Ligue-se a nós

Destaque

A batalha final – Segundo dia do Enem acontece neste domingo. Veja!

Publicado

no

Sheila Santos aproveitou para repassar os últimos conteúdos de ciências na semana anterior ao exame do Enem - Foto: Celso Rodrigues

O sonho de ingressar em uma universidade e construir o futuro profissional está mais próximo de ser realizado para os mais de 220 mil candidatos do estado do Pará inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023. Agora é tudo ou nada para os estudantes que farão, neste domingo (12), o segundo dia da maratona, quando serão aplicados os exames de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, totalizando 90 questões. Os candidatos precisam ficar atentos para os horários. Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Já a aplicação inicia às 13h30 e encerra às 18h30.

Do total de questões, 45 serão referentes às disciplinas de biologia, física e química. E as 45 questões restantes serão de matemática. Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é utilizado como critério de seleção para os que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Após passar pela primeira fase do exame, no último domingo (05), os estudantes agora buscam manter a calma para a etapa de hoje, que será decisiva. Para Sheila Santos, professora de química do Colégio Acrópole, em Belém, no geral, os alunos do terceiro ano do ensino médio estão otimistas. “Após o primeiro dia de prova, eles se mostraram muito satisfeitos, gostaram muito da prova. Essa segunda fase é mais seletista. Agora o momento é de exercitar. O nosso aluno foi preparado o ano inteiro com vários simulados, provas e exercícios”, diz.

Para a professora, nesta etapa é crucial que o candidato tenha domínio sobre o tempo dedicado para resolver cada questão. “Temos questões de nível fácil, médio e difícil. O aluno tem que saber reconhecer quais são as habilidades para medir o tempo dele, para não ficar muito tempo numa única questão. É melhor começar pela disciplina que tem mais afinidade, até mesmo para dar uma segurança maior. E deixa para o final as questões que ele teria um pouco mais de dificuldade”, orienta. “É de suma importância que o aluno organize tudo o que vai precisar, os documentos, a caneta, o cartão de inscrição. Como ele já fez a primeira prova, já sabe o local, tem que se organizar para sair com bastante antecedência e evitar esse tipo de susto, chegar atrasado e perder a prova”, recomenda a professora.

EXPECTATIVA

Augusto Pereira Rodrigues, 17, é um dos alunos do terceiro ano do Acrópole que vai encarar o segundo dia de provas do Enem, com o sonho de cursar ciência da computação. “O meu primeiro dia de prova considero que foi ‘ok’. O que talvez tenha me deixado com dificuldade foi a redação. Acredito que vou ter um desempenho melhor neste segundo dia. Tenho mais facilidade com matemática e, provavelmente, terei mais dificuldade com biologia. Tento fazer mais rápido as questões que considero mais simples e deixar as questões que considero mais complexas para fazer por último para ter mais tempo”, conta o jovem.

Já Alícia Lima, 17, também do terceiro ano, quer cursar engenharia mecânica na Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela acredita que fez uma boa redação no primeiro dia e contabilizou uma boa quantidade de acertos. “Estou um pouco nervosa para o segundo dia, porque sinto que é o mais difícil, mas estou me preparando. Tentei não me forçar muito nessa última semana antes da prova para não ir com a cabeça muito atormentada. Fui fazendo algumas atividades só para relembrar os conteúdos. Física eu acho mais difícil. Estou tentando não pensar muito nisso e pensar que é só mais uma prova que eu fiz no ano. Não é nada tão assustador”, afirma.

Alimentar-se bem no dia da prova e ler as questões com bastante atenção estão entre as medidas que a estudante Giovanna Bona, 16, do terceiro ano, acredita serem essenciais para alcançar um bom desempenho na prova. A jovem quer cursar educação física na Universidade do Estado do Pará (Uepa). “Gostei muito do primeiro dia, só senti um pouquinho de dificuldade na redação. Estou com uma expectativa boa, mais para matemática. Não tenho pressão dos meus pais para passar, então estou bem relaxada. Nessa semana procurei me distrair e estudar, fazendo principalmente questões de matemática, que é meu forte. Comer é muito importante para mim, durante a prova, e fazer com calma, ler as questões e, se sentir dificuldade, vou para a próxima”, pontua.

O curso escolhido pelo estudante Daniel Chaves, 18, é direito, que ele pretende cursar na UFPA ou Cesupa. “O primeiro dia de prova foi uma surpresa por causa do tema da redação, que eu não esperava. Mas, em geral, foi bacana. Nessa semana agora vou abdicar de alguns prazeres, como não ficar saindo e passar menos tempo no celular, para conseguir me dar bem. Estou montando algumas estratégias como começar marcando as questões mais fáceis, que são biologia física e química, porque acho que são matérias que entram mais na nossa cabeça e podem nos dar uma nota maior. E matemática vou deixar para o final”, explica.

Reportagem: Pryscila Soares – Dol

Destaque

Saaep avança com obras no complexo VS-10

Publicado

no

O Saaep iniciou fevereiro com intervenção no bairro Parque das Nações, localizado no complexo VS-10.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) segue com o projeto de ampliação do abastecimento de água no município. Com foco na melhoria dos serviços oferecidos à população, a autarquia iniciou mais uma obra no complexo VS-10, dessa vez no bairro Parque das Nações.

A obra, que prevê a instalação de 700 metros de rede de distribuição de água, irá interligar o abastecimento do bairro ao sistema principal da VS-10. Essa intervenção irá beneficiar diretamente mais de mil famílias, promovendo maior comodidade no fornecimento de água para os moradores da região.

Hugo Sena, chefe de expansão de rede, explica que essa intervenção é um passo importante para a melhoria do sistema local. “A interligação do reservatório de Caetanópolis ao do Parque das Nações garantirá que a água chegue diretamente às residências da região, sem a necessidade de intermediários como poços artesianos ou carros-pipa”, disse Sena.

O diretor-executivo do Saaep, Erikson Nunes, também destacou a importância dessa obra para o complexo. “Estamos trabalhando incansavelmente para trazer água para a VS-10, começamos no Jardim América e agora estamos aqui, no Parque das Nações. Com a conclusão dessa interligação, além de promovermos um abastecimento regular, vamos eliminar a dependência dos poços artesianos e carros-pipa, que são soluções temporárias e, muitas vezes, insuficientes para atender a demanda”, explicou o diretor.

O Saaep segue avançando com essas duas importantes frentes de trabalho no complexo VS-10, nos bairros Jardim América e Parque das Nações. A meta da autarquia é expandir esse projeto a longo prazo, abrangendo todos os bairros da região, garantindo assim um abastecimento de água mais eficiente e de qualidade para todos.

Reportagem e fotos: Ascom/PMP – 2025

Continuar Lendo

Destaque

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira

Publicado

no

Período vai até sexta-feira desta semana - Foto: Sam Balye/Unsplash

Candidatos interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 já podem efetuar sua inscrição. O prazo começa nesta terça-feira (4) e segue até a próxima sexta-feira (7).

Gratuitas e em formato exclusivo pela internet, as inscrições devem ser realizadas por meio do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o cronograma do Ministério da Educação, os resultados devem ser divulgados no próximo dia 18.

Ao todo, 67 mil vagas serão disponibilizadas, sendo 50% reservadas para o Fies Social, modalidade que atende estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

“No dia 18 de fevereiro, será divulgado o resultado da pré-seleção na chamada única, quando será necessária a complementação da inscrição, que poderá ser preenchida dos dias 19 a 21 de fevereiro. Somente depois de cumprir esses procedimentos é que a contratação do financiamento será formalizada”, informou o MEC.

Candidatos que não forem pré-selecionados, segundo a pasta, entram automaticamente na lista de espera, conforme a ordem de classificação. “Haverá novas pré-seleções da lista de espera no período de 25 de fevereiro a 9 de abril”.

Entenda

Instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ofertados por instituições de educação superior privadas que participam do programa.

A modalidade Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, se destina ao atendimento de estudantes de baixa renda. A versão, de acordo com o MEC, visa a oferecer melhores condições para a obtenção do Fies, como a reserva de 50% das vagas e a concessão de até 100% de financiamento dos encargos educacionais.

Reportagem: Paula Laboissière – Agência Brasil

Continuar Lendo

Destaque

Dia Mundial do Câncer: vacina do HPV também previne doença em homens

Publicado

no

Vírus também pode levar a tumores no pênis, ânus e mais órgãos - Foto: Phillipe Guimarães/MS

A relação entre o Papiloma Vírus Humano, ou HPV, e o câncer de colo de útero é a mais difundida, mas o vírus também pode causar outros tipos de câncer em mulheres e homens. No Dia Mundial do Câncer, lembrado nesta terça-feira (4), um levantamento inédito feito pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia mostra que mais de 6 mil pessoas morreram em decorrência de câncer do canal anal, entre 2015 e 2023, no Brasil. A maioria dos casos desse tipo de câncer é uma consequência da infecção pelo HPV.

A partir dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, a pesquisa também identificou cerca de 38 mil internações pela doença nos últimos dez anos. O câncer do canal anal ainda é raro, e representa cerca de 2% dos tumores que atingem a região do intestino grosso, reto e ânus. Mas o membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Helio Moreira, alerta que a incidência vem aumentando 4% ao ano.

De acordo com ele, há dois fatores principais para esse incremento: a diminuição do estigma a respeito do sexo anal, o que favorece a prática não somente entre homens homoafetivos, mas também entre pessoas bissexuais e heterossexuais; e o aumento da expectativa de vida das pessoas que têm HIV: “Com a melhora dos medicamentos que controlam o HIV, aumentou muito o tempo de vida desses pacientes. E mesmo tendo uma contagem de anticorpos dentro dos níveis normais, ainda assim para essa população o risco de desenvolver câncer de canal anal é maior do que para a população geral”, ele complementa.

Isso significa que a maior parte dos casos desse tipo de câncer pode ser prevenida com duas medidas simples. A primeira delas é o uso de proteção durante o ato sexual – já que essa é a principal via de transmissão do HPV. O coloproctologista Hélio Moreira destaca que isso é ainda mais importante no caso do sexo anal: “A parede da vagina é muito mais resistente a fissuras e lacerações do que a parede do canal anal. Daí o risco maior de você contrair infecções por HPV quando o sexo é anal”.

A segunda medida é a vacinação contra o HPV. Hoje o Sistema Único de Saúde oferece um imunizante quadrivalente, ou seja, que combate os quatro tipo S de vírus que mais causam doenças. Todas as meninas e meninos, entre 9 e 14 anos, devem ser vacinados, porque o imunizante tem maior efetividade se for tomado antes do início da vida sexual. Além disso, também fazem parte do público-alvo pessoas com HIV, transplantados, vítimas de violência sexual, e usuários de Profilaxia Pré-Exposição, até os 45 anos de idade.

Apesar do câncer de colo de útero ser a principal doença causada pelo HPV, a vacina também deve ser tomada pelos meninos – ou homens que se enquadrem nos grupos especiais – porque eles podem transmitir o vírus, além de ser infectados e desenvolver doenças, como o câncer de canal anal. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2022 e 2023, o número de doses aplicadas no público masculino cresceu 70%, mas desde 2014, quando a vacinação contra o HPV começou no Brasil, a proporção de meninos vacinados foi 24,2 pontos percentuais menor do que a de meninas.

Outra doença que também pode ser provocada pelo HPV é o câncer de pênis. Nos últimos dez anos, o Brasil registrou mais de 4,5 mil mortes e cerca de 22 mil internações, de acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia. Estima-se que metade dos casos seja causado por HPV, e uma das consequências mais drásticas é a amputação do pênis, realizada em cerca de 580 pessoas por ano, no Brasil.

O diretor da Escola Superior de Urologia da Sociedade Brasileira de Urologia, Roni de Carvalho Fernandes reforça que esse também é um tipo de câncer que pode ser prevenido de forma simples: “Com uma boa higiene genital e prevenindo doenças infectocontagiosas sexualmente transmissíveis. E a vacinação do HPV pode diminuir aí uma incidência de 30 a 40% dos casos”.

E é essencial que a pessoa procure atendimento médico caso identifique alguma verruga na região genital: “Às vezes o homem acaba relegando, né? Uma verruga que existe há muito tempo ali no pênis pode ter o HPV e desenvolver um tumor. E a retirada dessa verruga, o tratamento dessa pele que tá machucada, pode evitar uma doença tão grave”, explica o urologista Roni de Carvalho.

Atualmente, mais de 54% das mulheres e 41% dos homens que já iniciaram a vida sexual têm algum tipo de HPV. A maioria das infecções não manifesta sintomas, e o vírus pode ser transmitido também pelo contato com a mucosa infectada por via genital, oral ou manual, mesmo sem penetração. Por isso, os especialistas defendem que a vacinação com altas coberturas é a forma mais garantida de evitar que o vírus continue se propagando.

Reportagem: Tâmara Freire – Agência Brasil

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas