Ícone do site Portal PZ Notícias

Dia de Finados é marcado por grande movimento nos cemitérios de Parauapebas

O tempo firme e sem chuvas ajudou e muita gente visitou os cemitérios municipais de Parauapebas na manhã desta quinta-feira (02), dia de Finados. Missas em homenagem ao dia de Finados foram realizadas pela manhã no cemitério da Saudade.

O movimento e a ausência de chuvas favoreceram as vendas dos ambulantes no entorno dos cemitérios durante o dia todo. Marcos dos Santos é frentista mas aproveitou o feriado para incrementar a renda familiar com a venda de flores, velas e fósforos. Em poucas horas, já tinha vendido mais de 70 vasos e a expectativa até o fim do dia era chegar a 300 unidades.

Dona Maria Francisca foi acompanhada da filha e do sobrinho para visitar os túmulos dos seus pais. Mesmo falecidos há mais de dez anos, ela diz que não deixa de fazer visitas constantes. Para ela, esse é um dia de recordações e tradições. “Junta todo mundo, faz aquela oração e homenageia aquela pessoa. A gente sabe que eles não estão mais aqui, mas é tradição da gente mesmo”, explica a aposentada.

Fernando Sousa, gestor do Instituto Amigos que Brilham, visitou o túmulo de sua mãe, Maria José da Silva, conhecida carinhosamente como Estrela. Ele enfatizou a importância de cultivar o amor e aproveitar os momentos em vida. “A gente vê no semblante de cada pessoa a dor e a saudade, mas isso deve ser sempre cultivado em vida. Devemos utilizar o momento que nós temos hoje com as pessoas pra abraçar, beijar, dizer o quão importante é, porque depois quando a gente chega nessa fase já passou e nos resta apenas a saudade”, comenta.

Fábio Júnior, coordenador do Cemitério Jardim da Saudade, explicou as ações realizadas para receber os visitantes nesse dia tão importante. “O cemitério passou por um trabalho de limpeza e ornamentação, isso ocorre ao longo do ano, mas é intensificado no período próximo ao Dia de Finados. A gente também tem uma equipe de orientação, pois muitas pessoas não sabem ou esqueceram onde está enterrado o seu parente”, explica o coordenador acrescentando que devido ao grande número de sepultamentos de 2023, o público visitante deste ano será maior que no ano anterior.

Os cemitérios de Parauapebas ficaram abertos para visitação até o ínicio da noite.

Fonte: Morgana Albuquerque – Ascom PMP

Sair da versão mobile