Eventos
Comdcap presta contas das ações de proteção às crianças e adolescentes de Parauapebas
O Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap) é o órgão responsável por elaborar e fiscalizar políticas em defesa dos direitos da criança e do adolescente no município, no esforço de se fazer cumprir o que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Visando manter a transparência com todos os órgãos envolvidos juntamente com os conselhos, o Comdcap vem a público convidar toda a população para participar da solenidade de prestação de contas que pontuará de que forma tem sido utilizados os recursos destinados às políticas de proteção às crianças e adolescentes de Parauapebas.
São recursos provenientes do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdcap), responsável por financiar ações e projetos voltados para a política de proteção integral de crianças e adolescentes em diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, cultura, meio ambiente, esporte, lazer e outros.
Em 2021, o orçamento do Fundcap contou com R$ 4 milhões, dos quais R$ 2,1 milhões foram usados por dez Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com processos firmados com o fundo. Na prestação de contas, essas entidades irão expor a aplicação dos recursos em 2021 e ainda os projetos deste ano que impactaram a vida de crianças e adolescentes.
O Evento será realizado na Praça Wellisson Farias, nesta quinta-feira, 20, a partir das 17h.
Texto: Nívea Lima
Assessoria de Comunicação/PMP
Destaque
Ponto do Autor na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, Secult abre chamada
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) lançou, nesta sexta-feira (28), o edital de chamamento público para o Ponto do Autor na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. O espaço é dedicado ao lançamento e relançamento de livros de escritores paraenses ou residentes no Pará há mais de dois anos, publicados em 2022 e 2023.
As inscrições estão abertas e são gratuitas, até o dia 31 de julho, exclusivamente pelo Mapa Cultural. Todos os proponentes devem estar cadastrados no Mapa Cultural do Pará. Além disso, não serão aceitas propostas entregues presencialmente na sede da Secult ou postadas via Correios.
Os escritores credenciados poderão vender quantidades ilimitadas de suas obras no dia do lançamento ou deixar até dez unidades em consignação com a Secult. A arrecadação com a venda será entregue integralmente ao autor. Cada autor terá à disposição uma mesa, duas cadeiras e um expositor para os livros durante a Feira do Livro.
O edital completo está disponível no Mapa Cultural e no site da Secult. Para mais informações, os proponentes podem contatar a Diretoria de Cultura da Secult pelo telefone (91) 3252-8528, em dias úteis, das 9h às 15h.
Reportagem: Iego Rocha (SECULT)
Destaque
Abertura do Festival Jeca Tatu foi sucesso mais uma vez
Com o tema “Gente Que Brilha”, a 20ª edição do Festival Jeca Tatu teve início em grande estilo. Na noite dessa quarta-feira, 26, o grupo de música regional da capital Belém, Arraial do Pavulagem, atraiu milhares de pessoas para a Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, no bairro Cidade Nova, abrindo uma vasta programação que vai até o próximo domingo, 30.
“O Festival Jeca Tatu está mais do que a gente esperava, né? Tá começando só com o primeiro dia e logo com o Arraial do Pavulagem. Muito bacana, tradição paraense, tradição do boi e tem muita coisa boa ainda pra acontecer em todas as outras noites até domingo aqui no Festival Jeca Tatu. Vem”, afirma Rose Valente, que é radialista e natural de Belém.
O Festival Jeca Tatu é um evento realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup), que juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trouxe o Arraial do Pavulagem, que em 2017 tornou-se patrimônio cultural de Belém.
“Nossa, é uma alegria imensa, a festividade do Jeca Tatu começar com o Boi Pavulagem, que é o ícone da cultura paraense”, diz Eulália Almeida, assistente social e que também é da capital paraense.
A programação seguiu durante toda a noite. Além do grande show de abertura do grupo cultural, teve também brincadeiras para as crianças, espetáculo “O Casamento na Roça” com grupos teatrais da cidade, apresentações de quadrilhas da categoria caipira e, ainda, concurso de Miss e Mix. A expectativa da organização é que o Jeca Tatu deve atrair mais de 50 mil pessoas durante os cinco dias de festival.
“Pra gente, que também fazemos cultura aqui em Parauapebas, é uma grande honra trazer essa cultura em massa, né? E a gente aqui é muito rico com essa cultura e hoje está sendo sensacional a abertura do Jeca Tatu”, destaca Andréa Souza, administradora.
O festival terá participação de 27 agremiações juninas disputando o título da temporada e os quadrilheiros prometem levar um show de coreografias na estrutura montada, com seus trajes coloridos e muita música animada para os brincantes da grande festa de São João. Os integrantes do Grupo Arraial do Pavulagem sabem da importância do Jeca Tatu e fizeram um show impecável para o público presente na primeira noite.
“É uma alegria ser convidado para participar de um festival tão importante aqui do Sudeste do Pará. Feliz, feliz e feliz de estar aqui com vocês novamente curtindo esse momento bacana do Jeca Tatu”, agradece Júnior Soares, vocalista e um dos fundadores do Arraial do Pavulagem.
Texto: Fábio Relvas
Destaque
Carroçada abriu tradicional Festival Jeca Tatu pelas ruas de Parauapebas
Foi dado o pontapé inicial para a 20ª edição do Festival Jeca Tatu. Na tarde e noite deste sábado, 22, a tradicional Carroçada abriu as festividades com as quadrilhas desfilando suas danças juninas pelas ruas da cidade, levando muita alegria e diversão para a população que acompanhou a programação. A Carroçada saiu da praça da Escola Faruk Salmen, no bairro Guanabara, com chegada à Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, no bairro Cidade Nova.
“Hoje a Liajup completa 20 anos e com a carroçada no Brasil e no Norte. É a única carroçada que tem é em Parauapebas, no Pará. Vem para o Jeca Tatu, vem com a gente. Agradecer a prefeitura, a mídia, a Liajup e a cultura que faz parte dessa história”, destaca Walber Rodrigues, que é presidente de honra e um dos fundadores da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup), além de presidente da quadrilha Flor do Futucaí.
A Carroçada contou com uma vasta programação em teve a concentração dos quadrilheiros, seguido da contagem oficial das quadrilhas participantes e encerrando com a apresentação musical do Juquinha do Arcodeon, que animou os quadrilheiros com seu show. O Festival Jeca Tatu se tornou uma das maiores manifestações culturais do Sul e Sudeste do estado do Pará e esse ano traz o tema “Gente Que Brilha”.
“Esse é um momento muito importante, tanto para a juventude, quanto para o segmento cultural. Porque aqui você percebe que é uma união, é a força da juventude, é uma abertura muito importante para essa cultura nordestina que chega aqui no Norte”, afirma Flávio Voma, diretor da quadrilha Arrasta Pé, da Palmares Sul.
A quadrilha que veio da zona rural promete fazer bonito durante o festival. O diretor destaca a juventude do grupo. “A gente percebe a união dessa juventude, o respeito, o carisma, e acima de tudo, a alegria, e essa empolgação que esse jovem tem. Eu acredito que a nossa juventude, ela tem força para chegar onde quiser, e o Jeca esse ano, com essa abertura, vai representar muito”, conclui Flávio.
Uma das quadrilhas mais animadas durante a Carroçada foi a Coração do Sertão, tendo como destaque pelas ruas, a noiva Jessylane Macedo. A quadrilheira acha importante a cultura junina sendo representada na carroçada. “É algo maravilhoso, visto que a gente está trazendo a cultura para a cidade de Parauapebas e poder representar uma junina é algo gratificante. Então, venha prestigiar esse evento Jeca Tatu 2024”, diz Jessylane.
O Festival Jeca Tatu é um evento realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup). O evento começa na próxima quarta-feira, 26, seguindo até o domingo, 30, na Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, no bairro Cidade Nova, prometendo atrair um grande público.
“Há 20 anos, a Liajupr faz esse belíssimo trabalho e a Carroçada é um patrimônio imaterial de Parauapebas, reconhecido pelo município e pelo estado”, enaltece Sandra Santos, secretária municipal de Cultura.
Texto: Fábio Relvas
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023