Ligue-se a nós

Politica

Lideranças indígenas buscam apoio no Congresso Nacional visando a reestruturação e fortalecimento da saúde de suas comunidades

Publicado

no

Ocorrida no dia 15, quarta-feira, no prédio na SESAI – Secretaria Especial de Saúde Indígena, a reunião contou com as presenças de caciques representantes dos seguintes povos indígenas (etnias): Assurini do Trocara, Guajajara, Gavião (Parkatêjê, Kyikatêjê e Akrãtikatêjê), Suruí-Aikewara, Xikrin do Kateté, Wai Wai, Borari, Cumaruara, Arapium, Tupinambá, Tapajós, Tapuya e Cara Preta, representando os territórios indígenas abrangendo os municípios de Bom Jesus do Tocantins (PA), Itupiranga (PA), São Domingos do Araguaia (PA), Brejo Grande do Araguaia (PA), São Geraldo do Araguaia (PA), Tucuruí (PA), Água Azul do Norte (PA), Parauapebas (PA), São Geraldo do Araguaia (PA), Santarém (PA), Oriximiná (PA), etc.

Além de representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde; e lideranças políticas; estando entre elas o Deputado Federal Keniston Braga e os representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, objetivando o diálogo e apreciação das pautas e reivindicações do Povo Indígena.

Entre os assuntos de relevante interesse público em prol da população indígena do Estado do Pará, esteve a articulação e apoio no Congresso Nacional visando a reestruturação e fortalecimento da saúde indígena, inclusive com destinação de emendas parlamentares e aumento de verbas na LOA (Lei Orçamentaria Anual) para saúde indígena; providencias quanto a criação do Distrito Sanitário Indígena Carajás Tocantins (DSEI CA-TOC); respeito e acolhimento da indicação do indígena Welton Jhon Oliveira Surui para ocupar o cargo de Coordenador do DSEI-GUATOC (Distrito Sanitário de Saúde Indígena Guamá-Tocantins); criação e regularização imediata de Polos de Saúde Indígena no Estado do Pará; acolhimento das pautas especificas de cada povo indígena do Estado do Pará com apresentação, aprovação e encaminhamento do Distrito Sanitário;

Representando uma região em que é notória a presença de comunidades indígenas, o Deputado Federal Keniston Braga expôs sobre seu compromisso no acolhimento e defesa da pauta apresentada pelas lideranças indígenas, falando que quanto a criação de um novo Distrito Sanitário buscará junto ao Ministério da Saúde a formalização e providências da criação do Distrito Sanitário Indígena Carajás com sede no Município de Marabá e Distrito Sanitário Indígena Tapajós com sede no Município de Santarém. “Os indígenas do Pará deixam claro que entre suas pautas prioritárias, a mais importante é, que todos os indígenas tenham suas demandas acolhidas e respeitadas. É isso que faz a política ter sentido: união e respeito com os diferentes modos de sermos e coexistir”, sintetiza Keniston, detalhando que numa pauta onde misturamos idiomas e povos, uma única coisa foi posta sobre as outras; uma palavra em específico: “Abēn kuri”, juntos, em português.

O deputado ainda enalteceu a participação de Girlan Pereira, coordenador do DRI – Departamento de Relações Indígenas, da prefeitura de Parauapebas, que, em sua avaliação “faz um belíssimo trabalho à frente do departamento”. Garantindo “aos amigos indígenas de todo o Pará que, através de seu mandato, eles têm voz em Brasília”.

Carmen Pankararu, diretora do Departamento de Atenção Primaria da Saúde Indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, explicou sobre a regularização do Polo Xikrin Parauapebas no sistema da SESAI e detalhou sobre a criação de polos e também sobre do Distrito Sanitário mediante petição à Ministra de Saúde Indígena, falando do compromisso do apoio na formação da equipe em áreas com o devido acompanhamento da atuação em cada comunidade.

Welton Surui ratificou a pauta coletiva da saúde indígena pedindo ao Deputado Keniston Braga apoio para a reestruturação da saúde indígena. E agradeceu a todos os parentes pelo apoio, agradecendo ainda o apoio do Deputado Keniston e de demais parlamentares que estão acompanhando e apoiando a pauta de políticas públicas em prol da população indígena.

(Texto: Francesco Costa)

 

Destaque

Agenda 44: Rafael Ribeiro e Adriana Roza divulgam os compromissos da semana

Publicado

no

A semana inicia frenética para a campanha 44! São comícios, caminhadas, bandeiraços e grandes encontros com segmentos importantes da sociedade. A campanha do 44, de Rafael Ribeiro para prefeito de Parauapebas e a vice, Adriana Roza, vem contagiando a população.

Na tarde desta terça-feira, 17, Rafael e Adriana têm um encontro marcado com “Mulheres Empreendedoras”, a partir das 15h30, no Espaço Doce Festa, no bairro Cidade Jardim, para discutir as demandas desta categoria que contribui com a economia local, gerando emprego e renda.

Depois Rafael e Adriana vão para a Palmares II, onde vão participar de um bandeiraço no final da tarde e um comício, que será realizado a partir das 19h44, na rua Zumbi dos Palmares esquina com Rua João Batista, Palmares II.

Confira os demais compromissos:

Quarta-feira (18/09)

– Caminhada do 44 pelos bairros Nova Vida, Guanabara e Rio Verde.

A concentração será na Praça do Guanabara, a partir das 14h44.

Quinta-feira (19/09)

– Comício do 44 no Cidade Jardim

Os moradores estão convidados para participar desse momento, que ocorrerá na Av. C com a Av. H, bairro Cidade Jardim, a partir das 18h44.

Sexta-feira (20/09)

– Caminhada do 44 no Complexo VS-10.

A concentração será em frente ao supermercado Hipersenna, a partir das 14h.

– Encontro com a Juventude do 44

O evento será realizado na Concha Acústica, na rua F com a rua 04, no bairro Cidade Nova, a partir das 18h44.

Sábado (21/09)

– Comício do 44 na VS-10

O local do encontro será na rua 07, no bairro Jardim Planalto, a partir das 18h44.

Assessoria de Imprensa – Rafael 44

Continuar Lendo

Destaque

A Onda Azul 44 movimentou a zona rural neste último domingo, 15

Publicado

no

Unidos por uma causa comum que é a transformação que Parauapebas precisa, o candidato a prefeito Rafael Ribeiro e a vice Adriana Roza têm percorrido os quatro cantos do município levando novas ideias para uma Parauapebas diferente. Neste domingo, 15, foi a vez do Parque Verde, Juazeiro, Onalício Barros e Cedere receberem a energia contagiante da Onda Azul 44.

“Todo o nosso plano de governo foi pensado para atender a realidade da nossa gente! Esse contato direto com os moradores é fundamental para levar  políticas públicas corretas que venham proporcionar vida de qualidade e bem-estar para as pessoas da nossa cidade”, esclarece Rafael Ribeiro.

A caminhada e visita à zona rural permite uma aproximação maior com a comunidade. Os moradores ouviram atentamente as propostas de Rafael Ribeiro para o homem do campo, com os olhos cheios de confiança no novo líder que Rafael se tornou .

“É isso que precisamos, de um prefeito que nos escute, e o Rafael tem feito isso muito antes de ser candidato a prefeito. Estamos acreditando nele e vamos apoiá-lo nesta eleição” falou Cristina Nascimento.

Algumas propostas de Rafael 44 para o produtor rural:

• Realizar cursos de formação para técnicos e produtores sobre gestão de propriedades, técnicas de plantio, processamento e comercialização de alimentos e gestão e organização de cooperativas e associações;

• Disponibilizar equipamentos e implementos agrícolas para apoiar os agricultores

familiares e chacareiros nos serviços de preparo de área e plantio e ampliar o investimento em limpeza de área (destoca), mecanização e correção do solo;

• desenvolver novas tecnologias e práticas agropecuárias;

O plano de governo completo pode ser acessado clicando aquilinktr.ee/rafaelribeiro44

Continuar Lendo

Destaque

Data Populi aponta que Rafael Ribeiro continua crescendo e deve ir para o segundo turno

Publicado

no

Em mais uma pesquisa realizada em Parauapebas pelo Instituto Data Populi, Rafael Ribeiro continua a crescer nas intenções de votos dos eleitores do município.

O instituto ouviu 2.373 pessoas entre os dias 5 e 9 de setembro e apontam Aurélio Goiano (Avante) com 42,3%, Rafael Ribeiro (União Brasil) com 30,1%, Dr. Felipe com 9,4% dos votos válidos e Graziele Ribeiro com 4%. Os eleitores que não souberam ou não quiseram opinar somaram 8%, e os votos em branco e nulos 6,2%.

Rafael Ribeiro registrou um aumento de 3,6% em relação à pesquisa anterior, onde passou de 26,5% para 30,1%. No mesmo período, Aurélio Goiano registrou queda de 3,1%, caindo de 45,4% para 42,3%, mostrando que a disputa eleitoral na Capital do Minério de 2024 vai entrar para a história, como a primeira em que as eleições deverão ser decididas no segundo turno.

A pesquisa está registrada com o número PA – 02166/2024, tem um nível de confiabilidade de 95% e uma margem de erro tanto para mais ou para menos de 2%.

“Em cada resultado de uma nova pesquisa apresentada, me sinto revigorado e crendo que estou no caminho certo, ouvindo a nossa gente e mostrando para cada eleitor que trabalharei incansavelmente para transformar a nossa cidade no melhor lugar para se viver”, declarou Rafael.

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas