Educação
Educação Escolar Indígena é pauta em audiência com representante do governo estadual
Representantes da comunidade indígena Xikrin do Kateté, ratifica e pleiteia que sejam tomadas todas as providências cabíveis pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) visando, em caráter de urgência, a implantação do Ensino Médio Regular nas comunidades indígenas, sendo necessária a criação, regularização e, posterior construção/estruturação, da Escola Estadual de Ensino Médio indígena Bemoti Xikrin, na Terra Indígena Xikrin do Cateté – Parauapebas/PA, com atendimento das demanda existes relativas às 19 (dezenove) aldeias do Povo Indígena Xikrin do Kateté, bem como as providências necessárias para a imediata implantação de EJA – Ensino médio, implantação de laboratório de informática e a contratação de profissionais indígenas e não indígenas (habilitados), objetivando uma educação pública e de qualidade, nos termos da legislação correlata a educação escolar indígena vigente.
“Ressaltamos que o presente pleito reitera às inúmeras reivindicações encaminhadas à Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) desde o ano de 2013 e diversas outras em anos anteriores, somente acolhido pelo Governador do Estado do Pará recentemente”, conclui o ofício.
A apresentação da pauta se deu na audiência promovida pela Comissão de Assuntos Relevantes, ocorrida na Câmara Municipal de Parauapebas, quando se fez presente o Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, que recebeu as reivindicações das lideranças indígenas, através do OFÍCIO. Nº.: 067/2023 – I.B.X , encaminhado pelo I. B. X. _ Instituto Indígena Botiê Xikrin, assinado pelo diretor executivo Atoro Tikra xikrin Gavião.
A fala na tribuna, naquela audiência, foi feita pelo líder inígena, Tekore Xikrin, coordenador local do Sistema de Organização Modular de Ensino Indígena (Somei), que relatou algumas das principais deficiências na educação da população indígena Xikrin do Kateté, além da necessidade da implantação do Ensino Médio nas aldeias da etnia. “Essa reunião foi marcada de forma rápida, por isso, não conseguimos trazer nossos alunos, professores e pais de alunos”, afirmou Tekore Xikrin, dando conta de que a situação na escola Bep Karoti, situada na aldeia Kateté, está totalmente esquecida, além de faltar servidores e estrutura predial e pedagógica.
Girlan Pereira, coordenador do DRI – Departamento de Relações Indígenas, do gabinete da Prefeitura de Parauapebas, ao fazer uso da tribuna naquela audiência, disse ter aguardado 15 anos para entregar ao Secretário de Estado de Educação, a demanda reprimida do Ensino Médio. “Enquanto falam que a educação na zona rural está esquecida, eu digo que a educação indígena nunca foi lembrada. E isto é muito triste”, lamentou Girlan, mensurando que a pauta é desde 2008, desde quando tem dialogado com diversos setores e pela primeira vez reunindo como secretário de estado de educação.
Em sua fala, Girlan lembrou que quando o governador Helder Barbalho esteve nas aldeias Xikrin do Kateté, foi bem recebido e fez compromisso com a população. Naquele ato, solicitou reunião com o Secretário de Estado de Educação e seu adjunto, além da Coordenação Escolar Indígena, o departamento de obras e infraestrutura da Seduc, diretoria da Somei, e a 21ª URE, para tratar especificamente da educação escolar indígena. “Nossa pauta é longa e não dá para falar em três minutos. Para que o senhor como representante do governo do estado, ouça com atenção no momento oportuno os representantes indígenas”, encerrou Girlan Pereira.
(Reportagem: Francesco Costa)
Destaque
Estudantes paraenses conquistam 11 medalhas na Olimpíada de Astronomia
Nove estudantes da Escola Estadual Dr. Romildo Veloso e Silva, do município de Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará, trouxeram para o Pará, 11 medalhas, referentes às suas participações na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), parte das medalhas já foram entregues aos estudantes no último dia 15 de agosto, durante a Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro.
Os medalhistas na prova OBA foram Kauan Aguiar e Jheniffer Vêncio, com medalhas de prata. E Giselly Lopes, Kauanne Silva, João Costa, Ana Moreira, Kallyne dos Santos e Wallyson da Mata, com medalhas de bronze.
Já os medalhistas na Jornada foram João Vitor dos Santos, Emanuel Oliveira, João Costa, Weverton Santos, Luis Lima e Flávio Araújo, com ouros, e Elson Ferrais, Eduardo Oliveira e Jhenyfer Oliveira, com as premiações de prata.
Na Jornada, os alunos foram divididos em três equipes do Ensino Médio, nível 4, onde disputaram com outros grupos de diversas partes do país. A Jornada de Foguetes representa o ápice da competição nacional de lançamento de foguetes de garrafa PET e proporcionou aos jovens uma oportunidade única de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e o interesse pelas áreas de ciência e tecnologia.
Durante a Jornada, os estudantes conquistaram três medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata. Para chegar até lá, os participantes precisaram superar diversas etapas, desde a construção dos foguetes até a participação na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), demonstrando suas habilidades em engenharia e aerodinâmica.
Toda a jornada até lá foi inacreditável, foi uma experiência única e foi simplesmente muito divertido participar de tudo aquilo. Foi bem desafiador e trabalhoso, porque nós não sabíamos de muita coisa. Tínhamos pouca experiência em fazer foguetes, conseguimos fazer alguns ótimos. O foguete da nossa classificação foi razoavelmente longe, pouco mais de 180 metros. E, por mais que eu nunca tenha participado de nenhuma Jornada de Foguetes antes e de nenhum outro, tivemos um ótimo desempenho. Nós conseguimos trabalhar muito bem em equipe e isso fez com que todo mundo tivesse um desempenho esplêndido”, disse Emanuel Oliveira, estudante que ganhou ouro na Jornada.
Durante os meses de março e abril, foram abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Já no mês de maio, ocorreu a prova escrita da OBA e a MOBFOG. A Mostra é feita de forma interna nas unidades escolares participantes, servindo assim de seletiva para as melhores equipes que conseguiram lançar seus foguetes acima de 100 metros de alcance oblíquo, dessa forma podendo ser convidadas para a Jornada de Foguetes.
No mês de junho, saiu o resultado da prova e da Mostra de Foguetes e neste ano, a Escola Dr. Romildo Veloso e Silva recebeu a qualificação para participar da Jornada de Foguetes, que ocorreu entre os dias 12 e 15 de agosto. Estes alunos foram selecionados por alcançarem distâncias superiores a 130 metros na seletiva MOBFOG realizada na escola.
Garrafas PET – Os foguetes são todos feitos de garrafa pet, ou seja, materiais recicláveis. São divididos em 5 níveis de complexidade. Sendo o nível 4 para o ensino médio, sua propulsão é feita através da reação química de bicarbonato de sódio e vinagre.
“Essa Jornada foi muito importante para mim e para meus amigos. Acredito que tanto eu como eles, a gente aprendeu a trabalhar em equipe e conseguimos quebrar metas. Foi muito importante conhecer pessoas novas, conseguir ali estar trazendo o ouro prata para o nosso estado do Pará e para Ourilândia. Foi fundamental também a colaboração dos nossos pais, o apoio dos nossos professores e da escola. Acredito que, se eu tivesse a oportunidade, eu participaria novamente”, disse Jennifer Modesto, estudante que ganhou prata na Jornada.
Na prova da OBA, os estudantes ganharam duas medalhas de prata e seis de bronze. Encerrando a participação da unidade com 11 medalhas. “Eu acredito muito na educação como agente transformador e faço questão que os alunos percebam que acredito nisso e também acredito neles. As Olimpíadas não apenas ampliam o conhecimento dos estudantes sobre astronomia astronáutica, mas também contribuem para a sua formação como cidadãos conscientes e fomentam interesse nos jovens pela ciência”, afirma Poliana Romualdo, professora de Química na Escola Romildo Veloso.
Para o estudante João Costa, que conquistou medalhas tanto na OBA, com bronze, como também na Jornada, o ouro, conta que a premiação é um resultado dos seus próprios esforços.
“O sentimento que abrange é a felicidade, em razão de que é o primeiro ano que faço essa olimpíada, do qual também é o primeiro ano que eu ouço falar dessa olimpíada, e com certeza é de grande satisfação e alegria que eu falo com você que sou medalhista de bronze. Já na Jornada, o meu trabalho na equipe foi auxiliar sobre os foguetes, auxiliar sobre a base dando dicas de como melhorar nosso foguete e afins da base. Então, foi com grande satisfação porque é um resultado dos seus próprios esforços e também um incentivo não só para si, mas também para os colegas já que se você conseguiu consequentemente eles se esforçando e buscando atrás eles também irão”, disse o estudante.
Reportagem: Bianca Rodrigues – Ag. Pará
Destaque
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Destaque
Escola de Educação Infantil Cora Coralina será inaugurada nessa quinta-feira, 20
Nessa quinta-feira, dia 20 de junho, às 16h, será inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil Cora Coralina, localizada no bairro Vale do Sol. Construída pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), a instituição atenderá mais de 700 crianças com idades de 4 e 5 anos.
Com 2.742 metros quadrados de área construída (térreo e primeiro andar) e total acessibilidade, a unidade escolar conta com 15 salas de aula, brinquedoteca, playground, salas multifuncionais, refeitório e cozinha industrial com estrutura completa. Além disso, dispõe de enfermaria, bloco administrativo, sala de reunião, sala de professores, pátio central coberto e auditório.
Serviço: Inauguração da Escola de Educação Infantil Cora Coralina
Data: 20 de junho
Horário: 16h
Local: Rua Marcos Paulo, Quadra 8, Lote Especial, bairro Vale do Sol
Assessoria de Comunicação/PMP
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