Ícone do site Portal PZ Notícias

Acadêmicos discutem tema que reconhece a gravidade do aquecimento global no 1º Seminário de Gestão Ambiental

Com o objetivo de debater a atual situação climática do planeta, alunos dos cursos de Engenharia de Produção e de Administração da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) – campus de Parauapebas, realizam o 1º Seminário de Gestão Ambiental: Recursos Naturais e Emergências Climáticas, nos dias 30 e 31 de agosto.

Na oportunidade, a equipe ambiental do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) foi convidada a colaborar com os dois dias de evento. No primeiro, com a palestra: “As contribuições do Prosap diante das emergências climáticas” ministrada pela coordenadora do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas), desenvolvido pelo Prosap, Lana Nunes, que também é geóloga e doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Dentro do Prosap, a gente tem o programa de educação ambiental com o qual nós conseguimos fazer esse processo de conscientização, além da criação das unidades de conservação, os programas de revegetação e de recuperação de áreas degradadas. Assim, contribuímos de uma forma bem holística para que as pessoas possam ver as diferentes esferas que são trabalhadas e que colaboram diretamente para o tema das emergências climáticas”, explica Lana Nunes.

Professora da disciplina de Gestão Ambiental do curso de Administração da Ufra, Elizabete Silva destacou a importância do debate no ambiente acadêmico. “Aqui nós temos futuros administradores, futuros engenheiros de produção e todos eles vão se inserir no mercado, trabalhar em empresas, em grupos que desenvolvem ação de produção e que precisam ter esse olhar voltado para produzir com sustentabilidade pensando nas gerações futuras. Precisamos formar profissionais conscientes que se insiram, no mercado, voltados para essa questão da sustentabilidade e fazer economia com sustentabilidade”, enfatizou Elizabete.

Isabelle de Souza, Aluna do 7º período de Engenharia de Produção.

Aluna do 7º período de Engenharia de Produção, Isabelle de Souza, falou que foi essencial conhecer mais sobre o Prosap, entendendo quais são as atividades desenvolvidas pelo programa e a contribuição do momento para a formação dos universitários. “O evento nos ajuda a refletir e entender quais são os impactos ambientais que estão acontecendo no mundo, no Brasil e no nosso próprio município”, ressaltou.

Oficinas

Nesta quinta-feira, 31, a contribuição da equipe ambiental ocorre por meio de duas oficinas: “Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS)”, ministrada pelo geógrafo do Prosap e especialista em Gestão Ambiental, Hemerson Nascimento, e “Licenciamento Ambiental: o que preciso saber para operacionalizar um negócio?” ministrada Lana Nunes, com a participação do analista ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma), Reginaldo Oliveira e da engenheira florestal, Samantha Barbosa.

Texto: Nara Moura

Sair da versão mobile