Entretenimento
A exposição com fotografias que mostram as belezas naturais da Floresta de Carajás segue no Partage Parauapebas
Realizada pelo Instituto Chico Mendes d*Exposição fotográfica Expedição Cenários do ICMbio vai até amanhã, 9e Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e integrando as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a exposição fotográfica Expedição Cenários tem como objetivo divulgar as belezas e riquezas naturais da região. O evento será aberto ao público e realizado no Partage Parauapebas nos dias 8 e 9 de junho.
A mostra contará com uma coleção de fotos capturadas por fotógrafos, tanto profissionais quanto amadores, que retrataram com suas lentes as belezas e riquezas do Parque Nacional dos Campos Ferruginos, situado dentro da Floresta Nacional de Carajás. Esta é uma oportunidade única para apreciar a diversidade e a majestade da natureza local, destacando a importância da preservação ambiental.
“É uma honra para o Partage Parauapebas contribuir para mostrar as belezas da natureza em Parauapebas para o nosso público. Como um local de grande circulação, temos a responsabilidade de promover a conscientização ambiental e valorizar as riquezas naturais que nos cercam. Esta exposição é uma forma de conectar a comunidade com a importância da preservação do meio ambiente”, destaca Hudalet Oliveira, superintendente do shopping.
Esta é a segunda edição da exposição fotográfica Expedição Cenários, e os visitantes do shopping poderão prestigiar as imagens eternizadas em fotografias no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 14h às 20h.
Partage Malls
O Grupo Partage atua na administração de Shoppings Centers e empreendimentos imobiliários. Presente em todas as cinco regiões do país com os Shoppings da Partage Malls, a companhia é responsável por 14 edifícios em 11 estados, além de administrar, pela Partage Edifícios Comerciais, prédios em alguns dos endereços mais importantes de São Paulo, como a Faria Lima e a Paulista.
Tem como missão transformar a realidade socioeconômica das cidades onde está presente, com participação ativa no desenvolvimento regional. A Partage Malls cresce como um dos principais administradores de Shoppings Centers gerando, direta ou indiretamente, mais de 10 mil empregos por todo o Brasil.
Reportagem: Karine Gomes
Destaque
Canaã dos Carajás, 30 anos: Casa da Cultura celebra a data com o espetáculo musical “Show de Casa”
Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, receberá o espetáculo musical “Show de Casa” em comemoração aos seus 30 anos. O evento é uma realização da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCCC) e reunirá artistas locais e a comunidade em uma grande celebração à diversidade cultural da Amazônia. Participam desta programação superespecial, que terá como palco a Praça Virgem de Guadalupe, o Grupo de Percussão da Casa da Cultura e os projetos Transamazônia e Bregapop.
O show é aberto ao público geral e iniciará às 19 horas com a apresentação do Grupo de Percussão da Casa da Cultura. Liderado pelo professor Thiago Bragança, o grupo existe há dois anos, acolhe alunos acima de 9 anos, e tem como missão difundir os ritmos paraenses. Em seguida, o público prestigiará os espetáculos Transamazônia da multiartista não-binária, Raidol, e o projeto Bregapop, idealizado por Tom Ferreira, cuja proposta musical ressalta a cultura paraense. Reúna a família, os amigos, e aproveite a programação. É tudo gratuito!
Transamazônia
Com performances e leituras dramáticas, o show será protagonizado por Raidol, multiartista não-binária, com participação da artista travesti, Flores Astrais. Trata-se de um espetáculo inovador que reúne talentos da comunidade trans da região metropolitana de Belém, valoriza a música autoral e a diversidade cultural da Amazônia.
Bregapop
Com sete músicas que falam de amor, amizade e da riqueza cultural paraense, o artista Tom Ferreira se inspira em grandes nomes da música brasileira. O projeto, que está em andamento desde 2020, valoriza a tradição musical local e será lançado em duas partes, com a próxima edição prevista para 2025.
Mais informações sobre o espetáculo musical no número (94) 99220-3451. A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um espaço do Instituto Cultural Vale no Pará, com localização na Rua Esmeralda, nº 141, bairro Nova Canaã II.
Destaque
Itinerância “Proncovô” desembarca em Canaã dos Carajás nos dias 21 e 22 de agosto
“Proncovô” é um show poético musical que celebra a arte do caminhar e faz uma homenagem ao artista mambembe, ao andarilho e à vocação nômade do artista, que parte sempre em busca de seu público. Protagonizada por Laura de Castro e Zé Motta, o espetáculo chega ao município de Canaã dos Carajás após uma temporada de apresentações no Sudeste do País. O espetáculo traz os atores-músicos para a cena como trovadores populares e contemporâneos, tocando, cantando e recitando textos e poemas costurados em uma dramaturgia que festeja a cultura brincante brasileira.
A itinerância “Proncovô” desembarca na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás nos dias 21 e 22 de agosto (quarta e quinta-feira), com a realização da Oficina Proncovô no primeiro dia de programação, às 18h30. A oficina tem duração de duas horas e o seu principal objetivo é trabalhar a interdisciplinaridade, especialmente as vertentes da música, do corpo e do teatro, e a exploração dos entrelaços entre essas formas de expressão cultural.
Já no dia seguinte, 22 de agosto, a comunidade prestigiará o espetáculo cênico, às 19h, na Praça Virgem de Guadalupe, em frente à Casa da Cultura. A montagem tem direção e dramaturgia de Eduardo Moreira e direção musical de Sérgio Pererê. Com composições autorais que se juntam a canções populares, o espetáculo convida o público para uma experiência em que a emoção do encontro fala mais alto.
“Receber espetáculos itinerantes na Casa da Cultura, espaço do Instituto Cultural Vale, é a oportunidade de criar intercâmbios culturais valorosos entre artistas de diversas regiões e países. Além disso, movimenta-se toda a cadeia econômica da cultura, uma vez que produtores, fornecedores de serviços e artistas locais acabam sendo contratados para atuarem nesses espetáculos”, enfatiza Gabriela Sobral Feitosa, diretora da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.
O espetáculo já passou pelas cidades de Sabará, Catas Altas, Barão de Cocais, Itabirito, Ouro Preto, Nova Lima e Belo Horizonte e a escolha por iniciar a turnê já estava no cerne do projeto, como conta Laura de Castro: “Após a pandemia, percebemos uma ebulição cultural, a volta dos shows e peças, porém percebemos que isso estava forte apenas nos grandes centros e capitais. Nosso desejo foi descentralizar, levar nossa arte até essas pessoas”.
A força do encontro ao longo da caminhada é uma metáfora do próprio processo do espetáculo, que marca a reaproximação artística de Eduardo Moreira e Laura de Castro, que viveram uma experiência teatral juntos anos atrás. “É um encontro artístico e afetivo. A Laura trabalhou comigo quando tinha quase 12 anos de idade. Quando ela me convidou para fazer a direção de um show dela com Zé, topei na hora porque deslumbrei a possibilidade de trabalhar o jogo e a relação da música com o teatro e, somado isso, tendo a liberdade de abordar um assunto que sempre me interessa muito que é o caminhar, o lugar do andarilho, do nômade, aquele que está sempre locomovendo-se em busca de alguma coisa”, destaca Eduardo Moreira.
A perspectiva de transmutar, estar sempre partindo e chegando, é uma característica imanente a todo o artista. Para tecer a dramaturgia, Eduardo Moreira se inspirou nos livros “A História do Caminhar”, de Rebecca Solnit, e “Caminhar, Uma Filosofia”, de Fréderic Gros. O roteiro final faz uma colagem com escritos e poemas de diversos autores como Antônio Machado, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Fernando Pessoa, incluindo também composições musicais dos artistas-cantores, misturadas com clássicos da música popular, criando um caleidoscópio de sensações.
“Existe o encontro e um embate do encontro de uma forma ancestral de arte dita pela juventude dos seus intérpretes. Encontros da tradição com o contemporâneo, o erudito e o popular, a música e o teatro, o lírico e o épico, tudo isso numa linguagem que sempre busca a comunicação direta com o público”, garante o diretor Eduardo Moreira.
Sérgio Pererê, diretor musical do espetáculo, foi de extrema importância para a costura entre música e cena. Trazendo sua grande experiência como multiartista e seu vasto conhecimento cênico, Pererê provocou os artistas a borrarem a divisão entre som e texto, e a trazerem texturas e timbres diferentes. “Está sendo um desafio maravilhoso aprender novos instrumentos. Pererê trouxe essa provocação, para que experimentássemos outras sonoridades harmônicas e percussivas, e nós entramos de cabeça”, comenta Zé Motta.
O show cênico “Proncovô” é um projeto realizado pela Laura de Castro Produções Artísticas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale e do Instituto Unimed BH. A produção é da Lazúli Cultura. Este ano, além de circular pelo Pará, o espetáculo irá aos estados do Maranhão e Rio de Janeiro.
Sobre os artistas
Zé Motta é músico, formado em Licenciatura em música pela UNIRIO. Desde 2010 integra o grupo Bloco do Sargento Pimenta como percussionista, regente e um dos coordenadores da oficina de percussão. Com o bloco, já tocou em diversas cidades do Brasil e do exterior – sua apresentação mais recente fora do Brasil ocorreu em Nova York (2023).
Fonte: Jéssica Borges
Destaque
1ª Bienal das Amazônias: abertura em Canaã dos Carajás reúne artistas e admiradores da arte e cultura
As tradições culturais que revelam riquezas abundantes dos povos amazônicos podem ser admiradas e apreciadas na itinerância da exposição Bienal das Amazônias aberta na noite da última quarta-feira, 7 de agosto, na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, sudeste paraense. Com o tema “Bubuia: águas como fonte de imaginações e desejos”, a mostra exibe o conjunto de obras da artista e fotógrafa paraense, Elza Lima. São 20 fotos expostas na cidade pela primeira vez, para visitação gratuita.
A itinerância tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet. A comunidade de Canaã e toda a região pode visitar a mostra de segunda a sábado, das 8h às 19 horas, exceto aos domingos e feriados, até o dia 30 de setembro. A exposição é inclusiva, acessível, e permite ao visitante uma conexão profunda com as imagens e todos os seus elementos.
Presentes na abertura da itinerância, artistas da cidade e admiradores da arte e cultura. Para a curadora da exposição, Vânia Leal, estar com a mostra em Canaã dos Carajás “é dialogar com esse espaço, com a Casa da Cultura”. Vânia destaca que as 20 fotografias da Elza Lima expostas em Canaã são um convite ao viver amazônida. “Ela faz a gente se sentir em casa enquanto ser amazônida. A gente se reconhece nas fotos da Elza pelo aspecto cultural do local presente nas imagens – o tempo compassado, o chão, a luz, uma captura única, de um cotidiano alegre”.
“Estamos democratizando a cultura, promovendo a descentralização dessa produção cultural para outros espaços. E isso alimenta todo uma cadeia da cultura no território, proporciona o acesso à cultura, o direito à cultura e o contato, totalmente gratuito, da população de Canaã dos Carajás e de toda a região que vive aqui e circula por este espaço”, destaca Gabriela Sobral Feitosa, coordenadora da Casa da Cultura.
Para o produtor cultural, Jairon Barbosa Gomes, a Bienal das Amazônias coloca Canaã dos Carajás na rota das artes visuais. “Canaã está na vanguarda e é maravilhoso receber essa exposição, que é o recorte da primeira Bienal das Amazônias realizada em 2023, em Belém. Nesse sentido, valorizamos a produção local, os artistas presentes nesse território. Canaã, inclusive, já teve a sua primeira turma de Artes Visuais formada pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), ou seja, a cidade se consolida como local de circulação artística em todos os sentidos: tem a parte formativa, tem a parte das exposições e tem a Casa da Cultura como espaço de fomento às artes aqui na cidade”, avalia.
Fonte: Jéssica Borges
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque1 ano atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque1 ano atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Cidades2 anos atrás
Siproduz realiza grande cavalgada da FAP 2022