Cidades
Investimentos do Governo do Pará garantem saúde e segurança em Marabá
O município de Marabá vem recebendo desde 2019, início da gestão, vários investimentos para fortalecer o desenvolvimento local, já que se trata da quinta cidade mais populosa do Pará, com mais de 288 mil habitantes, segundo o IBGE (2022), e principal centro econômico da região. As obras são em todas as áreas, com destaque para saúde, segurança pública, mobilidade urbana e infraestrutura.
Na mobilidade urbana, o destaque mais recente é a ponte Ana Miranda, sobre o Rio Itacaiúnas, que será entregue nesta sexta-feira, 27. A estrutura, construída por meio de uma parceria entre o Governo do Pará e a Prefeitura Municipal, interliga os núcleos Cidade Nova e Nova Marabá. Com 524 metros de extensão e 16 metros de largura, será a 3ª ponte construída sobre o rio e tem o objetivo de reduzir congestionamentos na Rodovia BR-230 (Transamazônica) e facilitar o fluxo de pessoas e da produção na região.
Saúde – Ainda em 2024, o Governo do Pará entregou a ala Oncológica do Hospital Regional do Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP), considerado um marco histórico para a saúde no Sul e Sudeste do Estado. A nova ala abriga consultório, sala de tratamento com 10 cadeiras para quimioterapia, 20 leitos para internação e um leito de isolamento. A unidade tem consultas oncológicas, abrangendo especialidades como ginecologia e mastologia, além de sessões de quimioterapia e cirurgias oncológicas.
Foto: Augusto Miranda / Ag. Pará
Outros investimentos foram as entregas da Agência Transfusional do Hemopa, em 2021, que funciona dentro do Hospital Materno Infantil; o setor de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em 2022, que beneficia mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região; e três novas ambulâncias, sendo uma UTI e duas de simples remoção, para assegurar o transporte de pacientes na região Sudeste do Pará.
Foto: Bruno Cruz / Agência Pará
O Governo ainda vai entregar a Policlínica/Natea (Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista), que já está com 96% da obra concluída. O local possui cerca de 2.380 m² de área em obras, com dois andares e contará com 53 salas para os mais diversos atendimentos de saúde, incluindo atendimentos primários. O espaço vai contar com as seguintes especialidades médicas: ginecologia, otorrino e oftalmologia. Além de exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, raio-x, densitometria, tomografia, ressonância magnética, endoscopia.
João Jordão Dias, de 60 anos, reside há 30 anos em frente ao prédio onde será a unidade de saúde. Ele está ansioso pela inauguração por vários motivos. “Estou aguardando a inauguração, porque será muito bom para nós, inclusive, quero ser paciente da clínica, começar a me consultar por ter algumas comorbidades e também pretendo trabalhar vendendo aqui alguns produtos, porque vai vir muita gente de fora”, afirmou.
Ainda está em construção o novo Hospital Materno-Infantil de Marabá. Ele chega para expandir a assistência à saúde das mães e das crianças na Região de Integração Carajás, que abrange 17 municípios. A nova unidade também vai contribuir para a descentralização de serviços de alta e média complexidade. A área total a ser construída da maternidade é de 12.418,30 m², com 135 leitos totais, 86 leitos de enfermaria, 30 leitos de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo, 10 leitos de UCI – Unidade de Cuidado Intensivo, cinco leitos de mãe canguru e ainda quatro leitos de isolamento.
Segurança – Desde 2019, o Governo do Pará tem realizado vários investimentos para garantir a segurança nas regiões sul e sudeste do Pará. Neste ano, oito totens de Segurança Pública foram instalados em vias do município de Marabá. Em 2022, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Marabá recebeu uma nova base operacional do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). No mesmo ano, a Segup lançou, em abril de 2022, o programa “Pró-Mulher Pará” em Marabá, que é o primeiro município do interior do Pará a receber a iniciativa, que tem o objetivo de proteger, reprimir e prestar orientação e auxílio às mulheres vítimas de violência doméstica, atuando de forma preventiva e repressiva em situações emergenciais.
Em 2021, foi entregue o novo prédio da Unidade Integrada de Segurança Pública na cidade. O espaço proporciona melhores condições de trabalho aos agentes de segurança pública e reúne serviços de qualidade com infraestrutura adequada, alcançando mais de 70 mil habitantes da área.
“As regiões sul e sudeste do Pará receberam vários investimentos da segurança pública. Especificamente em Marabá foi entregue um complexo de segurança pública, o CISP, no distrito de São Félix, que atende à toda a população, com o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, para que a gente possa atender uma reclamação antiga da população pela ausência de forças policiais e estrutura policial naquela parte da cidade. Também implantamos câmeras de segurança com inteligência artificial, colocamos totens de monitoramento com inteligência artificial, inauguramos o primeiro CICCR, Centro Integrado de Comando e Controle Regional em Marabá, que funciona como integrador das forças de segurança nas grandes operações, além de troca de viaturas da Polícia Militar, da Polícia Civil, reformas de quartéis, de delegacias, tudo isso visando aprimorar e melhorar cada vez mais a prestação do serviço naquela região”, explica o titular da Segup, Ualame Machado.
Outros investimentos – Além da segurança e saúde, outras obras serão inauguradas em breve. Uma delas é a Usina da Paz de Marabá. Localizada na Avenida Sororó, no bairro Jardim União, a UsiPaz de Marabá possui uma área construída de mais de 10 mil metros quadrados. Seguindo o padrão de sucesso das Usinas já entregues, o novo complexo vai dispor também de uma estrutura moderna e funcional, com mais de 70 serviços gratuitos oferecidos à população, nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Ela será a 10ª Usina da Paz entregue pelo Governo do Pará, a terceira localizada na Região de Carajás, que já conta com Usinas em Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Por meio do programa “Creches Por Todo o Pará”, Marabá vai ganhar uma nova creche. A obra está com os serviços avançados e conta com uma estrutura adequada para o ensino infantil, que disponibilizará uma área interna com 9 salas de aula, sala multiuso, 5 banheiros, secretaria, coordenação, sala dos professores, copa, despensa, área de serviço, lactário, berçário, trocador e DML; Além de uma área externa com quadra, parquinho em areia, jardim, banho externo e horta, que atenderá 200 crianças de 0 a 5 anos.
A dona de casa Reny da Silva foi a Marabá visitar o neto que nasceu e disse que ficou feliz em ver os investimentos do Governo no município. “Quando cheguei em Marabá eu senti uma boa sensação de segurança, vi os totens, muitos policiais nas ruas, câmeras também, novos quartéis. Em todo canto tem polícia e a comunidade se sente mais segura assim. Vejo também muitas outras boas iniciativas, não apenas na área de segurança, mas também na saúde como a Policlínica que tá sendo construída, isso é muito bom. O município está bem servido com tantos investimentos e espero que o Governo do Estado venha com mais obras para ter mais progresso ainda em Marabá. É isso que o povo anseia”, comentou.
Cidades
Pontes dos rios Itacaiúnas e Parauapebas são interditadas para reparos
Cidades
Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim
O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.
“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.
Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.
Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará
Cidades
Obras da PA-160 entram em reta final e serão entregues à população de Carajás
As obras de pavimentação da PA-160, também conhecida como Transcarajás, estão em sua reta final e logo serão entregues à população da região de Carajás, no sudeste do Pará. A estrada, que conecta Canaã dos Carajás e Parauapebas à BR-155 e interconecta a região de Carajás à região sul do Estado, é uma via essencial para o desenvolvimento da região e está prestes a transformar a realidade local.
A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), tem promovido intervenções de grande porte, como terraplanagem, implantação de base e sub-base, redes de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. Esses serviços vão garantir melhorias significativas na mobilidade, acessibilidade e segurança, facilitando o transporte de mercadorias e o deslocamento da população local.
Com a conclusão, a pavimentação de mais de 26 km da estrada trará mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para a Região de Integração de Carajás. Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a entrega da obra é um marco importante para a região.
“A conclusão dessas obras é um passo decisivo para melhorar a infraestrutura de transportes no sudeste do estado. A Transcarajás vai garantir mais integração, mobilidade e acesso à população, além de fortalecer a economia regional, impulsionando o escoamento da produção local. Estamos confiantes de que essa entrega trará grandes benefícios para todos os municípios da região de Carajás”, destacou Adler Silveira.
A entrega da obra da PA-160 promete transformar o corredor logístico e fortalecer a economia da região, conectando municípios e criando um ambiente propício para o crescimento sustentável. A conclusão está prevista para os próximos meses e a população local já pode começar a sentir os impactos positivos desta importante infraestrutura.
Reportagem: Paulo Garcia – Secom
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023