Ligue-se a nós

Politica

Indígenas e quilombolas reagem a fala de governador do Pará na COP29: ‘Preconceituosa’

Publicado

no

O governador sugeriu que a regulamentação do mercado de carbono poderia permitir que os indígenas “não precisem bater na porta da Funai para pedir recursos” e afirmou que “a repartição do carbono oriundo das áreas indígenas permitirá com que estes povos possam se alimentar, possam sonhar e possam ter qualidade de vida sem ter que propor como solução para comunidades indígenas fazer extração de minério e minério ilegal em áreas indígenas”.

Povos tradicionais, no entanto, consideraram que a fala do governador “demonstra uma visão preconceituosa e desinformada sobre a realidade dos povos tradicionais”.

Diz a nota:

“O que o governador propõe como uma novidade para o mercado global é, na verdade, um modo de vida que praticamos há milênios”.

Os signatários criticam ainda o modelo de créditos de carbono REDD+, que, segundo eles, representa “a comercialização da natureza, financiada por empresas e governos estrangeiros que continuarão a poluir enquanto lucram”.

Ao apoiar essa alternativa sem consulta aos povos, afirmam indígenas e quilombolas, o governador estaria servindo aos interesses do capital internacional e desconsiderando a autonomia e os direitos das comunidades amazônicas.

Mais de 20 organizações assinaram o posicionamento.

Confira na íntegra a Nota de Repúdio ao discurso racista do governador Helder Barbalho na COP-29

Politica

Academia Parauapebense de Letras é reconhecida pela Câmara Municipal de Parauapebas como entidade de utilidade pública

Publicado

no

Tablóide ParáA declaração de utilidade pública é o reconhecimento pelo poder público de que a instituição, de acordo com o seu objetivo social, é sem fins lucrativos e prestadora de serviços à coletividade.
Para obter o referido título, é necessário atender às normas da Lei Municipal nº 4.340/2007, que prevê tal reconhecimento para as entidades beneficentes, órgãos não governamentais e associações de classe que se destaquem em promover o bem estar social e o engrandecimento social e cultural do município.

A Academia Parauapebense de Letras foi fundada em 16 de setembro de 2014 como uma associação civil sem fins lucrativos, para reunir escritores e promover a literatura no município.

Nestes dez anos de fundação, a instituição vem empreendendo diversos projetos junto às escolas públicas, realizando oficinas literárias, leitura e contação de histórias, exercícios de criação e estímulo à produção literária.

Ao longo de sua história, a APL realizou concursos literários com o objetivo de estimular o surgimento de novos escritores e um maior incentivo à escrita.

Por meio da entidade, também já foram produzidas e publicadas duas obras literárias, reunindo poemas, contos e crônicas de diversos cidadãos de Parauapebas, do campo e da cidade. O primeiro foi a “Antologia – Construção de um ideal” e o segundo, denominado “Letras na Pandemia”, um E-Book Emergencial.

Atualmente, a APL segue promovendo atividades de fomento à literatura, através de projetos realizados de forma voluntária por seus membros e parceiros, com o apoio de alguns incentivadores.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em plenário e enviado para sanção do prefeito Darci Lermen. Após a sanção do Poder Executivo, a entidade poderá, entre outras ações, firmar parcerias e convênios com o poder público para melhorar e ampliar sua atuação no município.

Continuar Lendo

Politica

Explosões são ouvidas perto do STF; prédio é evacuado

Publicado

no

Uma pessoa morreu

O Supremo Tribunal Federal (STF) está sendo evacuado neste momento após terem sido ouvidas explosões, por volta das 19h30, na Praça dos Três Poderes. Há informação de que uma pessoa morreu. 

Em nota, o STF disse que foram “ouvidos dois fortes estrondos ao final da sessão e os ministros foram retirados do prédio com segurança”. “Os servidores e colaboradores também foram retirados por medida de cautela”, acrescenta. O público que participava da sessão que analisava ação sobre letalidade policial em favelas foi retirado às pressas. As explosões foram ouvidas após o encerramento da sessão.

Policiais militares e bombeiros foram acionados e estão no local.

Esplanada dos Ministérios fechada

O acesso a Esplanada dos Ministérios foi fechado após as explosões.

A Polícia Civil do Distrito Federal informou que já deu início “às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada ao local”.

Palácio do Planalto

A segurança foi reforçada no Palácio do Planalto, que fica no lado oposto ao STF, na Praça dos Três Poderes.

 

Continuar Lendo

Destaque

Data Populi aponta que Rafael Ribeiro continua crescendo e deve ir para o segundo turno

Publicado

no

Em mais uma pesquisa realizada em Parauapebas pelo Instituto Data Populi, Rafael Ribeiro continua a crescer nas intenções de votos dos eleitores do município.

O instituto ouviu 2.373 pessoas entre os dias 5 e 9 de setembro e apontam Aurélio Goiano (Avante) com 42,3%, Rafael Ribeiro (União Brasil) com 30,1%, Dr. Felipe com 9,4% dos votos válidos e Graziele Ribeiro com 4%. Os eleitores que não souberam ou não quiseram opinar somaram 8%, e os votos em branco e nulos 6,2%.

Rafael Ribeiro registrou um aumento de 3,6% em relação à pesquisa anterior, onde passou de 26,5% para 30,1%. No mesmo período, Aurélio Goiano registrou queda de 3,1%, caindo de 45,4% para 42,3%, mostrando que a disputa eleitoral na Capital do Minério de 2024 vai entrar para a história, como a primeira em que as eleições deverão ser decididas no segundo turno.

A pesquisa está registrada com o número PA – 02166/2024, tem um nível de confiabilidade de 95% e uma margem de erro tanto para mais ou para menos de 2%.

“Em cada resultado de uma nova pesquisa apresentada, me sinto revigorado e crendo que estou no caminho certo, ouvindo a nossa gente e mostrando para cada eleitor que trabalharei incansavelmente para transformar a nossa cidade no melhor lugar para se viver”, declarou Rafael.

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas