada. O operador de máquina comentou ainda sobre a grandeza da ponte, “é muito melhor do que passar pela balsa”.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a nova ponte em operação, o fluxo rodoviário na região vai ganhar agilidade, beneficiando setores vitais como mineração, reflorestamento, agricultura e pecuária. Edivan da Silva de Sousa, um motorista de caminhão pesado, expressou sua satisfação ao relatar a experiência de atravessar a ponte: “Agora é rapidola, só cheguei ali, subi e desci do outro lado. Melhorou 100%. A estrutura é ótima”, disse Edivan, ressaltando o impacto positivo da ponte para quem trabalha com transporte de carga.

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará – Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Esse novo impulso na mobilidade regional é resultado de um projeto elaborado com zelo técnico, utilizando o método de Balanço Sucessivo, que permite grandes vãos e garante estabilidade à estrutura. Os pilares da ponte foram instalados estrategicamente nas margens do rio, assegurando a preservação da navegação, aspecto crucial da região, onde o transporte fluvial é igualmente relevante.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.

Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará

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Obras da PA-160 entram em reta final e serão entregues à população de Carajás

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Fotos: Divulgação

As obras de pavimentação da PA-160, também conhecida como Transcarajás, estão em sua reta final e logo serão entregues à população da região de Carajás, no sudeste do Pará. A estrada, que conecta Canaã dos Carajás e Parauapebas à BR-155 e interconecta a região de Carajás à região sul do Estado, é uma via essencial para o desenvolvimento da região e está prestes a transformar a realidade local.

A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), tem promovido intervenções de grande porte, como terraplanagem, implantação de base e sub-base, redes de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. Esses serviços vão garantir melhorias significativas na mobilidade, acessibilidade e segurança, facilitando o transporte de mercadorias e o deslocamento da população local.

Com a conclusão, a pavimentação de mais de 26 km da estrada trará mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para a Região de Integração de Carajás. Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a entrega da obra é um marco importante para a região.

“A conclusão dessas obras é um passo decisivo para melhorar a infraestrutura de transportes no sudeste do estado. A Transcarajás vai garantir mais integração, mobilidade e acesso à população, além de fortalecer a economia regional, impulsionando o escoamento da produção local. Estamos confiantes de que essa entrega trará grandes benefícios para todos os municípios da região de Carajás”, destacou Adler Silveira.

A entrega da obra da PA-160 promete transformar o corredor logístico e fortalecer a economia da região, conectando municípios e criando um ambiente propício para o crescimento sustentável. A conclusão está prevista para os próximos meses e a população local já pode começar a sentir os impactos positivos desta importante infraestrutura.

Reportagem: Paulo Garcia – Secom

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