Ligue-se a nós

Destaque

Canaã dos Carajás, 30 anos: Casa da Cultura celebra a data com o espetáculo musical “Show de Casa”

Publicado

no

A festa será na véspera do aniversário de Canaã, dia 4 de outubro, às 19 horas, na Praça Virgem de Guadalupe

Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, receberá o espetáculo musical “Show de Casa” em comemoração aos seus 30 anos. O evento é uma realização da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCCC) e reunirá artistas locais e a comunidade em uma grande celebração à diversidade cultural da Amazônia. Participam desta programação superespecial, que terá como palco a Praça Virgem de Guadalupe, o Grupo de Percussão da Casa da Cultura e os projetos Transamazônia e Bregapop.

O show é aberto ao público geral e iniciará às 19 horas com a apresentação do Grupo de Percussão da Casa da Cultura. Liderado pelo professor Thiago Bragança, o grupo existe há dois anos, acolhe alunos acima de 9 anos, e tem como missão difundir os ritmos paraenses. Em seguida, o público prestigiará os espetáculos Transamazônia da multiartista não-binária, Raidol, e o projeto Bregapop, idealizado por Tom Ferreira, cuja proposta musical ressalta a cultura paraense. Reúna a família, os amigos, e aproveite a programação. É tudo gratuito!

Transamazônia

Com performances e leituras dramáticas, o show será protagonizado por Raidol, multiartista não-binária, com participação da artista travesti, Flores Astrais. Trata-se de um espetáculo inovador que reúne talentos da comunidade trans da região metropolitana de Belém, valoriza a música autoral e a diversidade cultural da Amazônia.

Bregapop

Com sete músicas que falam de amor, amizade e da riqueza cultural paraense, o artista Tom Ferreira se inspira em grandes nomes da música brasileira. O projeto, que está em andamento desde 2020, valoriza a tradição musical local e será lançado em duas partes, com a próxima edição prevista para 2025.

Mais informações sobre o espetáculo musical no número (94) 99220-3451. A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um espaço do Instituto Cultural Vale no Pará, com localização na Rua Esmeralda, nº 141, bairro Nova Canaã II.

Destaque

Inicia hoje, 12, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em Parauapebas

Publicado

no

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), iniciou nesta terça-feira, 12, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A ação segue até o dia 30 deste mês, com a oferta de mais de 24 mil doses para imunizar os pets do município.

A vacinação ocorrerá em pontos estratégicos da zona urbana, enquanto nas áreas rurais seguirá o cronograma específico das Unidades de Saúde locais. Podem receber a vacina cães e gatos com mais de dois meses de idade e em boas condições de saúde. No ato da imunização, recomenda-se que o tutor leve o cartão de vacinação do animal.

Márcia Ferro, coordenadora da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), destaca a importância dessa campanha para a saúde pública: “A vacinação antirrábica é a principal medida preventiva contra a raiva, uma doença que pode afetar tanto animais quanto seres humanos. Imunizar o seu pet é um ato de responsabilidade e proteção para toda a comunidade”.

Locais de vacinação:
https://parauapebas.pa.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/POSTOS-DE-VACINACAO.pdf

Continuar Lendo

Destaque

Obras avançam na PA-160, e Transcarajás já garante melhor infraestrutura no sudeste paraense

Publicado

no

Fotos: Divulgação

As obras de pavimentação da PA-160, conhecida como a Transcarajás, que conecta os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, na região de integração dos Carajás, alcançaram 42% de conclusão. A estrada, que também se estende pela PA-275 até a BR-155, em Xinguara, é uma via estratégica para o desenvolvimento da região sudeste do Pará.

A infraestrutura da PA-160 passa por importantes intervenções, como terraplanagem, implantação de base e sub-base, instalação de redes de drenagem de águas pluviais, pavimentação asfáltica e sinalização completa. Tudo para garantir maior segurança e melhor acessibilidade para população local, o que também impulsiona o desenvolvimento econômico, já que vias melhores facilitam o transporte de mercadorias, integram municípios e atraem visitantes turistas.

Realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), a obra, quando concluída, vai pavimentar mais de 26 km, e faz parte do plano estadual de modernização da infraestrutura de transporte.

O titular da Seinfra, Adler Silveira, frisa que “investir em mobilidade e infraestrutura de qualidade é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida da população, assegurando um futuro mais próspero para todos que vivem e trabalham no Pará”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística.

Vantagens nas intervenções – Morador de Canaã dos Carajás, Wellington Carvalho aguarda a conclusão da obra. “Essa estrada vai melhorar muito a nossa vida. Somos gratos ao governo do Estado por essa obra tão importante para quem usa a via diariamente, vai ser uma maravilha, a gente corre riscos de acidente e, no período da chuva, então, piora tudo”.

Antônio Carlos dos Santos, outro morador de Canaã dos Carajás, fala da vantagem da diminuição do tempo para os deslocamentos. “Hoje, levamos mais de uma hora para percorrer o trecho sem asfalto. Quando a obra for concluída, esse tempo será reduzido a minutos”, concluiu.

Continuar Lendo

Destaque

Novo Ensino Médio poderá ser implementado só em 2026

Publicado

no

O Novo Ensino Médio passará a ser obrigatório em todo o país em 2026 | Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Ficará a cargo das redes de ensino e das escolas privadas a implantação já em 2025 para o novo formato do ensino médio aprovado neste ano após iniciativa do governo Lula (PT). Só para 2026 é que o novo modelo da etapa, com mais disciplinas tradicionais, passa a ser obrigatório em todo país.

A transição foi definida em resolução com as novas diretrizes do ensino médio, aprovada nesta quinta-feira (7) pelo CNE (Conselho Nacional de Educação).

A flexibilidade para a implementação busca atender a diversidade de realidades de cada rede de ensino, segundo o documento e conselheiros ouvidos pela reportagem.

Com isso, a adaptação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em consonância com a nova grade do ensino médio é estendida agora até 2028.

“[A pasta] está formando mais de 200 técnicos de todas as secretarias de educação, que farão o desenho dos planos de ação de cada território”.

Também fica a cargo das redes e escolas a complementação de horas para quem já está matriculado no ensino médio e, no que vem, estará no 2º ou 3º anos. A depender das redes, os estudantes terminarão os estudos no modelo anterior -criticado por reduzir as aulas de disciplinas tradicionais.

O documento final das Diretrizes Nacionais para o Ensino médio é diferente daquilo que o MEC havia encaminhado, no mês passado, para o CNE. Na proposta, havia a previsão de que os estudantes já matriculados teriam de ter um número maior de aulas na Formação Geral Básica.

ENTENDA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

As novas diretrizes impactarão todos os alunos do ensino médio, das redes públicas e de escolas privadas. São quase 8 milhões de estudantes, sendo mais de 80% em escolas estaduais.

A reforma de Temer flexibilizou o currículo, com a divisão em dois blocos: uma parte comum, em que todos alunos estudam os mesmos conteúdos (e disciplinas tradicionais), e outra dedicada a áreas de aprofundamento –os chamados itinerários formativos.

São cinco áreas de aprofundamento previstas no ensino médio: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e a formação técnica e profissional.

A nova mudança, já sob o governo Lula, manteve o princípio da flexibilização, mas ampliou de 1.800 horas para 2.400 horas a carga de aulas dessa parte comum, considerando os três anos.

A Coordenação-Geral de Ensino Médio do MEC havia mapeado as matrizes curriculares do ensino médio em curso no ano de 2024, nas 27 unidades federativas.

As diretrizes reforçam entendimento de que não se faça o ensino médio a partir de uma divisão entre formação geral básica e itinerários formativos.

Haverá um novo documento com as diretrizes relacionadas aos conteúdos dos itinerários. A previsão era de que isso ocorresse ainda neste ano, mas também o CNE estendeu esse prazo: os parâmetros que orientarão as redes de ensino na criação dos itinerários formativos poderá ser finalizado até março de 2025.

Autor: Paulo Saldaña/Folhapress – Dol

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas