Ligue-se a nós

Destaque

MEC divulga resultado da segunda edição do Sisu 2023

Publicado

no

Matrícula e inscrição na lista de espera devem ser feitas via portal - Foto: Juca Varella/Agência Brasil Educação

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (27), em Brasília, o resultado da chamada regular da segunda edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). A matrícula dos selecionados deverá ser feita entre 29 de junho e 4 de julho no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu.

A partir de hoje, começa o prazo para que os candidatos não selecionados na chamada regular manifestem interesse em participar da lista de espera. Os interessados têm até as 23h59 do dia 4 de julho (horário de Brasília), para fazê-lo, também por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Sisu.

“O candidato poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição no Sisu. A convocação por meio da lista de espera será a partir de 10 de julho”, informou o MEC.

As informações sobre as convocações da lista de espera serão disponibilizadas pela instituição na qual o estudante se inscreveu; e as convocações serão gerenciadas e realizadas pela própria instituição, de acordo com seu planejamento.

“As informações devem estar em edital da instituição de educação superior e no site da instituição”, explica o MEC.

Vagas

A segunda edição de 2023 do Sisu disponibilizará 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior. Segundo o ministério, o certame contabiliza 305.797 inscritos e 578.781 inscrições em cursos ofertados. A diferença se deve ao fato de ser possível, aos candidatos, escolherem até duas opções de cursos.

O Sisu reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo MEC, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. A maioria delas, oferecida por instituições federais (universidades e institutos).

O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, por meio dos serviços digitais do governo federal (gov.br).

“Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu”, explicou o MEC.

Fonte: Agência Brasil

Destaque

Prefeitura de Parauapebas e Vale avançam nas tratativas sobre protocolo de intenções

Publicado

no

Fotos: Irisvelton Silva e Jhonathan Felipe

A Prefeitura de Parauapebas e a mineradora Vale avançaram nas tratativas da minuta do protocolo de intenções a ser celebrado entre as partes com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do município. A reunião realizada nesta quinta-feira (20), no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), reuniu representantes das secretarias, órgãos e coordenadorias municipais para discutir a devolutiva da mineradora sobre o protocolo, incluir novas intenções no documento e definir grupos de trabalho para as próximas etapas.

Para o prefeito Aurélio Goiano, essa parceria é importante, pois trará melhorias significativas para a população. “A gente está repactuando com a Vale muitas coisas, com objetivo de levar para a população melhor infraestrutura, escolas, praças, academias ao ar livre. São coisas simples, mas que fazem a diferença na vida das pessoas. Esse investimento que a Vale vai fazer agora no município, daqui até 2030, nos empolga, porque será transformado em educação de qualidade, transporte coletivo gratuito, escola em tempo integral, ou seja, em qualidade de vida”.

Max Alves, gestor da Seden, destaca que esse protocolo faz parte do eixo de desenvolvimento sustentável e do pilar governança do Programa Parauapebas Sustentável 2030, que caminha para se tornar o Plano de Desenvolvimento Econômico da Parauapebas. “O objetivo é estreitar a relação com os grandes setores e viabilizar investimentos que beneficiem diretamente a população. Estamos pensando a longo prazo, diversificando a economia, gerando mais empregos, renda e qualidade de vida para os próximos 20 anos”.

Já o gerente de Relações Institucionais da Vale, Saulo Lobo, falou da relevância da parceria para ambas as partes e elogiou a apresentação do programa Parauapebas Desenvolve 2030: “Um momento ímpar! Ficamos impressionados, não disfarçamos isso. Reflete todo o governo, alinhado com a sustentabilidade, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foi uma surpresa muito bem-vinda ver um governo que se preocupa com esses valores. Uma parceria de sucesso e de muito trabalho. Precisamos trabalhar muito, na velocidade do atual governo”.

Os próximos passos incluem grupos de trabalhos setoriais para especificar as soluções e projetos prioritários para o desenvolvimento de Parauapebas, aprofundando as tratativas para que os investimentos resultem em melhorias diretas para a população. A proposta é que esse protocolo se transforme em convênio ou termo de cooperação técnica e seja celebrado em um grande evento dentro da entrega do pacote de ações dos 100 dias de governo. Apenas nessa fase, será possível mensurar o valor do investimento destinado ao município. A busca da Prefeitura de Parauapebas por essa parceria reafirma seu compromisso com um crescimento sustentável e estruturado para os próximos anos.

Reportagem: Rayssa Pajeú – Ascom PMP / 2025 

Continuar Lendo

Destaque

Câmara de Parauapebas aprova pedidos de melhorias na infraestrutura da cidade

Publicado

no

Foto: João Filho

As propostas, apresentadas por diferentes vereadores, abrangem desde reformas de praças e ruas até a criação de pontos de mototáxis e cooperativas para trabalhadores.

Reformas e infraestrutura
Leandro do Chiquito (SD) propôs a reforma da Praça do Bairro Liberdade (Indicação nº 3/2025), que “encontra-se em estado de completo abandono, privando a comunidade local de um espaço fundamental para o lazer, a socialização e a qualidade de vida”.

O vereador também solicitou a realização de obras de drenagem na Rua Macapá e a abertura da via, iniciando na Rua Princesa Isabel e cruzando com as Ruas João Pessoa e Santa Luzia, todas no Bairro Liberdade, como uma medida necessária para melhorar a mobilidade urbana (Indicação nº 4/2025). De acordo com Chiquito, a drenagem da via é uma medida de extrema urgência, pois os moradores da localidade “têm sofrido com a água das chuvas que invade suas casas, devido à falta de infraestrutura adequada para o escoamento”.


Leandro do Chiquito (SD)

Sargento Nogueira (Avante) requereu a realização de serviços de infraestrutura, como pavimentação, drenagem e terraplanagem, para o Bairro Nova Vitória (Indicação nº 16/2025). Segundo o vereador, o referido bairro está intrafegável, “as pessoas, infelizmente, não conseguem se locomover, dada a quantidade de mato e lama nas vias. As chuvas, sem o escoamento devido, deslizam morro abaixo e trazem consigo diversos transtornos aos moradores e moradoras”, relatou.


Sargento Nogueira (Avante)

Zé do Bode (União) também solicitou a realização de serviços de manutenção em geral no Bairro Rio Verde (Indicação nº 27/2025). Em visita à localidade, o parlamentar observou “a necessidade de realizar ações para garantir melhores condições de infraestrutura e segurança para os moradores. Dentre as demandas identificadas, destaco a roçagem de áreas públicas, limpeza de bueiros, operação tapa-buraco e troca de lâmpadas queimadas”, informou.


Zé do Bode (União)

Já Michel Carteiro (PV) pediu a limpeza, reforma, pintura e recuperação dos aparelhos de academia da praça localizada no Bairro Amazonas (Indicação nº 18/2025). “Durante visita ao local, constatou-se a necessidade de uma intervenção urgente, tendo em vista a presença de sujeira, desgastes estruturais, equipamentos danificados e a necessidade de pintura para revitalização do espaço”, relatou.


Michel Carteiro (PV) 

Tito do MST (PT) requisitou a implantação de um sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável na comunidade de Palmares II (Indicação nº 14/2025). “O crescimento populacional leva a região a enfrentar diariamente a problemática de insuficiência de abastecimento de água potável, bem como à exposição de transmissão e propagação de doenças infecciosas e fatais”, justificou.

Tito do MST (PT)

Apoio aos trabalhadores
Zé da Lata (Avante) apresentou duas proposições. Na primeira, solicitou a criação de pontos de mototáxis, com banheiros acessíveis (Indicação nº 19/2025). O vereador informou que os mototaxistas trabalham em condições precárias, abrigando-se debaixo de tendas improvisadas, sem estrutura adequada para descanso ou atendimento aos clientes. “Essa situação impacta diretamente na qualidade do serviço prestado, na segurança dos trabalhadores e no conforto da população usuária”, afirmou.


Zé da Lata (Avante)

Já na segunda, Zé da Lata sugeriu a criação de cooperativa e infraestrutura adequada para os trabalhadores conhecidos como “chapas” (Indicação nº 20/2025). “A adoção dessas medidas representa um avanço significativo para a categoria, garantindo direitos, estabilidade e melhores condições de trabalho. Além disso, fortalece o desenvolvimento socioeconômico de Parauapebas, promovendo justiça social e dignidade a esses trabalhadores essenciais para a economia local”, defendeu.

Recarga de celular
Por fim, Graciele Brito (União) propôs a instalação de totens para recarga de celulares em pontos estratégicos da cidade, em especial nos órgãos municipais de atendimento ao público (Indicação nº 25/2025). A medida “visa facilitar a vida dos cidadãos, bem como agilizar os serviços à população”, argumentou a vereadora.


Graciele Brito (União) 

As indicações aprovadas serão encaminhadas ao Poder Executivo Municipal para análise e possível implementação.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025

Continuar Lendo

Destaque

Complexo Turístico e Parque dos Ipês se consagram como principais espaços de esporte e lazer de Parauapebas

Publicado

no

Pista de skate, ciclismo e caminhada, quadras poliesportivas (de areia, vôlei, basquete e futebol de salão), academia ao ar livre, parquinho para as crianças, áreas de jogos, patinação e para zumba. Esses são alguns dos espaços disponíveis no Complexo Turístico e Parque dos Ipês, locais que já viraram referência para aqueles que gostam de praticar os mais variados esportes e movimentar o corpo.

Na semana em que é celebrado o Dia do Esportista (19 de fevereiro), destacamos a importância desses parques, executados pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), para a prática de esportes e qualidade de vida das pessoas.

Além disso, os locais também oferecem ambientes acessíveis para contemplação do pôr do sol, praça de alimentação, feirinha, espaço cultural, área de patinação, área de jogos, quiosques, bosque formado por árvores frutíferas e áreas de convivência. Juntos somam, ao todo, 178 mil metros quadrados de área.

Parque dos Ipês

Com área total de 28 mil metros quadrados, o parque foi entregue à comunidade, ainda, em junho de 2022 como parte das obras da primeira etapa do Projeto de Revitalização e Recuperação do Igarapé Lajeado.

“Aqui, incentivamos a prática de esportes como handebol, futebol, vôlei, queimada, ciclismo e esportes radicais, proporcionando um ambiente adequado para a atividade física. Além disso, fortalecemos o esporte por meio de parcerias com instituições, Organizações Não Governamentais (ONG’s), projetos esportivos e outras secretarias do município, ampliando o acesso ao esporte para todas as faixas etárias”, explica a coordenadora do Parque dos Ipês, Mikaely Fernandes, complementando que objetivo é fazer do local uma referência para o desenvolvimento esportivo e a qualidade de vida da comunidade.

Localizado às margens da PA-160, no bairro Tropical, o parque é fechado apenas às segundas-feiras para limpeza e manutenção e aberto para população das 7h às 21h, com acesso gratuito e controlado. Para o agendamento de eventos e utilização de alguns dos espaços, a comunidade pode entrar em contato via mensagem de WhatsApp pelo telefone: (94) 9 8129-2656.

Complexo Turístico

Com área total de 150 mil metros quadrados, o local foi inaugurado em dezembro de 2022, fruto de uma parceria financeira entre a gestão municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte da primeira etapa do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Ilha do Coco.

O espaço também se destaca na área ambiental por estar inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé Ilha do Coco e ser localizado ao lado da Unidade de Conservação (UC) Morro dos Ventos.

“Eu gosto dessa simbiose que o complexo proporciona de estarmos pedalando em um ambiente muito próximo à natureza. O espaço contribui com a nossa qualidade de vida e promove mais saúde física e mental, além de permitir a socialização entre as pessoas; é uma excelente opção para os exercícios físicos!”, comenta Ezio França, arquiteto e urbanista de 28 anos, frequentador assíduo do Complexo Turístico.

Localizado na região central da cidade, no bairro Beira Rio, o local também é fechado às segundas-feiras para limpeza e manutenção e aberto para população das 6h às 11h e das 16h às 22h, com acesso gratuito e controlado.

O agendamento para a utilização de alguns espaços e realização de eventos como aniversários, ensaios fotográficos, piqueniques e outros, pode ser feito pelo WhatsApp: (94) 9 9182-4366.

“Nossos espaços têm sido amplamente utilizados, não só para prática esportiva, mas também como ponto de socialização e qualidade de vida para a população de Parauapebas”, comenta a coordenadora do complexo, Kairoene Viana.

Reportagem: Nara Moura
Fotos: Arquivo Prosap
Assessoria de Comunicação / PMP – 2025

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas