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Comunidade aprova ações de saúde da mineradora Ligga em parceria com a Semsa

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Fotos: Divulgação - Ação faz parte do programa “Ligga comunidade”

Mais uma vez a mineradora Ligga abriu as portas de sua planta experimental, na zona rural de Parauapebas, para receber moradores das regiões vizinhas. Eles foram convidados para participar da ação de saúde desenvolvida em parceria com a SEMSA / Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas; e contaram com transporte gratuito para se deslocarem até a sede da empresa ao longo de todo o dia de ação.

O evento aconteceu das 8h às 14h e disponibilizou diversos atendimentos médicos e serviços de saúde, tais como aferição de pressão arterial, testes rápidos e testes de glicemia, sífilis, HIV, Hepatite B e C, vacinação, exames preventivos, atendimentos de enfermagem, aconselhamentos, entrega de medicamentos, orientações de escovação e saúde bucal com doação de kits odontológicos e aplicação de flúor, além de recreação para o público infantil.

No total foram realizados 490 atendimentos, com 100% de aprovação dos participantes, todos moradores das comunidades do entorno (Vicinal III e IV, Vicinal Rio Novo, Vila Piabanha, Loteamento Ramos, Acesso 3 Voltas, Chacreamento Vale da Serra e Serra do Cedro); que responderam uma pesquisa de satisfação ao final da ação.

Para muitos, essa foi uma oportunidade única para conseguirem acesso rápido e fácil, a esses serviços de saúde, que normalmente são oferecidos em locais bem distantes da zona rural.

O lavrador Francisco Ribeiro, tem 55 anos e é morador de Palmares Sul. Ele participou e aprovou a ação:

“Somos muito agradecidos à Ligga por essa chance de poder vir aqui fazer tantos testes e consultas, sendo muito bem atendido, de forma rápida, e com transporte para trazer a gente. Só assim para eu conseguir cuidar da saúde. E fiquei mais feliz ao saber que está tudo bem comigo” disse o lavrador.

Dona Maria das Graças, aproveitei para fazer logo um check up geral.

Outra que aproveitou para fazer um check up de saúde foi a dona Maria das Graças, de 64 anos, moradora da Vila Piabanha:

“Eu precisava mesmo saber como estava de saúde, nunca tinha feito isso e aqui com tudo fácil, eu aproveitei para fazer logo um check up geral. É bom fechar o ano sabendo como estou e o que devo fazer para cuidar melhor da saúde. Fiquei muito satisfeita com essa ação e agradeço à Ligga” disse dona Maria das Graças.

Edileuza da Conceição

Para a dona Edileuza da Conceição, de 52 anos, a ação foi importante para medir as taxas, pois ela tem doenças crônicas que precisam de monitoramento regular:

“Eu sofro de diabetes e tenho pressão alta, sei que preciso controlar melhor mas nem sempre consigo sair daqui para me consultar. A Ligga me ajudou muito trazendo essa ação. Vou consultar e saber como estão minhas taxas e o que preciso fazer” disse ela.

Enquanto os pais e familiares se consultavam ou faziam exames, a garotada podia fazer recreação com pintura; além de ter aulas sobre escovação dentária, fazer aplicação de flúor e ganhar kits odontológicos.

Os estudantes Isabele Castro (13); Yaslane Tavares de Souza (10); José Henrique (7 anos) e Silvana Beatriz (10) aprenderam como fazer a escovação correta dos dentes, e assim, garantir sua saúde bucal:

“Eu descobri que fazia tudo errado. Antes, eu escovava os dentes só na parte de fora, e aprendi aqui que é muito importante escovar a parte de dentro; e que tem que escovar a língua. Gostei muito de participar e agora vou cuidar melhor dos meus dentes” disse Silvana Beatriz.

Segundo o coordenador de ações especiais Micael Santos, a SEMSA disponibilizou um total de 20 profissionais com 2 médicos para consultas; além de farmácia básica, coleta de exame PCCU, enfermeiras para testes rápidos e atendimentos gerais.

“Essa parceria da SEMSA com a mineradora Ligga é muito importante para aproximar mais os moradores da zona rural das ações de saúde preventiva. São trabalhadores rurais e donas de casa que não tem como ir até a cidade, pois estão ocupados trabalhando, ou têm dificuldade de transporte mesmo. E muitos nem sabem, mas estão desenvolvendo doenças silenciosas que poderiam ser logo tratadas se detectadas. Por isso esse tipo de ação é fundamental” disse o coord. de ações especiais da SEMSA Micael Santos.

Lívia Cândice, coordenadora de ações sociais da mineradora explicou que essa ação de saúde integra o programa “Ligga Comunidade” que também oferta serviços de cidadania, além desses de saúde.

“A Ligga tem em seu DNA esse cuidado com as comunidades vizinhas, por isso temos programas como o Ligga Comunidade focado em saúde e cidadania, que integra o programa social da empresa. Agradecemos muito às parcerias com as Secretariais Municipais que nos ajudam a viabilizar essas ações, como a SEMSA nesse caso” declarou Lívia.

O Gerente de Operações da Ligga em Parauapebas, o geólogo Jairo Leal lembrou que essa foi a segunda ação de saúde promovida pela empresa, sempre com muito sucesso:

“Todas as ações sociais que realizamos são fruto de muito diálogo entre a empresa e as comunidades. Primeiro buscamos ouvir e conhecer as comunidades para identificarmos suas necessidades. E saúde é sempre uma prioridade. No último mês de maio desse ano fizemos a primeira ação de saúde e agora essa segunda, ainda maior. É dessa forma que queremos atua, mantendo um relacionamento bem próximo das comunidades vizinhas e contribuindo para melhorar sua qualidade de vida” completou Jairo Leal.

Reportagem: Marcelo Duarte

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Em 6 meses, DEAM Virtual atende mais de 200 vítimas de violência doméstica no Pará

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Fotos: Thalmus Gama / Ag. Pará

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Virtual (DEAM Virtual), canal criado pela Polícia Civil do Pará para atender mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, registrou 238 denúncias nos seis primeiros meses. A plataforma entrou em operação no dia 8 de março de 2024.

O serviço, acessível 24 horas por dia, permite que mulheres em situação de vulnerabilidade denunciem abusos sem precisar sair de casa e de forma segura. Além disso, o canal oferece a possibilidade de solicitar Medidas Protetivas de Urgência (MPU) e acesso a serviços como perícias e suporte psicológico.

Entre as ocorrências registradas, 162 incluíam pedidos de medidas protetivas. Desse total, 131 foram deferidos, representando 81% de concessão de proteção judicial. Esses números demonstram a importância do serviço para garantir a segurança de mulheres que enfrentam ameaças e violência dentro de seus lares.

O delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende, ressaltou a importância da plataforma para mulheres em regiões mais remotas do Pará, onde o acesso a uma delegacia física pode ser limitado.

“Com essa iniciativa, queremos oferecer um suporte mais ágil para que as autoridades de segurança tenham conhecimento e possam agir rapidamente diante de qualquer ameaça”, afirmou.

As denúncias foram feitas por mulheres de diversas regiões do Pará, destacando a eficácia do canal em superar barreiras geográficas e possibilitar o atendimento em áreas onde a presença de delegacias especializadas é limitada.

Além da Região Metropolitana de Belém, municípios como Parauapebas, Marabá, Santarém, Monte Alegre, Curuçá, Óbidos, Tucuruí, Redenção, Abaetetuba, São Félix do Xingu, entre outros, registraram solicitações de atendimento.

“O lançamento da DEAM Virtual é visto como um marco no enfrentamento à violência de gênero no Pará. A ferramenta tem permitido uma resposta mais rápida e eficaz às denúncias, proporcionando mais segurança e proteção às vítimas. Com a adesão crescente ao serviço, esperamos que ele continue sendo um ponto de apoio essencial para as mulheres em situação de risco em todo o Estado”, destacou a delegada Ariane Melo, titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV).

Tipos de Violência e Distribuição das Denúncias – Os tipos de violência reportados à DEAM Virtual incluem agressões físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais. A maioria dos casos ocorre em ambientes familiares ou em relações íntimas, reforçando a necessidade de medidas rápidas para proteger as vítimas que convivem com seus agressores.

A DEAM Virtual complementa outros serviços de denúncia no estado, como o Disque 181 (anônimo e gratuito), o número 190 para emergências, e a assistente virtual “Iara”, disponível via WhatsApp no número (91) 8115-9181. As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) continuam oferecendo atendimento presencial em várias regiões do Pará.

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Agenda 44: Rafael Ribeiro e Adriana Roza divulgam os compromissos da semana

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A semana inicia frenética para a campanha 44! São comícios, caminhadas, bandeiraços e grandes encontros com segmentos importantes da sociedade. A campanha do 44, de Rafael Ribeiro para prefeito de Parauapebas e a vice, Adriana Roza, vem contagiando a população.

Na tarde desta terça-feira, 17, Rafael e Adriana têm um encontro marcado com “Mulheres Empreendedoras”, a partir das 15h30, no Espaço Doce Festa, no bairro Cidade Jardim, para discutir as demandas desta categoria que contribui com a economia local, gerando emprego e renda.

Depois Rafael e Adriana vão para a Palmares II, onde vão participar de um bandeiraço no final da tarde e um comício, que será realizado a partir das 19h44, na rua Zumbi dos Palmares esquina com Rua João Batista, Palmares II.

Confira os demais compromissos:

Quarta-feira (18/09)

– Caminhada do 44 pelos bairros Nova Vida, Guanabara e Rio Verde.

A concentração será na Praça do Guanabara, a partir das 14h44.

Quinta-feira (19/09)

– Comício do 44 no Cidade Jardim

Os moradores estão convidados para participar desse momento, que ocorrerá na Av. C com a Av. H, bairro Cidade Jardim, a partir das 18h44.

Sexta-feira (20/09)

– Caminhada do 44 no Complexo VS-10.

A concentração será em frente ao supermercado Hipersenna, a partir das 14h.

– Encontro com a Juventude do 44

O evento será realizado na Concha Acústica, na rua F com a rua 04, no bairro Cidade Nova, a partir das 18h44.

Sábado (21/09)

– Comício do 44 na VS-10

O local do encontro será na rua 07, no bairro Jardim Planalto, a partir das 18h44.

Assessoria de Imprensa – Rafael 44

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Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 82 milhões

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As seis dezenas do concurso 2.775 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio está acumulado em R$ 82 milhões.

Por se tratar de um concurso com final 5, o prêmio recebe ainda um adicional, conforme regra da modalidade.

Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e aplique todo o valor na poupança, receberá no primeiro mês mais de R$ 465 mil de rendimento.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

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