Orientações sobre direitos e prevenção de violências fazem parte das palestras da programação do Dia Mundial da Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa. A campanha Junho Violeta tem o objetivo de conscientização sobre a proteção e em Canaã dos Carajás é desenvolvida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES).
Dentre as ações estão as rodas de conversa realizadas no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CECON). O casal Antônio José, 71 anos, e Almira, 66 anos, estava acompanhado da filha, Mayanne Eleres, que conta com a assistência do município para cuidar dos pais. “É um trabalho admirável esse de inclusão e acolhimento. No meu caso, o meu pai sofreu um AVC há dois anos e eu os trouxe de Marabá para cá e com o apoio das secretarias eu consigo dar uma melhor condição de vida para eles. Eu me sinto feliz em saber que eu consigo dar esse suporte tanto de amor quanto de tratamento”, disse.
De acordo com o Estatuto do Idoso, violência contra a pessoa idosa é qualquer ação ou omissão praticado em local público ou privado que cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. As rodas de conversa no CECON têm o objetivo de explicar os tipos de violência e onde procurar ajudar. Foram convidados quatro palestrantes para orientar o público, Meire Marques, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI); Márcio Matias, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); José Paulo Ferreira, coordenador do Conecta Canaã; e Patrícia Dias, psicóloga e coordenadora de gestão de trabalho e educação permanente da SEMDES.
A programação teve início nesta terça-feira (21) e o encerramento será na sexta-feira (23), com uma roda de conversa para os profissionais da rede de atendimento, das 8h às 12h, na Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás (ACIACCA).
Texto: Fabiane Barbosa – Ascom Canaã