Cidades
Complexo Turístico de Parauapebas integra Área de Proteção Ambiental do Igarapé Ilha do Coco
Inserido na Área de Preservação Ambiental (APA) do Igarapé Ilha do Coco que por sua vez integra a Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável do município, o Complexo Turístico de Parauapebas concilia a conservação da natureza com o uso sustentável de parte de seus recursos naturais, assim como determinado pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
Instituída por meio do decreto municipal nº 1376/2019, a APA do Igarapé Ilha do Coco tem como objetivos proteger o conjunto paisagístico e ecológico da região e promover a proteção e a recuperação dos recursos naturais, além de evitar a ocupação ordenada do solo. A APA também possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.
“A importância de uma área de preservação dentro do perímetro urbano é bastante significativa nos aspectos social e ambiental, uma vez que, no passado, essa área sofreu intervenções das ações humanas para a expansão territorial do município”, explica a coordenadora Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas) do Prosap, Lana Nunes.
Das espécies mais representativas da flora local há o açaí, o espinheiro-preto e o fedegoso. Já no que diz respeito à fauna, a APA do Ilha do Coco possui espécies como a rã-do-mato, a cobra-cega, o lagarto, serpentes e o jacaré-coroa.
Segundo Lana Nunes, um aspecto importante da APA consiste no registro local de espécies migratórias como, por exemplo, o gavião-tesoura, além de abrigar espécies consideradas ameaçadas de extinção, como os quelônios (tartarugas).
Complexo Turístico
Quem visita a área do bosque no Complexo Turístico de Parauapebas, encontra as seguintes espécies frutíferas: mangueira, jaqueira, goiabeira, laranjeira, tangerina ponkan, tamarindo, limão cravo, jabuticaba, pitangueira, carambola, coco da praia, jamelão, cacau nativo, ameixeira, cajá, sete copas e, ainda, o cupuaçuzeiro.
Já em relação às essências florestais, o local abriga o pau-preto, ipê rosa, o paricá, o axixá e também o baobá, este é considerado símbolo de resistência, fertilidade, cura, força e vida e foi doado ao espaço pela Escola Municipal Faruk Salmen.
Colaboração para conservação
Entregue aos moradores pela gestão municipal, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), além de estar inserido em uma área especialmente protegida, o Complexo Turístico possui regras próprias.
Por isso, a coordenadora de Educação Ambiental reforça a importância de todos os visitantes respeitarem as regras. “O Complexo Turístico é rico em biodiversidade e pertence a todos os habitantes do município. Valorizar este espaço é fundamental para a manutenção da qualidade de vida de todos nós”, ressalta Lana.
Ainda de acordo com a coordenadora, pela própria localização da área de proteção (APA), região central de Parauapebas, são comuns às inundações, a contaminação da água, o acesso a trilhas não autorizadas e o descarte irregular de resíduos sólidos e efluentes líquidos. “O maior ponto de pressão é o de descarte de lixo em local inapropriado, fazendo-se necessário muitas campanhas de educação ambiental junto à população no entorno da Unidade de Conservação [UC]”.
Texto: Nara Moura/ Prosap – Ascom
Cidades
Pontes dos rios Itacaiúnas e Parauapebas são interditadas para reparos
Cidades
Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim
O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.
“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.
Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.
Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará
Cidades
Obras da PA-160 entram em reta final e serão entregues à população de Carajás
As obras de pavimentação da PA-160, também conhecida como Transcarajás, estão em sua reta final e logo serão entregues à população da região de Carajás, no sudeste do Pará. A estrada, que conecta Canaã dos Carajás e Parauapebas à BR-155 e interconecta a região de Carajás à região sul do Estado, é uma via essencial para o desenvolvimento da região e está prestes a transformar a realidade local.
A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), tem promovido intervenções de grande porte, como terraplanagem, implantação de base e sub-base, redes de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. Esses serviços vão garantir melhorias significativas na mobilidade, acessibilidade e segurança, facilitando o transporte de mercadorias e o deslocamento da população local.
Com a conclusão, a pavimentação de mais de 26 km da estrada trará mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para a Região de Integração de Carajás. Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a entrega da obra é um marco importante para a região.
“A conclusão dessas obras é um passo decisivo para melhorar a infraestrutura de transportes no sudeste do estado. A Transcarajás vai garantir mais integração, mobilidade e acesso à população, além de fortalecer a economia regional, impulsionando o escoamento da produção local. Estamos confiantes de que essa entrega trará grandes benefícios para todos os municípios da região de Carajás”, destacou Adler Silveira.
A entrega da obra da PA-160 promete transformar o corredor logístico e fortalecer a economia da região, conectando municípios e criando um ambiente propício para o crescimento sustentável. A conclusão está prevista para os próximos meses e a população local já pode começar a sentir os impactos positivos desta importante infraestrutura.
Reportagem: Paulo Garcia – Secom
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023