Ligue-se a nós

Destaque

Itinerância “Proncovô” desembarca em Canaã dos Carajás nos dias 21 e 22 de agosto

Publicado

no

Fotos: Guto Muniz - Proncovô

“Proncovô” é um show poético musical que celebra a arte do caminhar e faz uma homenagem ao artista mambembe, ao andarilho e à vocação nômade do artista, que parte sempre em busca de seu público. Protagonizada por Laura de Castro e Zé Motta, o espetáculo chega ao município de Canaã dos Carajás após uma temporada de apresentações no Sudeste do País. O espetáculo traz os atores-músicos para a cena como trovadores populares e contemporâneos, tocando, cantando e recitando textos e poemas costurados em uma dramaturgia que festeja a cultura brincante brasileira.

A itinerância “Proncovô” desembarca na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás nos dias 21 e 22 de agosto (quarta e quinta-feira), com a realização da Oficina Proncovô no primeiro dia de programação, às 18h30. A oficina tem duração de duas horas e o seu principal objetivo é trabalhar a interdisciplinaridade, especialmente as vertentes da música, do corpo e do teatro, e a exploração dos entrelaços entre essas formas de expressão cultural.

Já no dia seguinte, 22 de agosto, a comunidade prestigiará o espetáculo cênico, às 19h, na Praça Virgem de Guadalupe, em frente à Casa da Cultura. A montagem tem direção e dramaturgia de Eduardo Moreira e direção musical de Sérgio Pererê. Com composições autorais que se juntam a canções populares, o espetáculo convida o público para uma experiência em que a emoção do encontro fala mais alto.

“Receber espetáculos itinerantes na Casa da Cultura, espaço do Instituto Cultural Vale, é a oportunidade de criar intercâmbios culturais valorosos entre artistas de diversas regiões e países. Além disso, movimenta-se toda a cadeia econômica da cultura, uma vez que produtores, fornecedores de serviços e artistas locais acabam sendo contratados para atuarem nesses espetáculos”, enfatiza Gabriela Sobral Feitosa, diretora da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.

O espetáculo já passou pelas cidades de Sabará, Catas Altas, Barão de Cocais, Itabirito, Ouro Preto, Nova Lima e Belo Horizonte e a escolha por iniciar a turnê já estava no cerne do projeto, como conta Laura de Castro: “Após a pandemia, percebemos uma ebulição cultural, a volta dos shows e peças, porém percebemos que isso estava forte apenas nos grandes centros e capitais. Nosso desejo foi descentralizar, levar nossa arte até essas pessoas”.

A força do encontro ao longo da caminhada é uma metáfora do próprio processo do espetáculo, que marca a reaproximação artística de Eduardo Moreira e Laura de Castro, que viveram uma experiência teatral juntos anos atrás. “É um encontro artístico e afetivo. A Laura trabalhou comigo quando tinha quase 12 anos de idade. Quando ela me convidou para fazer a direção de um show dela com Zé, topei na hora porque deslumbrei a possibilidade de trabalhar o jogo e a relação da música com o teatro e, somado isso, tendo a liberdade de abordar um assunto que sempre me interessa muito que é o caminhar, o lugar do andarilho, do nômade, aquele que está sempre locomovendo-se em busca de alguma coisa”, destaca Eduardo Moreira.

A perspectiva de transmutar, estar sempre partindo e chegando, é uma característica imanente a todo o artista. Para tecer a dramaturgia, Eduardo Moreira se inspirou nos livros “A História do Caminhar”, de Rebecca Solnit, e “Caminhar, Uma Filosofia”, de Fréderic Gros. O roteiro final faz uma colagem com escritos e poemas de diversos autores como Antônio Machado, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Fernando Pessoa, incluindo também composições musicais dos artistas-cantores, misturadas com clássicos da música popular, criando um caleidoscópio de sensações.

“Existe o encontro e um embate do encontro de uma forma ancestral de arte dita pela juventude dos seus intérpretes. Encontros da tradição com o contemporâneo, o erudito e o popular, a música e o teatro, o lírico e o épico, tudo isso numa linguagem que sempre busca a comunicação direta com o público”, garante o diretor Eduardo Moreira.

Sérgio Pererê, diretor musical do espetáculo, foi de extrema importância para a costura entre música e cena. Trazendo sua grande experiência como multiartista e seu vasto conhecimento cênico, Pererê provocou os artistas a borrarem a divisão entre som e texto, e a trazerem texturas e timbres diferentes. “Está sendo um desafio maravilhoso aprender novos instrumentos. Pererê trouxe essa provocação, para que experimentássemos outras sonoridades harmônicas e percussivas, e nós entramos de cabeça”, comenta Zé Motta.

O show cênico “Proncovô” é um projeto realizado pela Laura de Castro Produções Artísticas com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale e do Instituto Unimed BH. A produção é da Lazúli Cultura. Este ano, além de circular pelo Pará, o espetáculo irá aos estados do Maranhão e Rio de Janeiro.

Sobre os artistas

Laura de Castro é bailarina, atriz, professora, palhaça, diretora, musicista e produtora cultural. Tem sua formação nas instituições: Primeiro Ato Escola de Dança, Galpão Cine Horto, Núcleo Artístico, Escola de teatro PUC Minas, O Tablado, e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, além das mestras e mestres que teve ao longo de sua formação. Atualmente cursa pós-graduação em Artes Cênicas pela UNIRIO, desenvolvendo e aprimorando o trabalho corporal e artístico que faz com musicistas.

Zé Motta é músico, formado em Licenciatura em música pela UNIRIO. Desde 2010 integra o grupo Bloco do Sargento Pimenta como percussionista, regente e um dos coordenadores da oficina de percussão. Com o bloco, já tocou em diversas cidades do Brasil e do exterior – sua apresentação mais recente fora do Brasil ocorreu em Nova York (2023).

Fonte: Jéssica Borges

Destaque

Vereadores apresentam propostas para fortalecer a educação, iluminação e a produção de energia limpa em Parauapebas

Publicado

no

Foto: João Filho

Presidente da Câmara, vereador Anderson Moratorio (PRD) – Foto: Renato Resende

Acordo intermunicipal

Por meio da Indicação nº 165/2025, Moratorio sugeriu ao Executivo Municipal a celebração de um acordo de cooperação intermunicipal na área da educação com os municípios vizinhos de Marabá e Canaã dos Carajás, para a cedência sem ônus de profissionais da educação entre os entes municipais, conforme as necessidades educacionais e administrativas das redes de ensino envolvidas.

Em sua justificativa, o parlamentar destacou que a iniciativa vai otimizar recursos e aprimorar a qualidade do ensino na região. “A presente indicação visa promover maior integração e cooperação entre os municípios vizinhos no âmbito da educação, permitindo a otimização dos recursos humanos disponíveis em cada rede municipal de ensino”, explicou Moratorio.

Dentre os principais benefícios da medida, Moratorio ressaltou: o aprimoramento da gestão educacional; a garantia da continuidade do ensino em situações de afastamento de profissionais; a otimização dos recursos públicos e o fortalecimento da integração regional.

Política de assistência estudantil
Já Alex Ohana apresentou a Indicação nº 176/2025, na qual propôs ao Poder Executivo Municipal a realização de estudos de viabilidade para a criação da Política Municipal de Assistência Estudantil na Secretaria Municipal de Educação (Semed), com foco no combate à evasão escolar de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de alta vulnerabilidade socioeconômica nas escolas públicas do município.

Vereador Alex Ohana (PDT) – Foto: Renato Resende

O parlamentar acredita que a criação da política de assistência estudantil permitirá a implementação de medidas que combatam a principal causa da evasão escolar, que é a vulnerabilidade socioeconômica do estudante e sua família. Ele apresentou dados do IBGE de 2024 sobre a pobreza no Brasil, destacando que crianças e adolescentes são os mais afetados, o que agrava as condições de permanência escolar.

Ohana enfatizou ainda que programas como o Pé de Meia, a poupança do Ensino Médio; o Bolsa Família e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) demonstram que políticas de assistência estudantil têm impacto positivo na redução da pobreza e na melhoria dos indicadores educacionais.

“Ao criar a política de assistência estudantil, a Secretaria de Educação não apenas melhora a vida dos estudantes, mas também contribui para o desenvolvimento socioeconômico da região, formando cidadãos mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho”, argumentou.

Por fim, Alex Ohana enfatizou que “investir em políticas de assistência estudantil e permanência escolar reduz gastos futuros com programas sociais, saúde e segurança pública, além de trazer melhoria dos indicadores educacionais”.

Foto: João Filho

Geradores de energia a combustão
Sadisvan Pereira apresentou a Indicação nº 151/2025, na qual sugeriu ao Poder Executivo a aquisição e implantação de geradores de energia a combustão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) rurais.

Para o parlamentar, a medida é essencial, pois vai assegurar a continuidade do atendimento médico em locais remotos. “A instalação desses geradores é fundamental, pois garantirá a continuidade dos serviços de saúde nas áreas rurais em casos de falta de energia elétrica, situação que pode prejudicar o atendimento à população”, justificou.

O vereador enfatizou ainda que a autonomia energética proporcionada pelos geradores trará “maior segurança, tranquilidade e eficiência” para os profissionais de saúde, evitando interrupções críticas no funcionamento das unidades, especialmente em áreas com histórico de instabilidade no fornecimento.

Sadisvan Pereira (PRD) – Foto: Renato Resende

Iluminação pública
Ainda sob a ótica da garantia energética, Sadisvan Pereira também solicitou, por meio da Indicação nº 152/2025, a implementação de iluminação pública na Avenida A, entre a Policlínica e o Residencial Alto Bonito. Embora focada na segurança, o pedido aborda a questão energética como um pilar fundamental para o bem-estar da população.

“A iluminação pública é essencial para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores e proporcionando maior sensação de segurança, especialmente à noite”, ressaltou.

Energia limpa
A busca por autonomia e sustentabilidade energética foi abordada na Indicação nº 158/2025, de Leandro do Chiquito. Na matéria, o vereador pediu ao Poder Executivo a ampliação da usina fotovoltaica, que é gerida pela Secretaria Municipal de Mineração, Ciência e Tecnologia (SEMMECT).

Na proposição, Chiquito argumentou que a expansão da usina é uma medida estratégica para lidar com o crescente consumo de energia da prefeitura.

Leandro do Chiquito (SD) – Foto: Renato Resende

“A ampliação da usina permitirá que mais instituições sejam beneficiadas, aumentando a economia nos gastos públicos com energia e promovendo um uso mais eficiente dos recursos municipais. Além dos benefícios econômicos, a expansão da usina fotovoltaica contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa”, defendeu.

Encaminhamento
As indicações foram aprovadas e enviadas para análise do prefeito Aurélio Goiano, com cópia para a Secretaria Municipal de Educação.

Texto: Nayara Cristina / AscomLeg 2025

Continuar Lendo

Destaque

Mineradora LIGGA e Prefeitura de Curionópolis: União em prol da comunidade

Publicado

no

Evento “Mulher, Força Única” contou com a parceria da mineradora Ligga entre outras empresas e entidade - Fotos: Divulgação

O mês de março foi sinônimo de muitas oportunidades de aprendizagem e de formação profissional em Curionópolis, através de ações alusivas às celebrações do mês da mulher.

A Prefeitura de Curionópolis lançou uma edição especial do Programa “Crescer Curionópolis”, que ofereceu cursos gratuitos para a comunidade. E a campanha “MULHER, FORÇA ÚNICA” foi criada para fortalecer e capacitar a mão de obra feminina da cidade, com a oferta de cursos profissionalizantes e oficinas de capacitação técnica, exclusivas para as mulheres. Com essa iniciativa, a Prefeita Mariana Chamon visou preparar as mulheres do município para o mercado de trabalho, através da parceria com diversas instituições e empresas, a exemplo da mineradora Ligga.

Dentre as modalidades de capacitações oferecidas em parceria com a Prefeitura de Curionópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, estavam duas turmas do curso de processamento / beneficiamento de frutas para mulheres. Esses cursos foram promovidos pela mineradora Ligga, através do Projeto RevELLA, que tem como missão a promoção do empoderamento feminino pela educação e capacitação técnica, e a consequente geração de trabalho e renda com inclusão produtiva.

Vice- Prefeito Marcus Chamon com os representantes da Ligga em Curionópolis.

ENCERRAMENTO DAS AÇÕES COM FESTA PARA AS MULHERES

Um grande evento social marcou o encerramento das ações da campanha “Mulher, Força Única”, na sede da escola Santos Dumont. Promovido pela Prefeitura de Curionópolis, o evento reuniu empresas e entidades parceiras, autoridades municipais e as mulheres beneficiadas, que também puderam desfrutar de diversos serviços gratuitos de beleza, cidadania e saúde. A solenidade conduzida pelo Vice- Prefeito Marcus Chamon e Secretários municipais, contou com um sorteio para as mulheres inscritas nas ações. O representante da mineradora Ligga foi o Gerente de Operações Cássio Noronha, que participou ativamente da programação.

O Gerente de Operações da mineradora Ligga Cássio Noronha participou com os demais parceiros e o vice-prefeito Marcus Chamon da entrega de prêmios as mulheres sorteadas, como a senhora Maria de Fátima que ganhou uma geladeira.

“Estamos presentes em Curionópolis não apenas com parte de nossa operação, mas também com a nossa atuação social. Somos parceiros da Prefeitura em projetos sociais transformadores como o RevELLA, que através da educação e capacitação, leva oportunidades para as mulheres da região. E também já atuamos há dois anos com o projeto Ligga Campeã, escolinha de futsal feminina que foi pioneira na cidade e reúne esporte e educação” declarou C[assio Noronha.

Os representantes da Ligga com Alexandre Santos, Secretário Municipal de Saúde de Curionópolis.

O Secretário Municipal de Saúde Alexandre Santos, também participou do evento e elogiou a atuação da mineradora Ligga em Curionópolis:

“Nós temos o privilégio de ter como parceria a empresa Ligga, que tem feito um excelente trabalho social junto à comunidade de Curionópolis. Essa aqui foi mais uma ação que a mineradora Ligga abraçou junto à Prefeitura, ofertando formações com esse projeto RevELLA de formação profissional e que tem sido de grande impacto pra nossa comunidade” disse o Secretário de Saúde de Curionópolis.

Continuar Lendo

Destaque

Secretaria da Fazenda (Sefa) apreende 90 cabeças de gado bovino na Transamazônica

Publicado

no

Durante fiscalização realizada, nesta terça-feira (8), no posto fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), no Km 9 da Rodovia Transamazônica, em Marabá, fiscais de receitas estaduais lotados na Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito de Carajás apreenderam 90 cabeças de gado bovino, oriundas de Ipecaetá, na Bahia, com destino à zona rural de Capanema, no Pará. A mercadoria avaliada em R$ 198 mil.

“O condutor apresentou uma nota fiscal de transferência entre estabelecimentos de mesmo titular, contudo, após análise documental e consulta aos sistemas, foi constatado que não há estabelecimento do mesmo contribuinte no destino declarado, sendo que o domicílio fiscal do emissor está localizado em Floresta do Araguaia-PA, a mais de 1.000 km de distância do local de entrega informado. A operação foi caracterizada como uma venda a consumidor final, sendo a nota fiscal desconsiderada”, relatou o coordenador da unidade fazendária, Cicinato Oliveira.

Foi emitido um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$ 67.716,00, referente ao ICMS e multa.

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas