Politica
EM PARAUAPEBAS: Lideranças manifestam apoio a Branco da White no lançamento do partido UNIÃO BRASIL
Milhares de pessoas compareceram para prestigiar o líder que desponta com fortes possibilidades de ser o próximo chefe do executivo na Capital do Minério.
Empresário dono da empresa White Tratores, uma das mais conhecidas na região que atua no ramo de Terraplanagem e Locação de Máquinas, Branco da White sempre teve sua parcela de contribuição no resultado das eleições eleitorais, apoiando candidatos na região sul e sudeste do Pará, através de articulação que trouxe como desfecho a chegada de prefeitos, vereadores e até deputados à almejadas cadeira.
Assim, depois de tanta atuar nos bastidores, Branco da White, vem demonstrando interesse por também ser mandatário político, tendo sua “primeira investida” sido como candidato a suplente de Senador da República nas eleições de 2022.
Mas, o recado ficou claro no lançamento do partido UNIÃO BRASIL, ocorrido na noite de quinta-feira, 20, na Câmara Municipal de Parauapebas, onde inúmeras lideranças e milhares de pessoas compareceram man
ifestando empatia e apoio ao empresário. “Vejo aqui uma demonstração de força e possiblidade do Branco ser nosso próximo prefeito”, afirmou Carlos Feitosa, um popular encontrado entre as muitas pessoas.
Além de inúmeros presentes, o evento contou com a presença de várias autoridades políticas e lideranças regionais, estando entre elas, o deputado federal e presidente do União Brasil no Pará, Celso Sabino; o deputado estadual Ivanaldo Brás; a Prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha; o prefeito de Xinguara, Moacir Pires de Faria; o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen; e o vice-prefeito de Parauapebas, João do Verdurão; além de vereadores e secretários de Parauapebas e região; todos manifestando apoio ao presidente do Pardido União Brasil em Parauapebas, João Vicente Ferreira do Vale, e à vice-presidente do partido Graciele Brito.
Entre as diversas lideranças esteve presente ao evento Gilberto Sá (SOLIDARIEDADE) dizendo entender que há grandes possibilidades de que Parauapebas venha ter uma gestão equilibrada e de forma técnica já que Branco da White tem demonstrado competência desde que chegou a esse Município onde tem se destacado como empreendedor. “Um município é como uma grande empresa, onde é preciso capacidade para gerenciar e aplicar bem os recursos. E o Branco, melhor que ninguém, tem provado isso através de sua gestão próspera e a geração de muitos empregos em toda a região onde sua empresa atua”, simplificou Gilberto Sá, manifestando apoio à possível candidatura de Branco da White, através do comando da legenda no Pará, presidente do SOLIDARIEDADE Ed Wilson Dias, e o vice-presidente Alessandro da Silva Amaro, que o incumbiu de buscar apoio nos municípios das regiões sul e sudeste do Pará.
O prefeito Darci Lermen lembrou das várias lutas políticas que ele e Branco da White empunharam. “Antes de eu ser eleito prefeito pela primeira vez, o Branco chegou a minha casa com uma cabeleira toda vermelha – ele ainda tinha cabelo – e disse: Darci, vamos ganhar essa eleição! Foi ele que doou o primeiro veículo para minha campanha. De lá pra cá, vencemos muitas vezes, um apoiando o outro. Aproveitar a ocasião e voltar a repetir, não existe racha nesse grupo político, mas é um grupo que por muita das vezes pensa diferente, e isso é bom para o amadurecimento político. O Branco faz parte deste grande grupo – composto por diversos partidos -, e ele sabe que nós sabemos ganhar um processo político, mas com união, a união prevalece e é o caminho para a vitória. A festa está linda amigo, que Deus te abençoe!” afirmou Lermen.
Celso Sabino, em sua fala, elogiou a grande festa da democracia realizada pelo partido. “Parauapebas é mesmo fascinante. Quando o Branco aceitou o desafio de liderar o União Brasil aqui, ele me convidou para visitar a cidade e eu achei que ele iria me receber em algum sítio com amigos, mas não, ele me surpreende com essa megafesta. Isso demonstra a força do nosso partido, mas acima de tudo a força dessa liderança e empresário que venceu na vida. Parabéns meu amigo! Parabéns União Brasil!”, ressaltou Sabino.
Politica
Calendário de reuniões ordinárias do CMPI é divulgado no Diário Oficial
A publicação foi feita na edição 855 do Diário Oficial do Município de Parauapebas, dando conta do calendário de reuniões do CMPI – Conselho Municipal de Políticas Indigenistas para 2025.
Assim, por meio da Portaria Nº 15/2024, com data de ontem, 18 de novembro de 2024, o presidente do citado conselho, Bep Kaminhoroti Xikrin, institui o calendário de reuniões ordinárias.
Bep kaminhoroti, se ampara no no art. 21 do Regimento Interno e, considera que o Conselho Municipal de Política Indigenista de Parauapebas, instituído pela Lei nº 5.241, de 16 de junho de 2023, que doravante adotará a sigla CMPI, é um órgão comunitário e colegiado de representação paritária, de caráter autônomo, permanente, consultivo, deliberativo e fiscalizador dos planos, programas, projetos, atividades e ações estabelecidas e executadas, no âmbito do Município, com finalidade precípua de proteger e promover os direitos indígenas, suas comunidades e organizações; além do Art. 13º. do regimento interno deste Conselho: “A Plenária se reunirá ordinariamente conforme cronograma a ser estabelecido pela Diretoria Executiva, considerando as disposições constante na Lei nº 5.241, de 16 de junho de 2023 e demais normas constantes neste Regimento Interno e, extraordinariamente, a qualquer tempo, por convocação do Presidente, ou pela maioria simples dos membros da Diretoria Executiva ou pela maioria simples dos membros do CMPI, com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis”.
E, considerando o §1º do Art. 13º. do regimento interno deste Conselho:
“As sessões ordinárias poderão ser definidas em calendário aprovado pela Plenária, sendo esta, preferencialmente, na primeira quarta-feira do mês”. Além de que as deliberações do Conselho Municipal de Política Indigenista, ordinária realizada no dia 06 de junho de 2024; que aprovou por unanimidade a alteração na metodologia de realização das reuniões ordinárias deste Conselho, conforme realidade das comunidades indigenas e disponibilidade dos conselheiros do poder publico, sendo fixado o principio para a convocação da referida reunião: “As a reuniões ordinárias acontecerão bimestralmente, no terceiro fim de semana do mês, observando feriados e dias uteis, a serem programados e divulgados previamente, pela diretoria deste Conselho”;
CONSIDERANDO, as deliberações da 3º reunião ordinária do CMPI, realizada em 06/12/2024, bem como a análise e avaliação das datas a serem programadas, para a realização das sessões ordinárias deste conselho e aprovação unanime do pleno;
R E S O L V E:
Art. 1º. Instituir o calendário de reuniões ordinárias no âmbito deste Conselho, referente ao ano de 2025, para o seu pleno e regular funcionamento, conforme abaixo:
24 a 26 de janeiro
21 a 23 de março
23 a 25 de maio
22 a 24 de agosto
17 a 19 de outubro
28 a 30 de novembro
Já as definições de locais das reuniões e referida programação e pauta, serão definidas em edital próprios; previamente divulgado pela mesa diretora do CMPI.
(Reportagem: Francesco Costa)
Politica
Academia Parauapebense de Letras é reconhecida pela Câmara Municipal de Parauapebas como entidade de utilidade pública
A declaração de utilidade pública é o reconhecimento pelo poder público de que a instituição, de acordo com o seu objetivo social, é sem fins lucrativos e prestadora de serviços à coletividade.
Para obter o referido título, é necessário atender às normas da Lei Municipal nº 4.340/2007, que prevê tal reconhecimento para as entidades beneficentes, órgãos não governamentais e associações de classe que se destaquem em promover o bem estar social e o engrandecimento social e cultural do município.
A Academia Parauapebense de Letras foi fundada em 16 de setembro de 2014 como uma associação civil sem fins lucrativos, para reunir escritores e promover a literatura no município.
Nestes dez anos de fundação, a instituição vem empreendendo diversos projetos junto às escolas públicas, realizando oficinas literárias, leitura e contação de histórias, exercícios de criação e estímulo à produção literária.
Ao longo de sua história, a APL realizou concursos literários com o objetivo de estimular o surgimento de novos escritores e um maior incentivo à escrita.
Por meio da entidade, também já foram produzidas e publicadas duas obras literárias, reunindo poemas, contos e crônicas de diversos cidadãos de Parauapebas, do campo e da cidade. O primeiro foi a “Antologia – Construção de um ideal” e o segundo, denominado “Letras na Pandemia”, um E-Book Emergencial.
Atualmente, a APL segue promovendo atividades de fomento à literatura, através de projetos realizados de forma voluntária por seus membros e parceiros, com o apoio de alguns incentivadores.
O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em plenário e enviado para sanção do prefeito Darci Lermen. Após a sanção do Poder Executivo, a entidade poderá, entre outras ações, firmar parcerias e convênios com o poder público para melhorar e ampliar sua atuação no município.
Politica
Explosões são ouvidas perto do STF; prédio é evacuado
Uma pessoa morreu
O Supremo Tribunal Federal (STF) está sendo evacuado neste momento após terem sido ouvidas explosões, por volta das 19h30, na Praça dos Três Poderes. Há informação de que uma pessoa morreu.
Em nota, o STF disse que foram “ouvidos dois fortes estrondos ao final da sessão e os ministros foram retirados do prédio com segurança”. “Os servidores e colaboradores também foram retirados por medida de cautela”, acrescenta. O público que participava da sessão que analisava ação sobre letalidade policial em favelas foi retirado às pressas. As explosões foram ouvidas após o encerramento da sessão.
Policiais militares e bombeiros foram acionados e estão no local.
Esplanada dos Ministérios fechada
O acesso a Esplanada dos Ministérios foi fechado após as explosões.
A Polícia Civil do Distrito Federal informou que já deu início “às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada ao local”.
Palácio do Planalto
A segurança foi reforçada no Palácio do Planalto, que fica no lado oposto ao STF, na Praça dos Três Poderes.
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque1 ano atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque1 ano atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Cidades2 anos atrás
Siproduz realiza grande cavalgada da FAP 2022