Medalha no peito e um sorriso estampado no rosto. O capoeirista de Canaã dos Carajás (PA), David Gabriel Santos, não esconde a alegria de ter ficado em terceiro lugar na 8ª edição do maior espetáculo de capoeira do mundo, o VMB8 100K (Volta do Mundo Bambas). O evento esportivo foi realizado em Brasília neste mês e reuniu atletas de vários países, como México, Estados Unidos, Emirados Árabes, entre outros.
David Gabriel tem a capoeira em sua vida desde a infância e, mesmo tão jovem, vem trazendo bons resultados para o estado do Pará, sendo destaque nas competições infantojuvenis. “Para mim foi muito gratificante ter ficado em terceiro lugar entre os melhores do mundo. Desde os meus cinco anos de idade, me apaixonei pela capoeira. Comecei a treinar, a treinar, fui ganhando campeonatos e nunca mais parei”, disse o capoeirista, contente.
Foto: Carol de Andrade
Outro jovem capoeirista de Canaã dos Carajás que brilhou na roda de capoeira e conquistou o quarto lugar no VMB8 foi Paulo Vitor Costa dos Santos, de 16 anos. “É muito gratificante, é uma grande honra. Foram muitos dias de treino. Ficamos muito felizes, porque chegar até onde chegamos, entre 52 atletas, não é fácil”, ressaltou.
O espaço onde os jovens treinam é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculado ao CRAS por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O professor do SCFV, Paulo Araújo dos Santos (Camaleão) que conduz as aulas de capoeira, destaca a felicidade pelo sucesso nas competições e fala sobre a importância da modalidade, que mistura arte e esporte. “Sou facilitador aqui há 12 anos, e é muito gratificante poder contribuir na formação dessas crianças e adolescentes. Estamos realizando um trabalho com muita sinceridade. Estamos formando campeões e ajudando a transformar a vida de jovens por meio da capoeira.”
Além da capoeira, o SCFV oferece outras atividades, como artes visuais, oficinas de jogos, música, entre outras. “O principal objetivo do espaço é oferecer um serviço de proteção social básica, que acontece no CRAS, com o intuito de complementar o trabalho realizado com as famílias, fortalecendo as relações familiares e comunitárias, além de prevenir situações de risco social”, ressalta a coordenadora do SCFV da Criança e Adolescente, Erica Santos da Silva.
No SCFV de Canaã dos Carajás, são atendidas 240 crianças. O espaço está localizado no CRAS do Novo Brasil e funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, no contraturno escolar.