Destaque
Itinerância “Proncovô” desembarca em Canaã dos Carajás nos dias 21 e 22 de agosto
“Proncovô” é um show poético musical que celebra a arte do caminhar e faz uma homenagem ao artista mambembe, ao andarilho e à vocação nômade do artista, que parte sempre em busca de seu público. Protagonizada por Laura de Castro e Zé Motta, o espetáculo chega ao município de Canaã dos Carajás após uma temporada de apresentações no Sudeste do País. O espetáculo traz os atores-músicos para a cena como trovadores populares e contemporâneos, tocando, cantando e recitando textos e poemas costurados em uma dramaturgia que festeja a cultura brincante brasileira.
A itinerância “Proncovô” desembarca na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás nos dias 21 e 22 de agosto (quarta e quinta-feira), com a realização da Oficina Proncovô no primeiro dia de programação, às 18h30. A oficina tem duração de duas horas e o seu principal objetivo é trabalhar a interdisciplinaridade, especialmente as vertentes da música, do corpo e do teatro, e a exploração dos entrelaços entre essas formas de expressão cultural.
Já no dia seguinte, 22 de agosto, a comunidade prestigiará o espetáculo cênico, às 19h, na Praça Virgem de Guadalupe, em frente à Casa da Cultura. A montagem tem direção e dramaturgia de Eduardo Moreira e direção musical de Sérgio Pererê. Com composições autorais que se juntam a canções populares, o espetáculo convida o público para uma experiência em que a emoção do encontro fala mais alto.
“Receber espetáculos itinerantes na Casa da Cultura, espaço do Instituto Cultural Vale, é a oportunidade de criar intercâmbios culturais valorosos entre artistas de diversas regiões e países. Além disso, movimenta-se toda a cadeia econômica da cultura, uma vez que produtores, fornecedores de serviços e artistas locais acabam sendo contratados para atuarem nesses espetáculos”, enfatiza Gabriela Sobral Feitosa, diretora da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.
O espetáculo já passou pelas cidades de Sabará, Catas Altas, Barão de Cocais, Itabirito, Ouro Preto, Nova Lima e Belo Horizonte e a escolha por iniciar a turnê já estava no cerne do projeto, como conta Laura de Castro: “Após a pandemia, percebemos uma ebulição cultural, a volta dos shows e peças, porém percebemos que isso estava forte apenas nos grandes centros e capitais. Nosso desejo foi descentralizar, levar nossa arte até essas pessoas”.
A força do encontro ao longo da caminhada é uma metáfora do próprio processo do espetáculo, que marca a reaproximação artística de Eduardo Moreira e Laura de Castro, que viveram uma experiência teatral juntos anos atrás. “É um encontro artístico e afetivo. A Laura trabalhou comigo quando tinha quase 12 anos de idade. Quando ela me convidou para fazer a direção de um show dela com Zé, topei na hora porque deslumbrei a possibilidade de trabalhar o jogo e a relação da música com o teatro e, somado isso, tendo a liberdade de abordar um assunto que sempre me interessa muito que é o caminhar, o lugar do andarilho, do nômade, aquele que está sempre locomovendo-se em busca de alguma coisa”, destaca Eduardo Moreira.
A perspectiva de transmutar, estar sempre partindo e chegando, é uma característica imanente a todo o artista. Para tecer a dramaturgia, Eduardo Moreira se inspirou nos livros “A História do Caminhar”, de Rebecca Solnit, e “Caminhar, Uma Filosofia”, de Fréderic Gros. O roteiro final faz uma colagem com escritos e poemas de diversos autores como Antônio Machado, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Fernando Pessoa, incluindo também composições musicais dos artistas-cantores, misturadas com clássicos da música popular, criando um caleidoscópio de sensações.
“Existe o encontro e um embate do encontro de uma forma ancestral de arte dita pela juventude dos seus intérpretes. Encontros da tradição com o contemporâneo, o erudito e o popular, a música e o teatro, o lírico e o épico, tudo isso numa linguagem que sempre busca a comunicação direta com o público”, garante o diretor Eduardo Moreira.
Sérgio Pererê, diretor musical do espetáculo, foi de extrema importância para a costura entre música e cena. Trazendo sua grande experiência como multiartista e seu vasto conhecimento cênico, Pererê provocou os artistas a borrarem a divisão entre som e texto, e a trazerem texturas e timbres diferentes. “Está sendo um desafio maravilhoso aprender novos instrumentos. Pererê trouxe essa provocação, para que experimentássemos outras sonoridades harmônicas e percussivas, e nós entramos de cabeça”, comenta Zé Motta.
O show cênico “Proncovô” é um projeto realizado pela Laura de Castro Produções Artísticas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale e do Instituto Unimed BH. A produção é da Lazúli Cultura. Este ano, além de circular pelo Pará, o espetáculo irá aos estados do Maranhão e Rio de Janeiro.
Sobre os artistas
Zé Motta é músico, formado em Licenciatura em música pela UNIRIO. Desde 2010 integra o grupo Bloco do Sargento Pimenta como percussionista, regente e um dos coordenadores da oficina de percussão. Com o bloco, já tocou em diversas cidades do Brasil e do exterior – sua apresentação mais recente fora do Brasil ocorreu em Nova York (2023).
Fonte: Jéssica Borges
Destaque
Serviço de neurocirurgia é inaugurado no Hospital Geral de Parauapebas (HGP)
Destaque
Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine
Os trabalhadores podem usar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para consultar vagas de emprego disponíveis nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A ferramenta substituirá o aplicativo Sine Fácil, que foi extinto.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a consulta permite que os serviços da pasta sejam centralizados em um único aplicativo, o que agiliza a comunicação entre empregadores e empregados. O trabalhador receberá a notificação toda vez que surgir uma oferta de emprego em sua região.
Para ter acesso ao serviço, o trabalhador terá de atualizar as informações pessoais e os objetivos profissionais no aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. Os dados podem ser informados ao entrar no ícone “maleta”, na barra inferior da tela, ou na aba “emprego”, no menu de opções.
A partir da atualização dos dados, é possível consultar oportunidades de trabalho no item “vagas de emprego”, que verificará se haverá vagas conforme o perfil informado. Caso haja alguma vaga de interesse, basta o trabalhador selecionar e acompanhar os passos seguintes em “processos seletivos”.
Serviço mais usado do governo federal, a Carteira de Trabalho Digital registrou mais de 724 milhões de acessos em 2024. Desde a estreia do serviço, 81 milhões de trabalhadores baixaram e entraram no aplicativo, que requer conta no Portal Gov.br.
Além da intermediação de mão de obra, a CTPS Digital oferece os seguintes serviços: contratos de trabalho vigente, vínculos de trabalho anteriores, apoio financeiro, abono salarial, seguro-desemprego, benefício emergencial, notificações de qualificação profissional, canal de denúncias trabalhistas e os extratos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Além do aplicativo, a plataforma pode ser acessada por meio do Portal Emprega Brasil, que também requer login único do Portal Gov.br.
Reportagem: Welton Máximo – Agência Brasil
Destaque
Vale e Governo do Pará reafirmam parcerias voltadas à bioeconomia
O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) e anfitrião da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que acontece no próximo mês de novembro, em Belém (PA), o governador do Pará, Helder Barbalho, iniciou nesta segunda-feira (20), sua participação no Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) 2025, em Davos, Suíça.
O primeiro compromisso do governador paraense foi uma agenda bilateral com o presidente da Vale, Gustavo Pimenta. Durante o encontro o dirigente reafirmou o interesse em avançar em parcerias com o Poder Executivo Estadual paraense em políticas públicas voltadas ao meio ambiente.
“Na reunião com a Vale nós tratamos do andamento de vários projetos em parceria. Tanto novos projetos econômicos de mineração quanto o apoio ao Parque de Bioeconomia, ao Porto Futuro II, ao Parque da Cidade e outras estruturas. Também foi tratada sobre a concessão para áreas de restauro no Pará”, explica o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão.
O encontro bilateral entre Helder Barbalho e Gustavo Pimenta foi realizado na Brazil House, um espaço inédito do país durante o Fórum Econômico Mundial. A Brazil House foi criada a partir de uma parceria entre BTG Pactul, Ambipar, Be8, JHSF, Gerdau, Randcorp e Vale.
O local será palco de programações com autoridades locais e globais para discutir importantes temas, como sustentabilidade, transição energética, biotecnologia e o papel do Brasil na nova economia.
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque1 ano atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023