A cidade de Parauapebas está sendo o palco da última etapa dos Jogos Estudantis Paraenses, Super JEPs 2024. A cerimônia de abertura ocorreu no domingo, 30, no Complexo Turístico de Parauapebas, reunindo centenas de estudantes de 31 municípios paraenses. Pela primeira vez na história das mais de seis décadas de realização dos jogos, eles acontecem no interior do estado, e Parauapebas está sendo o anfitrião da competição.
Para o secretário de Educação, José Leal Nunes, é um privilégio receber o evento na cidade. “Estamos aqui no Complexo Turístico, na abertura oficial do Super JEPs. Quero ressaltar que essa é a primeira vez que o evento sai de Belém para o interior e nós aqui em Parauapebas estamos tendo o privilégio de receber as diversas delegações do estado do Pará. Isso é importante para o nosso município e eu tenho certeza de que os atletas participantes da competição irão dar o melhor de si para representarem bem seu município”, afirmou o secretário.
Promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), em parceria com a Federação Paraense de Desporto Escolar (FPDE), os jogos estão em sua 66ª edição. “É a primeira vez que se tira da capital o Super JEPs com essa grandiosidade, atendendo 1.500 alunos. Com os técnicos, staff e apoio, nós estamos com mais de 2 mil pessoas participando da competição. Parauapebas está de parabéns por nos receber e por apresentar este local maravilhoso”, comentou o coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Seduc, Ronaldo Arruda, ressaltando a grandiosidade da competição.
Os professores e atletas presentes no evento também expressaram satisfação em participar da cerimônia de abertura e da competição esportiva. Fabrício Dias, professor da escola João Evangelista, de Parauapebas, afirmou que a competição está sendo recebida com grande expectativa e entusiasmo. “Está sendo uma satisfação grande receber esses jogos. Então, estamos com uma expectativa muito grande para que eles fiquem na memória dos nossos alunos”, disse o educador.
Dhones Oliveira, professor da capital do estado, trouxe para a competição equipes de futebol e futsal feminino. Ele destacou o esforço das equipes e a esperança de bons resultados. “A expectativa sempre é boa, a gente trabalhou bastante como todas as outras equipes e agora é deixar nas mãos de Deus. Vejamos no que dá”, destacou Dhones.
Esperançosa e crendo em bons resultados Dafny Salles, atleta do time de handebol da escola Fernando Pessoa, de Parauapebas, também está animada com a competição. “Nosso time foi campeão no JIPs e minha expectativa é que conquistemos o troféu novamente para representarmos Parauapebas nos jogos nacionais”, declarou a jovem atleta com confiança.
A realização do Super JEPs em Parauapebas não só promove o esporte entre os jovens, mas também destaca o potencial da cidade para sediar grandes eventos. O vice-prefeito João Trindade também participou da cerimônia, parabenizou os atletas pela participação e desejou boa sorte a todos. “Que todo mundo participe com ânimo, dedicação e leve daqui a melhor impressão e os melhores resultados possíveis. Bons jogos!” Os jogos seguem até o dia 3 de julho, quando serão definidos os campeões que representarão o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).
Reportagem: Messania Cardoso