Geral
Vereadores, prefeito e vice-prefeito de Parauapebas são empossados na manhã desta quarta-feira
A sessão de posse foi conduzida pelo vereador Michel Carteiro (PV), o parlamentar mais votado nas eleições, como determina o Regimento Interno da Câmara. Compuseram a Mesa Diretora da solenidade os vereadores Léo Márcio (SD), Laecio da ACT e Maquivalda Barros, ambos do PDT. Também integraram a mesa o prefeito Aurélio Goiano (Avante) e o vice-prefeito Chico das Cortinas (PRD).
Antes da instalação da nova gestão, o padre Hudson Rodrigues e o pastor Gerardo Teixeira pediram a Deus a bênção para a administração municipal nos próximos quatro anos. Em seguida, os vereadores eleitos foram chamados a prestar o juramento: “Prometo exercer com dedicação e lealdade o mandato que me confiou o povo de Parauapebas, respeitando a lei e promovendo o bem-estar geral do município”.
Prestaram o juramento os vereadores Léo Márcio (SD), Laecio da ACT (PDT), Maquivalda (PDT), Anderson Moratorio (PRD), Graciele Brito (UNIÃO), Leandro do Chiquito (SD), Erica Ribeiro (PSDB), Francisco Eloecio (PSDB), Sargento Nogueira (AVANTE), Zé do Bode (UNIÃO), Tito do MST (PT), Elias da Construforte (PV), Alex Ohana (PDT), Zé da Lata (AVANTE) Sadisvan (PRD) e Fred Sanção (PL).
Em seguida, o prefeito Aurélio Goiano e o vice-prefeito Chico das Cortinas tomaram posse e fizeram o seguinte juramento: “Prometo cumprir e fazer cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica, as leis da União, do Estado e do município, promover o bem coletivo e exercer o meu mandato visando o bem comum dos cidadãos”. Após prestarem o juramento, o vereador Zé da Lata, pai do prefeito eleito, colocou a faixa de posse no prefeito municipal.
Em seguida, os eleitos e empossados utilizaram a tribuna para realizar os discursos de posse, apresentando suas propostas e agradecendo os votos recebidos. O prefeito e o vice-prefeito também discursaram.
Aurélio Goiano enfatizou que está preparado para trabalhar por uma Parauapebas melhor, em parceria a Câmara. “Vocês terão um funcionário em pé, todos os dias, às 5 da manhã. Eu estou preparado, se tiver que entregar a vida pelo povo, eu estou pronto. Preparado para ser um funcionário exemplar, conto com essa Casa de Leis, para que possamos lutar por um bem maior, que é a população”, ressaltou.
Eleição da Mesa Diretora
Após os pronunciamentos, os novos parlamentares elegeram a Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025/2026. Foram eleitos para o cargo de presidente e vice-presidente os vereadores Anderson Moratorio e Michel Carteiro, respectivamente. Integram os cargos de 1ª Secretária, Érica Ribeiro; 2ª Secretária, Graciele Brito, e 3º Secretário, Zé da Lata.
Após a eleição, o presidente eleito agradeceu o voto de confiança dos demais parlamentares. “Sei da responsabilidade que é estar presidente desta Casa. Tenho a certeza que o meu papel, assim como o dessa Mesa e de cada vereador dessa Casa, que é trazer hombridade, respeito e equilíbrio para o Legislativo. Além de contribuir, que é o papel do vereador, com a construção de políticas públicas que essa população tanto merece. Essa Casa precisa ser independente e harmônica com o Executivo. Contem com essa presidência e com a Mesa Diretora para nos fortalecermos nas pautas que temos aqui”, finalizou Anderson Moratorio.
Ao final da solenidade, o presidente eleito convocou os vereadores para a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos, que permite o início das votações parlamentares, e ocorrerá no dia 15 de fevereiro de 2025, às 9 horas.
Texto: Josiane Quintino e Nayara Cristina
Destaque
Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quarta-feira (29) a realização de um novo concurso da Polícia Federal que vai preencher 2 mil novas vagas, ampliando o número de integrantes da corporação de 13 mil para 15 mil policiais. Segundo ele, isso repõe o efetivo histórico da PF. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que autorizou a seleção pública.
“Mais 2 mil policiais federais que serão distribuídos por todo o Brasil, muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental”, afirmou Lewandowski, detalhando que o presidente autorizou a chamada de mil profissionais em 2025 e mil em 2026. Ele estava acompanhado pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Segundo ela, a portaria interministerial com a autorização para o concurso, incluindo o número exato de vagas e cargos, será publicada em até duas semanas.
As vagas serão distribuídas entre todos os cinco cargos da PF: delegado, escrivão, papilocopista, agente e perito.
“O presidente deu uma grande prioridade para esse concurso. E a gente está anunciando logo agora, antes de outros [concurso] que vamos anunciar ao longo do ano, para que eles ingressem o mais rápido possível. Tem todo um processo longo e a entrada efetiva deve ocorrer no final desse ano ou só no ano que vem”, informou a ministra.
Ainda segundo Esther Dweck, os cálculos do governo estão em linha com a economia de R$ 1 bilhão em concursos públicos anunciada pela pasta da ministra no final do ano passado, e que consta na Lei Orçamentária Anual, e não será afetada por essa nova seleção.
Reportagem: Pedro Rafael Vilela – Agência Brasil
Destaque
Saiba as próximas etapas do CNU após divulgação de resultados no dia 4
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta quarta-feira (29) instruções aos candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), a partir da publicação dos primeiros resultados do processo seletivo, prevista para a próxima terça-feira (4).
De acordo com MGI, nesta data, sairão múltiplos resultados. O primeiro é o resultado final dos aprovados no bloco temático 8, com cargos de nível intermediário. Também será divulgada a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 ao 7 e a primeira lista de convocação para os cargos com cursos de formação.
A lista inicial de convocados considerará as opções de cargo indicadas no momento da inscrição.
Instruções
Após a divulgação das notas finais e da classificação, nos dias 4 e 5 de fevereiro, os candidatos para cargos que exigem cursos de formação devem acessar a página oficial do CPNU e verificar a convocação na área do candidato, com login e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O Ministério da Gestão alerta que é obrigatória a confirmação de presença no curso de formação e não serão cobradas taxas de matrícula.
“A participação no curso de formação só estará assegurada após o candidato responder sim à convocação e, posteriormente, efetivar sua matrícula junto às instituições que promoverão os cursos de formação”, alerta o comunicado do MGI.
Caso a resposta seja negativa, o candidato será automaticamente eliminado da vaga para a qual foi convocado. Mas o candidato continuará concorrendo às outras vagas com maior preferência indicada no ato da inscrição. O mesmo valerá para a segunda convocação, em 11 de fevereiro, e para a terceira convocação, em 18 de fevereiro.
Cursos de formação
A etapa dos cursos de formação é classificatória e eliminatória do concurso público e tem o objetivo de capacitar os aprovados para os desafios da administração pública.
Os nove cargos que exigem cursos de formação são os de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); analista de Comércio Exterior (ACE); analista em Tecnologia da Informação (ATI); analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS); analista de Infraestrutura (AIE); especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANEEL); especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANTAQ); auditor-fiscal do Trabalho (AFT); e especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).
Os cursos de formação serão realizados em Brasília, com exceção do cargo de especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS), que será no Rio de Janeiro.
Cronograma
As retificações dos editais dos oito blocos temáticos do chamado Enem dos Concursos, publicadas no Diário Oficial da União, em 15 de janeiro, atualizaram o calendário do CNU da seguinte forma:
31 de janeiro: prazo final para acerto cadastral;
4 de fevereiro de 2025:
· divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos e dos recursos da veracidade de situação declarada;
· divulgação das notas finais para todos os candidatos em cada cargo em que estiverem inscritos e da primeira lista de classificação para todos os cargos;
· divulgação da primeira convocação para os cursos de formação
4 e 5 de fevereiro: prazo para confirmação de participação em curso de formação;
11 de fevereiro de 2025: divulgação da segunda lista de classificação para todos os cargos e segunda convocação para cursos de formação;
11 e 12 de fevereiro: prazo para confirmação de participação em curso de formação;
18 de fevereiro: divulgação da terceira lista de classificação para todos os cargos e da terceira convocação para cursos de formação;
18 e 19 de fevereiro: prazo para confirmação de participação em curso de formação;
28 de fevereiro: divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos e convocação para matrícula nos cursos de formação.
Concurso
Dos mais de 2,14 milhões de inscritos no concurso unificado, cerca de 1 milhão fizeram as provas em 18 de agosto passado.
Os candidatos concorrem a 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.
O certame terá, também, um cadastro de reserva, para mais de 13 mil candidatos classificados, com a possibilidade de novas convocações, inclusive para vagas temporárias que surgirem.
Os salários básicos iniciais variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, conforme o cargo.
Reportagem: Daniella Almeida – Agência Brasil
Destaque
Parauapebas busca parcerias no Ministério do Turismo
Durante o encontro, realizado na última segunda-feira (27), Aurélio Goiano apresentou sua equipe de gestão e enfatizou a importância de estreitar a relação institucional com o Governo Federal, visando obter apoio para Parauapebas. Ele destacou a situação precária deixada pela gestão anterior e a necessidade do município de acessar programas e recursos federais. Além disso, o prefeito anunciou a criação da Fundação de Cultura e Turismo, uma instituição autárquica que visa captar recursos e investir em políticas públicas nas áreas de cultura e turismo, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento local e regional.
Uma das principais pautas da reunião foi a formalização de um pedido de apoio e patrocínio para apresentações musicais em eventos culturais de Parauapebas, o que fortaleceria ainda mais a política de turismo do município. Este foi o primeiro pedido de parceria formal do município ao Ministério do Turismo, destacando a carência de apoio e incentivo para os municípios do interior do Pará.
O apoio solicitado inclui o patrocínio para a participação de bandas nacionais nos três principais eventos culturais de Parauapebas: o Encontro da Mulher de Parauapebas (de 8 a 14 de março de 2025), o tradicional Aniversário da Cidade de Parauapebas (de 6 a 10 de maio de 2025) e o Festival Junino “Jeca Tatu” (de 25 a 29 de junho de 2025). O prefeito ressaltou a relevância desses eventos para o município e para o Estado do Pará, tanto pela sua tradição e popularidade quanto pela contribuição ao fortalecimento do turismo regional, atraindo visitantes de diversas partes do Brasil e fomentando a economia local.
“Esses eventos são essenciais não apenas para Parauapebas, mas para todo o Pará. Eles têm se consolidado como pilares da nossa agenda cultural, promovendo a integração de diferentes manifestações artísticas e destacando a cultura local”, afirmou Aurélio Goiano no documento protocolado no Ministério do Turismo.
A parceria solicitada será crucial para ampliar o alcance e o sucesso das festividades, reforçando Parauapebas como um destino turístico de destaque e atraindo ainda mais visitantes das cidades circunvizinhas e de diferentes regiões do Brasil.
Reportagem e foto: Ascom / PMP 2025
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