Ligue-se a nós

Cidades

Marabá: Incêndio no hospital pauta discurso na retomada dos trabalhos da Câmara

Publicado

no

O grave incidente do incêndio no gerador de energia do Hospital Municipal de Marabá (HMM) no dia 28 de julho foi destacado pelo vereador Márcio do São Félix em seu discurso na retomada dos trabalhos em plenário da Câmara Municipal de Marabá. O edil relembrou a agonia vivida por pacientes, acompanhantes e funcionários da unidade e avaliou que o caos não foi maior graças a recondução de um grupo de servidores contratados, por intervenção dos vereadores da Casa.

Márcio relembrou que na ocasião esteve pessoalmente no HMM representando o Legislativo e dando suporte para que não houvesse prejuízo imediato ao atendimento dos pacientes. Segundo ele, está claro que Marabá precisa de novas estruturas de atendimento que não apenas o Hospital Municipal. “Não dá mais para remendar”, bradou.

O vereador disse aos colegas que é preciso retomar com vigor a pauta abraçada por eles na semana anterior ao recesso de julho, quando a Comissão de Saúde e outros membros do Poder Legislativo cobraram explicações da Prefeitura de Marabá quanto a alguns temas, como a construção de um novo pronto-socorro e outras estruturas de saúde nos bairros, para diminuir a pressão sobre o HMM.

“Não podemos esquecer essa pauta. Ela é necessária. Vimos aí: o caos aconteceu, as vidas foram preservadas, graças a Deus, mas não podemos esperar acontecer, ainda, o pior do pior, porque o pior já está acontecendo diariamente”.

ENTENDA

Um dia após o incêndio que causou momentos de pânico dentro e fora do Hospital Municipal de Marabá (HMM), Sindicato dos Trabalhadores de Saúde Pública do Pará (Sintesp) se manifestou com crítica à estrutura ultrapassada e inadequada da unidade de saúde, na visão da entidade. O hospital possui extensa demanda, já que atende boa parte da população do município e das cidades vizinhas.

Um novo gerador, este alugado, foi instalado no dia seguinte até que seja comprado um novo, por licitação. Pacientes que haviam sido transferidos às pressas para casas como o Hospital de Guarnição do Exército, foram readmitidos no HMM. Chamou atenção no dia do incêndio o acúmulo de pacientes em macas, na calçada, do lado de fora do pátio, nos minutos em que o prédio ficou sem energia.

De acordo com o Sindicato, uma unidade de saúde como o HMM, que está à disposição de atender por volta de 200 mil pessoas, deveria passar por uma reforma de base, tendo em vista o grande déficit. De tal modo, é certo que haja sobrecarga da energia e situações como a de ontem venham se repetir.

No entendimento do diretor do Sintesp Demerval Bento, a unidade de saúde deveria contar com mil leitos e uma base de grande porte. No entanto, nunca se ouviu falar nem mesmo de um projeto para aumentar a cobertura. Para ele, que se coloca não apenas como membro à frente do sindicato, mas como residente de Marabá, o incêndio no gerador foi apenas um sinal de natureza grave para mostrar que há o potencial de ocorrer um acidente mais expressivo.

Fonte: Correio

Cidades

Pontes dos rios Itacaiúnas e Parauapebas são interditadas para reparos

Publicado

no

Fotos: Irisvelton Silva e acervo Ascom

Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do município nessa terça-feira, 28, a Prefeitura de Parauapebas interditou a ponte do rio Itacaiúnas, na região do Contestado pertencente a Marabá, e a do rio Parauapebas, próximo ao balneário City Park.

A medida é resultado de um laudo técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

“Nesta ponte do rio Parauapebas, a gente vai fazer uma reforma, trocando todos os pranchões onde os carros trafegam, reforçar todo o guarda-corpo e tentar fazer um reforço no tabuleiro. A do rio Itacaiúnas é uma ponte mista de concreto armado com aço”, explica o engenheiro civil da Semob, Manoel André Fulco.

Por se tratar de uma ponte que atende Parauapebas e Marabá, a reparação da ponte do Itacaiúnas é compartilhada entre os dois municípios.

Segundo Fulco, que elaborou o laudo técnico que recomenda a interdição, na época de sua construção a ponte foi feita para um tipo de peso de tráfego de caminhões. Atualmente, os caminhões estão mais pesados, inclusive em se tratando de caminhões bitrem.

Foto: acervo Ascom

“É muito caminhão que passa com peso e sobrepeso. Então, ela é um caso mais sério; a ponte do Itacaiúnas foi afetada, não só o tabuleiro, mas também seus pilares. Ocorreu, nas cabeceiras, a flambagem dos pilares. Então é uma ponte que está na iminência de cair”, informa o engenheiro.

Já a ponte do rio Parauapebas, nas proximidades do balneário City Park, o secretário municipal de Obras, Roginaldo Rocha, diz que após a manutenção, os veículos de maior porte de carga não utilizarão mais a ponte, sendo permitidos somente veículos leves, motos e os pedestres que transitam pelo local.

Quanto aos moradores das comunidades Águas Frias e Santa Luzia, próximas ao City Park, o secretário informa que podem transitar pela estrada alternativa.

 

“Nas últimas três semanas, andamos preparando a vicinal que dá acesso ao aterro sanitário, que, inclusive, já foi concluída desde a semana passada e está em total condição de trafegabilidade para as pessoas e veículos de qualquer porte”, comenta o titular da Semob.

Reportagem: Sara Dias – Ascom/PMP 2025

Continuar Lendo

Cidades

Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim

Publicado

no

A semana começou com uma boa nova para os moradores dos municípios de Ipixuna do Pará e Paragominas, no nordeste e sudeste paraense, respectivamente. Eles agora podem desfrutar da travessia liberada sobre a nova ponte construída sobre o Alto Rio Capim. A obra, entregue oficialmente no último sábado, 25, pela administração do Governo do Estado, tem 592 metros de extensão e é um divisor de águas na infraestrutura regional, melhorando não apenas o trânsito local, mas também a economia de toda a região.

O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.

“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Antes da construção da ponte, a travessia por balsa era a única alternativa para cruzar o rio, gerando longas filas e atrasos que prejudicavam tanto a vida pessoal quanto os negócios locais. Geu Barbosa da Silva, um dos motoristas que fazia constantemente a travessia, relatou as dificuldades enfrentadas no antigo sistema. “Devido ao cumprimento de horário feito pela empresa e à intensidade do número de transportes, o atraso nas viagens era uma consequência negativa muito grande para nós motoristas”, contou Geu, radiante com a finalização da obra, que ele descreveu como um “sonho realizado” após décadas de espera.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Leilson Ribeiro de Nazaré também compartilhou sua satisfação com a nova ponte. “Antigamente, eu gastava R$ 16 só para atravessar a balsa, e isso sem contar o tempo perdido. Hoje, essa obra maravilhosa do nosso governo ajudou bastante, não só a gente, mas as empresas que dependem do transporte rápido e eficaz”, afirmou Leilson, destacando a beleza e a qualidade da estrutura recém-inaugurada. O operador de máquina comentou ainda sobre a grandeza da ponte, “é muito melhor do que passar pela balsa”.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a nova ponte em operação, o fluxo rodoviário na região vai ganhar agilidade, beneficiando setores vitais como mineração, reflorestamento, agricultura e pecuária. Edivan da Silva de Sousa, um motorista de caminhão pesado, expressou sua satisfação ao relatar a experiência de atravessar a ponte: “Agora é rapidola, só cheguei ali, subi e desci do outro lado. Melhorou 100%. A estrutura é ótima”, disse Edivan, ressaltando o impacto positivo da ponte para quem trabalha com transporte de carga.

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará – Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Esse novo impulso na mobilidade regional é resultado de um projeto elaborado com zelo técnico, utilizando o método de Balanço Sucessivo, que permite grandes vãos e garante estabilidade à estrutura. Os pilares da ponte foram instalados estrategicamente nas margens do rio, assegurando a preservação da navegação, aspecto crucial da região, onde o transporte fluvial é igualmente relevante.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.

Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará

Continuar Lendo

Cidades

Obras da PA-160 entram em reta final e serão entregues à população de Carajás

Publicado

no

Fotos: Divulgação

As obras de pavimentação da PA-160, também conhecida como Transcarajás, estão em sua reta final e logo serão entregues à população da região de Carajás, no sudeste do Pará. A estrada, que conecta Canaã dos Carajás e Parauapebas à BR-155 e interconecta a região de Carajás à região sul do Estado, é uma via essencial para o desenvolvimento da região e está prestes a transformar a realidade local.

A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), tem promovido intervenções de grande porte, como terraplanagem, implantação de base e sub-base, redes de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. Esses serviços vão garantir melhorias significativas na mobilidade, acessibilidade e segurança, facilitando o transporte de mercadorias e o deslocamento da população local.

Com a conclusão, a pavimentação de mais de 26 km da estrada trará mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para a Região de Integração de Carajás. Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a entrega da obra é um marco importante para a região.

“A conclusão dessas obras é um passo decisivo para melhorar a infraestrutura de transportes no sudeste do estado. A Transcarajás vai garantir mais integração, mobilidade e acesso à população, além de fortalecer a economia regional, impulsionando o escoamento da produção local. Estamos confiantes de que essa entrega trará grandes benefícios para todos os municípios da região de Carajás”, destacou Adler Silveira.

A entrega da obra da PA-160 promete transformar o corredor logístico e fortalecer a economia da região, conectando municípios e criando um ambiente propício para o crescimento sustentável. A conclusão está prevista para os próximos meses e a população local já pode começar a sentir os impactos positivos desta importante infraestrutura.

Reportagem: Paulo Garcia – Secom

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas