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Operação “Arco-Verde”: PRF combate crimes ambientais no Pará

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A operação teve como objetivo intensificar a fiscalização ambiental, com foco no transporte irregular de produtos florestais. - Fotos: Divulgação

Entre os dias 15 e 21 de maio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a operação “Arco-Verde II” no Pará, visando combater crimes ambientais na BR-010, em Dom Eliseu/PA.

Como resultado da operação foram apreendidos 15 veículos e 331 metros cúbicos de madeira. Toda a carga apreendida possuía volume superior a que estava declarada na Guia Florestal (GF).

Além dos crimes ambientais, a operação também resultou na detenção de uma pessoa por alcoolemia e outra com mandado de prisão em aberto, além de demais crimes de trânsito.

As ocorrências foram encaminhadas para as Delegacia de Polícia Civil e Secretaria de Meio Ambiente do município para a realização dos procedimentos legais.


A operação destaca o compromisso da PRF com a segurança nas rodovias e com ações de combate aos crimes ambientais no Pará.

Operação Arco-Verde

Devido a enorme floresta que o Brasil possui, o crime ambiental relacionado ao transporte ilegal de madeira nativa vem se expandindo bastante. Baseia-se em uma complexa e muito bem articulada organização criminosa, a qual está em constante aperfeiçoamento de seus métodos criminosos. Na verdade, o crime não se origina nas rodovias federais, mas na invasão e grilagem de terras públicas, em conflitos armados com povos indígenas e comunidades tradicionais, na derrubada indiscriminada da floresta, na sonegação fiscal, nas relações trabalhistas coloniais, quase escravocratas. No âmbito do transporte rodoviário pôde-se observar que tal rede criminosa organiza-se em diferentes níveis de especialização, dentre elas, pessoas responsáveis por “esquentar” cargas ilícitas com guias florestais verdadeiras, falsários, empresas fantasmas para emissão de notas fiscais, etc. Com o aperfeiçoamento da prática criminosa percebeu-se a necessidade da fiscalização se aprofundar e contemplar a integração das instituições.

Desta feita, o objetivo principal da Arco Verde é intensificar a fiscalização e o policiamento nas rodovias federais de modo contínuo, enfrentando essa espécie criminal, em especial o escoamento de produtos florestais pelas rodovias federais, ininterruptamente, além de fomentar e promover a capacitação do efetivo regional nas fiscalizações ambientais.

Fonte: Polícia Rodoviária Federal

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Municípios se oferecem para sediar jogos do Águia de Marabá

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O Estádio Municipal Antônio Dias, também conhecido como Navegantão - Fotos João Filho

No cenário esportivo paraense, a busca por alternativas diante de desafios estruturais tem sido uma constante para os clubes locais. Recentemente, o Águia de Marabá enfrentou a impossibilidade de disputar partidas da Copa do Brasil em seu estádio, o Zinho de Oliveira, devido a restrições impostas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em resposta, o presidente do clube, Sebastião Ferreira Neto, conhecido como Ferreirinha, demonstrou otimismo ao revelar que pelo menos quatro prefeitos de municípios paraenses manifestaram interesse em acolher o time em seus municípios durante a competição nacional.

NAVEGANTÃO

Estádio Municipal Antônio Dias, também conhecido como Navegantão, é um estádio municipal de futebol localizado na cidade de Tucuruí, no Pará. Possui capacidade para 8200 pessoas. O Independente Atlético Clube manda os seu jogos no local desde 2009. Tucuruí fica a 250 quilometros da sede do município de Marabá, cerca de 5 horas de viagem.

“O prefeito mais próximo, que é Tucuruí, colocou o estádio Navegantão à disposição do Águia tanto para a Copa do Brasil quanto para qualquer eventualidade que seja necessária”, afirmou Ferreirinha.

Além de Tucuruí, os prefeitos de Augusto Corrêa, Ipixuna do Pará e Cametá também ofereceram suporte ao clube marabaense. “Isso nos deixou já com o astral alto, de que o Águia não está abandonado, não está sozinho; o Águia é uma força e nós temos vários parceiros para nos ajudar”, acrescentou o presidente.

A interdição do estádio Zinho de Oliveira para jogos da Copa do Brasil deve-se às exigências da CBF quanto à capacidade mínima e infraestrutura dos estádios participantes. Diante disso, a solidariedade dos gestores municipais mencionados surge como uma alternativa viável para que o Águia de Marabá possa cumprir seus compromissos na competição nacional.

A decisão final sobre o local das partidas ainda está em análise pela diretoria do clube, que avaliará as condições oferecidas por cada município para garantir o melhor desempenho possível na Copa do Brasil.

Com informações do Dol

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Cidades

Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim

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A semana começou com uma boa nova para os moradores dos municípios de Ipixuna do Pará e Paragominas, no nordeste e sudeste paraense, respectivamente. Eles agora podem desfrutar da travessia liberada sobre a nova ponte construída sobre o Alto Rio Capim. A obra, entregue oficialmente no último sábado, 25, pela administração do Governo do Estado, tem 592 metros de extensão e é um divisor de águas na infraestrutura regional, melhorando não apenas o trânsito local, mas também a economia de toda a região.

O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.

“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem

O sorriso de satisfação do motorista, Edvan Silva de Souza, pelo aumento da segurança e a redução do tempo de viagem Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Antes da construção da ponte, a travessia por balsa era a única alternativa para cruzar o rio, gerando longas filas e atrasos que prejudicavam tanto a vida pessoal quanto os negócios locais. Geu Barbosa da Silva, um dos motoristas que fazia constantemente a travessia, relatou as dificuldades enfrentadas no antigo sistema. “Devido ao cumprimento de horário feito pela empresa e à intensidade do número de transportes, o atraso nas viagens era uma consequência negativa muito grande para nós motoristas”, contou Geu, radiante com a finalização da obra, que ele descreveu como um “sonho realizado” após décadas de espera.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Leilson Ribeiro de Nazaré também compartilhou sua satisfação com a nova ponte. “Antigamente, eu gastava R$ 16 só para atravessar a balsa, e isso sem contar o tempo perdido. Hoje, essa obra maravilhosa do nosso governo ajudou bastante, não só a gente, mas as empresas que dependem do transporte rápido e eficaz”, afirmou Leilson, destacando a beleza e a qualidade da estrutura recém-inaugurada. O operador de máquina comentou ainda sobre a grandeza da ponte, “é muito melhor do que passar pela balsa”.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a nova ponte em operação, o fluxo rodoviário na região vai ganhar agilidade, beneficiando setores vitais como mineração, reflorestamento, agricultura e pecuária. Edivan da Silva de Sousa, um motorista de caminhão pesado, expressou sua satisfação ao relatar a experiência de atravessar a ponte: “Agora é rapidola, só cheguei ali, subi e desci do outro lado. Melhorou 100%. A estrutura é ótima”, disse Edivan, ressaltando o impacto positivo da ponte para quem trabalha com transporte de carga.

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará

Pelo retrovisor do veículo, o motorista Edneis de Souza acena com gesto positivo para a obra estrutural do Governo do Pará – Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Esse novo impulso na mobilidade regional é resultado de um projeto elaborado com zelo técnico, utilizando o método de Balanço Sucessivo, que permite grandes vãos e garante estabilidade à estrutura. Os pilares da ponte foram instalados estrategicamente nas margens do rio, assegurando a preservação da navegação, aspecto crucial da região, onde o transporte fluvial é igualmente relevante.

Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.

Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará

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Terminam nesta terça-feira inscrições para bolsas do Prouni

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Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (28) terminará o prazo para inscrição no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025. Ele oferece bolsas integrais e parciais em cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente pela internet, no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.

Para participar é necessário ter concluído o ensino médio e atender ao menos uma das condições determinadas pelo Ministério da Educação, no edital deste ano, como ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista em instituição privada, ser uma pessoa com deficiência ou ser professor de rede pública.

O candidato também precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2024 ou de 2023, com média de 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Na pré-seleção não entram estudantes que realizaram o Enem como treineiro e, caso o candidato tenha feito o exame em mais de um ano, a pontuação de melhor desempenho é usada na classificação.

Consulta

Desde o último dia 24, o Ministério da Educação disponibilizou a consulta do número de bolsas por instituição, curso e turno. O candidato poderá concorrer a bolsas destinadas a ampla concorrência ou destinadas a políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.

Para se inscrever, é necessário criar uma conta no Gov.br e realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. Durante a inscrição será necessário informar e-mail e número de telefone válidos, além de dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar.

O candidato também deverá selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis, conforme a renda familiar bruta mensal per capita.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro e, no dia 28 de fevereiro, haverá uma segunda chamada de candidatos. Entre os dias 26 e 27 de março, os candidatos não classificados nas duas chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. No dia 1º de abril, a lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.

Licenciatura

Candidatos a bolsas de licenciatura na modalidade presencial, que tiraram nota superior ou igual a 650 pontos na média das provas do Enem, poderão participar do programa Pé-de-Meia Licenciatura, lançado recentemente pelo governo federal. Cada estudante receberá R$ 1.050 durante o período regular de integralização do curso.

A medida faz parte do programa Mais Professores para o Brasil e é parte das celebrações de 20 anos do Prouni, criado em 2005 pela Lei nº 11.096.

Reportagem: Fabíola Sinimbú – Agência Brasil

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