Destaque
Melhorias na educação, saúde animal e infraestrutura urbana são requeridas por vereadores de Parauapebas

Na Indicação nº 39/2025, o vereador Tito do MST (PT) requisitou ao Poder Executivo Municipal a reabertura de ruas, asfaltamento das vias ainda não pavimentadas e a “Operação Buraco Zero” na comunidade Palmares II, bem como nos bairros rurais adjacentes, como o Renascer, Bueno e Bairro da Caixa D’água.
Conforme explicou o vereador Tito, o crescimento populacional das comunidades rurais e a alta trafegabilidade de carros pesados tem gerado diariamente acidentes, inclusive com vítimas fatais, em decorrência da difícil mobilidade e da inexistência de acessibilidade. “Para evitar mais acidentes, a pavimentação de buracos de ruas anteriormente asfaltadas são urgentes, pois vão facilitar o acesso às vias”, alegou o vereador Tito do MST.
Vereador Tito do MST
A realização da pavimentação asfáltica do Bairro Bom Jesus II foi solicitada pelo vereador Michel Carteiro (PV) por meio da Indicação nº 41/2025.
Michel Carteiro contou que o Bairro Bom Jesus II enfrenta sérios problemas de infraestrutura, principalmente no que se refere à ausência de pavimentação asfáltica em suas vias. Por isso, durante os períodos de chuvas os moradores sofrem com a lama e a dificuldade de deslocamento, enquanto na estiagem, a poeira excessiva compromete a saúde da população, causando doenças respiratórias.
Assim, a pavimentação do Bairro Bom Jesus II trará benefícios diretos para a comunidade, como a melhoria na mobilidade urbana, e a facilidade de acesso a serviços essenciais, como transporte público, saúde e educação.
Vereador Michel Carteiro
Já a vereadora Erica Ribeiro (PSDB) apresentou ao plenário as indicações de nº 47 e 48/2025. Na proposição de nº 47, a parlamentar requisitou ao Poder Executivo a intensificação da recuperação das vias do município, com aumento das equipes da “Operação Buraco Zero”, com foco nos Bairros Cidade Jardim, Nova Carajás, Guanabara, Bairro da Paz, Nova Vida, VS-10, Rio Verde, Complexo Altamira, Amazônia, Parque dos Carajás I e II, Liberdade e Paraíso.
A legisladora sugeriu o aumento no número de homens e máquinas que atuam na operação para acelerar a capacidade de intervenção, visando restaurar mais rapidamente a trafegabilidade nas ruas dos referidos bairros.
A vereadora Erica Ribeiro ainda pediu, por meio da Indicação nº 48/2025, a recuperação da pavimentação asfáltica e sinalização da PA 160, na extensão da rodovia localizada na área urbana do município.
A parlamentar destacou que é necessário e urgente recuperar a pavimentação da PA 160, com asfalto de qualidade e com sinalização padronizada. “Precisamos que esta rodovia seja vista por nossos cidadãos como um caminho para o desenvolvimento e nunca como símbolo de risco e perigo iminente”, ressaltou a vereadora Erica.
Vereadora Erica Ribeiro
Por meio da Indicação n° 51/2025, o vereador Elvis Silva, popularmente conhecido como Zé do Bode (União), requisitou ao Poder Executivo municipal que sejam realizados serviços de capina e roço nas comunidades Palmares I e II.
O parlamentar contou que esteve recentemente fazendo visita na região da Palmares e observou a necessidade de manutenção urbana na localidade. “A falta de capina e roço tem causado transtornos aos moradores, comprometendo a mobilidade e a segurança da população, além de propiciar o acúmulo de lixo e a proliferação de insetos e animais peçonhentos. Na pracinha da Palmares Sul, por exemplo, o espaço destinado às crianças encontra-se tomado pelo mato e os canteiros centrais também necessitam com urgência da capina”, finalizou o vereador Zé do Bode.
Após serem apresentadas ao plenário, as proposições foram aprovadas em unanimidade e serão enviadas ao Executivo Municipal e para as secretarias competentes, que têm a prerrogativa de analisar os pedidos e executá-los em caso de disponibilidade orçamentária.

Educação
Os vereadores Alex Ohana e Maquivalda Barros, ambos do PDT, pediram ao Executivo Municipal informações referentes à educação.
Por meio do Requerimento nº 9/2025, Ohana solicitou dados detalhados sobre as condições de infraestrutura das escolas municipais que embasaram a tomada de decisão de prorrogação do período letivo.
Além das condições físicas, o parlamentar pediu o detalhamento dos débitos contraídos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) até o dia 31/12/2024 e o relatório de todos os contratos ativos da atual gestão.
“O compartilhamento dessas informações na Comissão de Educação e Cultura, da qual sou presidente, é fundamental, nosso objetivo é entender todo o cenário desafiador que a Educação do município enfrenta e trabalhar em conjunto para que a nossa comunidade escolar não seja ainda mais prejudicada”, justificou Ohana.
Alex Ohana (PDT)
Já Maquivalda Barros, em dois requerimentos distintos, requisitou informações sobre o contrato de fornecimento de gêneros alimentícios para as escolas (Requerimento nº 12/2025) e pediu providências para adequação do armazenamento, separação e distribuição dos alimentos da merenda escolar (Requerimento nº 14/2025).
Sobre o contrato da merenda escolar, a vereadora argumentou que o intuito é “assegurar que a contratação foi realizada em conformidade com a legislação vigente, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e transparente, sem prejuízo à alimentação escolar dos alunos da rede pública de ensino”.
Maquivalda Barros (PDT)
Referente ao armazenamento dos alimentos, a vereadora informou que visitou o local e constatou um cenário alarmante, em total desconformidade com as normas sanitárias e de segurança alimentar. “Diante dessas constatações, requer-se que sejam adotadas providências imediatas para assegurar que os alimentos destinados à merenda escolar sejam armazenados em conformidade com as normas sanitárias vigentes, garantindo, assim, a segurança alimentar dos estudantes da rede pública municipal”, ressaltou.
Saúde animal
A situação do Centro de Zoonoses de Parauapebas também foi alvo de questionamentos. O vereador Alex Ohana cobrou, por meio do Requerimento nº 10/2025, informações sobre a paralisação da obra e solicitou providências para a sua conclusão, visando garantir um espaço adequado para o cuidado e controle de doenças em animais.
“A presente solicitação fundamenta-se na necessidade de garantir a aplicação eficiente dos recursos públicos, fortalecer as ações municipais de controle de zoonoses e evitar riscos sanitários e de segurança à população”, enfatizou o parlamentar.
Infraestrutura urbana
A infraestrutura urbana de Parauapebas também esteve em pauta nas proposições dos vereadores. Fred Sanção (PL) solicitou no Requerimento nº 15/2025 o envio do cronograma detalhado da operação “Buraco Zero”, além da apresentação dos critérios utilizados para a definição das áreas prioritárias contempladas.
“A solicitação do cronograma possibilita que os cidadãos tenham conhecimento prévio das localidades que serão beneficiadas, evitando dúvidas e promovendo previsibilidade na execução dos serviços. Além disso, a informação sobre os critérios de prioridade adotados pelo Executivo permitirá avaliar se a escolha dos locais contemplados atende de maneira equitativa e técnica às reais necessidades do município”, justificou.
Fred Sanção (PL)
Zé do Bode (União), por sua vez, apresentou dois requerimentos voltados para a área da infraestrutura. Primeiro, solicitou informações sobre a interdição da ponte sobre o rio Parauapebas, no Requerimento nº 18/2025. O parlamentar questionou qual o prazo estimado para conclusão das obras e liberação da ponte para o trânsito, bem como, quais os serviços específicos serão executados. “E se há previsão de implantação de medidas para restringir ou monitorar o tráfego de veículos pesados após a conclusão dos reparos”, acrescentou.
Na segunda proposição, o Requerimento nº 19/2025, Zé do Bode cobrou um relatório do cronograma do primeiro semestre de 2025 das ações de manutenção e pavimentação asfáltica das vias da cidade.
“O presente requerimento visa garantir que a população de Parauapebas tenha acesso à informação sobre os planos e ações do Poder Público em relação ao recapeamento asfáltico, permitindo maior participação cidadã e contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas municipais”, destacou.
Encaminhamento
Todos os requerimentos foram aprovados e enviados para o Poder Executivo Municipal, a fim de que apresente as informações requisitadas.
Texto: Nayara Cristina / AscomLeg 2025

Destaque
Movimento Parauapebas Cidade Universitária é lançado para fortalecer ensino superior e nova matriz econômica

O Movimento Parauapebas Cidade Universitária foi oficialmente lançado com o objetivo de fortalecer e expandir o ensino superior no município, consolidando uma nova matriz econômica para além da mineração. A iniciativa surge em meio à luta pela criação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará e a defesa para que sua sede seja estabelecida em Parauapebas. O evento de lançamento ocorreu na última sexta-feira (28), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Parauapebas.
O vereador Alex Ohana, um dos idealizadores da iniciativa, ressaltou a importância do movimento. “Há muito tempo se fala sobre transformar Parauapebas em uma cidade universitária, consolidando o ensino superior como uma nova matriz econômica. Existem diversas iniciativas nesse sentido, mas era necessário uni-las em um só propósito. Assim nasce o Movimento Parauapebas Cidade Universitária, que tem como carro-chefe a luta pela criação da futura universidade estadual com sede em nosso município”, explicou.

Vereador Alex Ohana – PDT
A iniciativa recebeu apoio imediato de diversas autoridades locais. Ohana agradeceu à diretora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Parauapebas, professora Tatiane Bahia, por levar a demanda ao seu gabinete. O vereador também destacou o suporte do deputado estadual Ivanaldo Braz, do presidente da Câmara, Anderson Moratório, e dos demais membros da Comissão de Educação, que se uniram ao movimento.

Vereador Anderson Moratório, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas
O presidente da Câmara Municipal, Anderson Moratório, reforçou o compromisso do legislativo com a iniciativa. “Nosso objetivo é fazer tudo o que estiver ao alcance da Câmara para que esse movimento se torne realidade e traga um futuro promissor para a educação superior de Parauapebas”, afirmou.
Já o deputado Ivanaldo Braz destacou a importância da mobilização para garantir que Parauapebas não perca a oportunidade de sediar a nova universidade, lembrando a perda da reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que foi destinada a Marabá.

Deputado estadual Ivanaldo Braz – PDT
O evento contou com a presença de representantes do movimento estudantil, vereadores como Erica Ribeiro, Léo Márcio, Sargento Nogueira e Graciele Brito, além de representantes do Poder Executivo Municipal, da UEPA, do Instituto Federal do Pará (IFPA), da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), da mineradora Vale e de outras empresas locais. Também participaram diversas instituições da sociedade civil organizada, reforçando a força coletiva do movimento.
O presidente da OAB Parauapebas, Guilherme Melo, também esteve presente e destacou a relevância histórica do movimento. “Esta é uma iniciativa que certamente trará grandes resultados para Parauapebas. O movimento pode contar com o apoio da OAB para fortalecer essa causa”, declarou.
Com um forte respaldo político, acadêmico e empresarial, o Movimento Parauapebas Cidade Universitária se estabelece como um marco para o futuro do município, alavancando o ensino superior e impulsionando um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social.
Durante o evento também foi assinada uma carta, que será entregue ao governador do Pará, Helder Barbalho, com 18 argumentos técnicos que provam que Parauapebas é o município da região sul e sudeste do Pará mais apropriado para sediar a reitoria da futura universidade.
Texto: Comunicação do Movimento Parauapebas Cidade Universitária
Destaque
Lula confirma viagem ao território Xingu na próxima sexta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará à Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso, nesta sexta-feira (4). Na ocasião, o presidente visitará a Aldeia Piaraçu, para se encontrar com o Cacique Raoni Metuktire, uma das mais reconhecidas lideranças indígenas do Brasil no exterior, bem como outros chefes locais.
O convite para a visita ao território foi feito no mês passado, quando o presidente recebeu lideranças da região no Palácio da Alvorada. Entre os pontos que devem ser abordados durante a viagem de Lula ao Xingu, estão segurança alimentar, mudanças climáticas e fortalecimento das culturas. Lula retornou no último domingo (30) de uma viagem de uma semana para o Japão e o Vietnã.
O Parque Nacional Indígena do Xingu ocupa uma área de mais de 2,6 milhões de hectares, em uma zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia, onde vivem mais de 5,5 mil indígenas de diferentes etnias e territórios: Yawalapiti, Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kĩsêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai e Yudja.
Destaque
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 45 milhões

As seis dezenas do concurso 2.847 da Mega-Sena serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.
O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 45 milhões.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023