Politica
ELEIÇÕES: SOLIDARIEDADE organiza seus diretórios nos 144 municípios paraenses se preparando para as eleições municipais
“O trabalho transforma vidas! Nós do estado do Pará somos um povo batalhador, defendemos a educação e o trabalho como ferramentas de transformação social”, explica o presidente do SOLIDARIEDADE Ed Wilson Dias, detalhando que para os membros do partido é o sentimento de preocupação mútua, de ação coletiva, que objetiva o amparo social sem intenção de receber nada em troca. Neste misto de sentimentos e ações, fortalecemos o trabalho, a sociedade e o nosso partido.
É com esse propósito que o SOLIDARIEDADE organiza seus diretórios nos 144 municípios paraenses se preparando para as eleições municipais que ocorrerão no próximo ano, 2024. De acordo com o comando do partido, o objetivo é ampliar as cadeiras nos parlamentos municipais além das chefias no Poder Executivo no máximo de prefeituras possível.
As articulações já estão sendo feitas para que lideranças que tenham a mesma visão e valores do SOLIDARIEDADE possa pegar o comando dos Diretórios Municipais trabalhando para reforçar o quadro de filiados estando entre estes nomes que venham disputar as eleições de 2024 com possibilidade de se eleger a prefeito, vice-prefeito e vereador.
No sul e sudeste do Pará, a missão foi dada a Gilberto Sá que já tem contatos por diversos municípios na captação de futuros candidatos que se interessem em concorrer pelo SOLIDARIEDADE. “Nosso objetivo é trazer para a política pessoas que tenham uma visão reformadora e possam fazer diferente. Há muitas pessoas insatisfeitas com o jeito de fazer política e são essas que devem ingressar na militância, se elegendo para poder trazer suas ideias e assim possamos transformar a gestão para melhor e mais solidária”, explica Gilberto Sá, se dizendo agradecido ao presidente do SOLIDARIEDADE Ed Wilson Dias, e o vice-presidente Alessandro da Silva Amaro, que o incumbiu de buscar apoio nos municípios destas regiões paraenses.
De acordo com números citados por Gilberto Sá, nas eleições municipais de 2020, o partido elegeu, em todo o Brasil, 94 prefeitos e 1.348 vereadores; resultando na estão em curso, o comando de inúmeras secretarias e departamentos municipais. “Esses certamente são agregadores e multiplicadores que trarão para o SOLIDARIEDADE mais crescimento”, aposta Gilberto Sá, deixando o convite a todos que almejam mudanças na gestão pública para que se filiem ao SOLIDARIEDADE e fiquem atentos para os eventos de organização política que ocorrerão em todos municípios nos próximos meses.
As informações sobre a legenda, bem como quem deseje se filiar, podem ser acessadas pelo whatssApp de Gilberto Sá: 94 98114-3522.
SOBRE O SOLIDARIEDADE – O Solidariedade é um partido político de centro-esquerda do Brasil fundado em 2012 e registrado oficialmente em 2013. Seu presidente nacional e principal líder é Paulinho da Força, sindicalista e presidente licenciado da Força Sindical. Em fevereiro de 2023 possuía 381.062 filiados, sendo São Paulo, Minas Gerais e Pará os estados com mais membros. O partido apoiou as candidaturas presidenciais do PSDB nas eleições de 2014 e de 2018. Já em 2022, o Diretório Nacional decidiu compor a coligação “Brasil da Esperança” em torno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, sinalizando uma movimentação da sigla para o campo progressista.
Em outubro de 2022, o partido anunciou estar em negociação para se fundir com o PROS, depois de não ter atingido a cláusula de barreira nas eleições gerais no Brasil em 2022. Todavia, em 17 de outubro de 2022, em vez da fusão, foi aprovado pelos diretórios nacionais de ambas as siglas que o PROS seria incorporado ao Solidariedade. A incorporação foi oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 14 de fevereiro de 2023.
Politica
Calendário de reuniões ordinárias do CMPI é divulgado no Diário Oficial
A publicação foi feita na edição 855 do Diário Oficial do Município de Parauapebas, dando conta do calendário de reuniões do CMPI – Conselho Municipal de Políticas Indigenistas para 2025.
Assim, por meio da Portaria Nº 15/2024, com data de ontem, 18 de novembro de 2024, o presidente do citado conselho, Bep Kaminhoroti Xikrin, institui o calendário de reuniões ordinárias.
Bep kaminhoroti, se ampara no no art. 21 do Regimento Interno e, considera que o Conselho Municipal de Política Indigenista de Parauapebas, instituído pela Lei nº 5.241, de 16 de junho de 2023, que doravante adotará a sigla CMPI, é um órgão comunitário e colegiado de representação paritária, de caráter autônomo, permanente, consultivo, deliberativo e fiscalizador dos planos, programas, projetos, atividades e ações estabelecidas e executadas, no âmbito do Município, com finalidade precípua de proteger e promover os direitos indígenas, suas comunidades e organizações; além do Art. 13º. do regimento interno deste Conselho: “A Plenária se reunirá ordinariamente conforme cronograma a ser estabelecido pela Diretoria Executiva, considerando as disposições constante na Lei nº 5.241, de 16 de junho de 2023 e demais normas constantes neste Regimento Interno e, extraordinariamente, a qualquer tempo, por convocação do Presidente, ou pela maioria simples dos membros da Diretoria Executiva ou pela maioria simples dos membros do CMPI, com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis”.
E, considerando o §1º do Art. 13º. do regimento interno deste Conselho:
“As sessões ordinárias poderão ser definidas em calendário aprovado pela Plenária, sendo esta, preferencialmente, na primeira quarta-feira do mês”. Além de que as deliberações do Conselho Municipal de Política Indigenista, ordinária realizada no dia 06 de junho de 2024; que aprovou por unanimidade a alteração na metodologia de realização das reuniões ordinárias deste Conselho, conforme realidade das comunidades indigenas e disponibilidade dos conselheiros do poder publico, sendo fixado o principio para a convocação da referida reunião: “As a reuniões ordinárias acontecerão bimestralmente, no terceiro fim de semana do mês, observando feriados e dias uteis, a serem programados e divulgados previamente, pela diretoria deste Conselho”;
CONSIDERANDO, as deliberações da 3º reunião ordinária do CMPI, realizada em 06/12/2024, bem como a análise e avaliação das datas a serem programadas, para a realização das sessões ordinárias deste conselho e aprovação unanime do pleno;
R E S O L V E:
Art. 1º. Instituir o calendário de reuniões ordinárias no âmbito deste Conselho, referente ao ano de 2025, para o seu pleno e regular funcionamento, conforme abaixo:
24 a 26 de janeiro
21 a 23 de março
23 a 25 de maio
22 a 24 de agosto
17 a 19 de outubro
28 a 30 de novembro
Já as definições de locais das reuniões e referida programação e pauta, serão definidas em edital próprios; previamente divulgado pela mesa diretora do CMPI.
(Reportagem: Francesco Costa)
Politica
Academia Parauapebense de Letras é reconhecida pela Câmara Municipal de Parauapebas como entidade de utilidade pública
A declaração de utilidade pública é o reconhecimento pelo poder público de que a instituição, de acordo com o seu objetivo social, é sem fins lucrativos e prestadora de serviços à coletividade.
Para obter o referido título, é necessário atender às normas da Lei Municipal nº 4.340/2007, que prevê tal reconhecimento para as entidades beneficentes, órgãos não governamentais e associações de classe que se destaquem em promover o bem estar social e o engrandecimento social e cultural do município.
A Academia Parauapebense de Letras foi fundada em 16 de setembro de 2014 como uma associação civil sem fins lucrativos, para reunir escritores e promover a literatura no município.
Nestes dez anos de fundação, a instituição vem empreendendo diversos projetos junto às escolas públicas, realizando oficinas literárias, leitura e contação de histórias, exercícios de criação e estímulo à produção literária.
Ao longo de sua história, a APL realizou concursos literários com o objetivo de estimular o surgimento de novos escritores e um maior incentivo à escrita.
Por meio da entidade, também já foram produzidas e publicadas duas obras literárias, reunindo poemas, contos e crônicas de diversos cidadãos de Parauapebas, do campo e da cidade. O primeiro foi a “Antologia – Construção de um ideal” e o segundo, denominado “Letras na Pandemia”, um E-Book Emergencial.
Atualmente, a APL segue promovendo atividades de fomento à literatura, através de projetos realizados de forma voluntária por seus membros e parceiros, com o apoio de alguns incentivadores.
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em plenário e enviado para sanção do prefeito Darci Lermen. Após a sanção do Poder Executivo, a entidade poderá, entre outras ações, firmar parcerias e convênios com o poder público para melhorar e ampliar sua atuação no município.
Politica
Explosões são ouvidas perto do STF; prédio é evacuado
Uma pessoa morreu
O Supremo Tribunal Federal (STF) está sendo evacuado neste momento após terem sido ouvidas explosões, por volta das 19h30, na Praça dos Três Poderes. Há informação de que uma pessoa morreu.
Em nota, o STF disse que foram “ouvidos dois fortes estrondos ao final da sessão e os ministros foram retirados do prédio com segurança”. “Os servidores e colaboradores também foram retirados por medida de cautela”, acrescenta. O público que participava da sessão que analisava ação sobre letalidade policial em favelas foi retirado às pressas. As explosões foram ouvidas após o encerramento da sessão.
Policiais militares e bombeiros foram acionados e estão no local.
Esplanada dos Ministérios fechada
O acesso a Esplanada dos Ministérios foi fechado após as explosões.
A Polícia Civil do Distrito Federal informou que já deu início “às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada ao local”.
Palácio do Planalto
A segurança foi reforçada no Palácio do Planalto, que fica no lado oposto ao STF, na Praça dos Três Poderes.
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque1 ano atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque1 ano atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Cidades2 anos atrás
Siproduz realiza grande cavalgada da FAP 2022