Ligue-se a nós

Destaque

Operação ‘Shamar’ finaliza com 181 prisões por violência contra a mulher no Pará

Publicado

no

Fotos: Divulgação

No mês de agosto, voltado para a conscientização pelo fim da violência contra à mulher, as forças de segurança do Pará somaram esforços durante 29 dias ininterruptos na prevenção e repressão contra casos de violência doméstica e familiar contra à mulher e de feminicídio. A operação ‘Shamar,’ do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) contou com a coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e participação das polícias Civil e Militar e resultou em prisões, ações de educação, apreensões e diligências.

Os dados de produtividade foram divulgados nesta quarta-feira (04) pela Segup. A operação, realizada entre 1 a 29 de agosto, ocorreu em todo Pará, tendo foco mais específico em seis cidades: Belém, Abaetetuba, Barcarena, Cametá, Bragança e Salinópolis. Além desses, as ações operacionais foram intensificadas nos municípios onde já ocorrem os atendimentos do Programa Pró-Mulher Pará.

Com emprego de 288 agentes de segurança e 63 viaturas, a operação resultou em 181 prisões, entre flagrantes por feminicídio, violência doméstica contra a mulher, ou ainda, em cumprimentos de mandados de prisão e 1.414 Medidas Protetivas de Urgência (MPU) solicitadas.

O diretor de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) e ponto focal da Segup na operação, tenente-coronel PM Marcus Castro Alves destacou o êxito da operação e ressaltou a proteção das vítimas atendidas durante o ciclo operacional.

“Os resultados da operação revelam várias conquistas. O número expressivo de prisões relacionadas à violência doméstica e familiar é um indicativo da eficácia das ações repressivas. Outro ponto crucial foram as requisições de medidas protetivas para as vítimas. Tais medidas são fundamentais para garantir a segurança das mulheres que se encontram em situações de vulnerabilidade, oferecendo um suporte legal que as defende de eventuais agressões. A efetivação dessas medidas não apenas ajuda a salvar vidas, mas também oferece um suporte emocional e psicológico necessário para que as vítimas possam reconstruir suas vidas”, salientou.

Outros números – Além das prisões, foram realizadas 1.924 diligências, além das apreensões de uma arma artesanal, duas espingardas, 70 munições, duas pistolas, dois revólveres, quatro armas brancas e de 1 kg de maconha. Ao todo, 2.418 vítimas foram atendidas e 23 resgatadas. Cerca de 2.079 boletins de ocorrência registrados, 989 inquéritos policiais instaurados e 71 medidas cautelares representadas.

Durante o período da operação, foram realizadas 41 ações de panfletagem, 114 palestras ministradas, que alcançaram cerca de 12 mil pessoas e 29 ações educativas em mídias digitais, que alcançaram cerca de 53 mil internautas.

Destaque

Mais de 2 toneladas de drogas são apreendidas pela Polícia Civil no Pará

Publicado

no

Ação histórica em Santarém prendeu 10 suspeitos e desarticulou rota fluvial do tráfico que liga a Colômbia à Amazônia brasileira; droga estava escondida no casco da embarcação - Fotos: Divulgação

A Polícia Civil do Pará (PCPA) realizou uma das maiores apreensões de entorpecentes da história do estado. Mais de 2 toneladas de drogas — entre pedra de oxi, cocaína e skunk — foram encontradas no casco de uma balsa vinda do Amazonas, interceptada entre Santarém e Óbidos, no oeste paraense. A operação, realizada nesta sexta-feira (4), resultou na prisão de 10 homens, entre eles um narcotraficante foragido da Justiça.

Ao todo, foram apreendidas 1.332 tonelada de cocaína e 872 Kg de maconha, totalizando 2,2 toneladas apreendidas. A ação foi fruto de um trabalho minucioso de investigação conduzido por equipes da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Núcleo de Investigação Policial (NIP), Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Santarém e Superintendência do Baixo e Médio Amazonas. A operação contou ainda com o suporte estratégico da Base Integrada Fluvial Candiru, que reúne agentes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

“Estimamos ter retirado de circulação mais de duas toneladas de drogas. Isso é resultado de um amplo monitoramento das rotas fluviais do narcotráfico. Agora, o trabalho se volta para identificar e localizar os demais envolvidos, além de mapear toda a rede criminosa por trás desse transporte”, explicou o delegado-geral adjunto da PCPA, Temmer Khayat.

Após meses de investigação, os policiais passaram três dias e três noites em vigilância às margens do rio Amazonas. A abordagem aconteceu por volta das 2h da madrugada. As equipes precisaram realizar cortes na estrutura da embarcação e mergulhar no casco para encontrar os compartimentos camuflados onde a droga estava escondida.

Segundo o delegado Jamil Casseb, superintendente do Baixo e Médio Amazonas, as embarcações foram conduzidas ao Porto de Santarém, onde passou-se à revista completa. “Conseguimos identificar o material entorpecente escondido, e realizar a prisão de todos os envolvidos. Essa ação representa um duro golpe contra as organizações criminosas que atuam na região”, afirmou.

As drogas apreendidas foram levadas em comboio até o NAI de Santarém, onde passaram por pesagem e catalogação. Os presos foram apresentados na Seccional da Polícia Civil e estão à disposição da Justiça.

De acordo com o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, a operação desmantelou uma das principais rotas fluviais utilizadas por organizações criminosas que transportam drogas vindas de países produtores como a Colômbia, cruzando o Amazonas até o Pará.

“Essa apreensão é resultado de uma investigação muito bem conduzida pela Polícia Civil, com apoio estratégico da Base Candiru, instalada exatamente na garganta do rio Amazonas. Essa estrutura tem sido fundamental para interceptar o tráfico na região e enfraquecer economicamente os grupos criminosos que lucram com o comércio ilegal”, destacou o secretário.

A PCPA reforça que qualquer informação sobre tráfico de drogas pode ser repassada de forma sigilosa por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp (91) 98115-9181, com a assistente virtual Iara. O sigilo e anonimato são garantidos.

Reportagem: Jeniffer Terra (PC) – Agência Pará

Continuar Lendo

Destaque

Mais de 100 novos servidores tomam posse e reforçam saúde e educação em Parauapebas

Publicado

no

Profissionais assumem cargos na administração municipal e reforçam setores essenciais - Fotos: Irisvelton Silva

O Centro Cultural de Parauapebas foi palco de um momento marcante na manhã desta sexta-feira (04), com a posse de mais de 100 novos servidores municipais. O evento, realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Administração e da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), reuniu autoridades do governo, vereadores, representantes religiosos, além dos empossados e seus familiares.

A nomeação contempla 76 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aprovados no concurso de 2022, 27 professores do mesmo certame, sete professores do concurso de 2017 e um técnico de segurança do trabalho, também do concurso de 2022. Com isso, a administração municipal reforça seu compromisso com a valorização dos profissionais e a ampliação dos serviços essenciais à população.

O prefeito Aurélio Goiano celebrou a posse e destacou que essa era uma promessa de campanha cumprida. “Só gratidão a Deus, porque Deus tem sido muito bondoso para comigo. A gente levantou essa bandeira dos professores que estão esperando desde 2017, dos ACS que estão esperando desde 2022, e foi compromisso nosso. E está aí, graças a Deus, concretizando o sonho desse pessoal e cumprindo a nossa promessa de convocar os concursados. Hoje, estão mudando de vida e entrando para ser funcionário de carreira de uma das cidades mais fortes do Estado. Parabenizo todos vocês e digo: ACS e professores, conto com vocês! Vamos juntos reconstruir Parauapebas. Para mim, é uma grande honra empossá-los. Agora, vamos trabalhar!”, declarou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Anderson Moratório, reforçou o impacto positivo dessa nomeação para o município. “Este é um dia histórico para Parauapebas. A posse desses profissionais não é apenas a realização de um sonho individual, mas um avanço para toda a cidade. Com mais professores e agentes comunitários de saúde, garantimos uma educação mais qualificada e uma atenção primária mais eficaz. É um grande passo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da nossa população”.

Os novos servidores não esconderam a emoção ao receber o termo de posse. A professora Karine Costa falou sobre os desafios até a aprovação. “A gente estuda muito, e sempre fica aquela dúvida: será que eu vou dar conta? Mas eu tenho certeza de que no final dá tudo certo.” Para Denizete Duarte, nova Agente Comunitária de Saúde, a convocação foi uma surpresa. “Pra mim, hoje é um dia muito mais do que especial. O concurso foi em 2022, e eu não tinha mais esperança. Quando saiu essa notícia de que seríamos chamados, nossa, foi muito bom! Me sinto muito bem acolhida pela gestão e pelos vereadores. Isso vai mudar minha vida para muito melhor.”

O secretário de Administração, Luiz Veloso, destacou a importância do momento. “Hoje é um dia muito especial, que marca a vida de várias pessoas. A posse dos ACS, professores e do técnico de segurança do trabalho é fundamental para que o município possa oferecer mais atendimento e qualidade de vida à população. Além disso, é um resgate de um compromisso assumido pelo governo Aurélio Goiano, especialmente com os professores que aguardam desde 2017. Todos estão de parabéns, e esperamos que essa nomeação fortaleça ainda mais os serviços municipais”.

A coordenadora da CTRH, Juliana Souza, reforçou a relevância do evento. “Os Agentes Comunitários de Saúde, os professores e o técnico de segurança do trabalho tomam posse nos concursos 001 de 2022 e 001 de 2017, concretizando um processo esperado há muito tempo”.

A secretária de Educação, Maura Paulino, destacou a importância da chegada dos novos professores para o fortalecimento da rede municipal de ensino. “A educação é a base do desenvolvimento, e investir em professores qualificados é investir no futuro de Parauapebas. Esses novos profissionais chegam para somar, trazendo conhecimento, dedicação e compromisso com a formação das nossas crianças e jovens”.

O secretário de Saúde, Marcos Vinicius, ressaltou como os novos ACS vão contribuir para melhorar o atendimento à população. “Vamos fortalecer ainda mais a atenção primária com a chegada desses novos ACS. São profissionais que vão até as casas das pessoas, garantindo que a saúde chegue à ponta. Quero agradecer ao prefeito Aurélio Goiano por honrar mais esse compromisso. Juntos, vamos reconstruir Parauapebas e melhorar a saúde da nossa cidade”.

A posse dos novos servidores reafirma o compromisso da Prefeitura de Parauapebas com a valorização do funcionalismo público e a melhoria dos serviços essenciais. Com essa nova equipe, o município segue avançando para oferecer mais qualidade de vida à população.

Reportagem: Luciana Queiroz – Ascom/PMP 2025

Continuar Lendo

Destaque

Movimento Parauapebas Cidade Universitária é lançado para fortalecer ensino superior e nova matriz econômica

Publicado

no

Fotos: Renato Rezende

O Movimento Parauapebas Cidade Universitária foi oficialmente lançado com o objetivo de fortalecer e expandir o ensino superior no município, consolidando uma nova matriz econômica para além da mineração. A iniciativa surge em meio à luta pela criação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará e a defesa para que sua sede seja estabelecida em Parauapebas. O evento de lançamento ocorreu na última sexta-feira (28), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Parauapebas.

O vereador Alex Ohana, um dos idealizadores da iniciativa, ressaltou a importância do movimento. “Há muito tempo se fala sobre transformar Parauapebas em uma cidade universitária, consolidando o ensino superior como uma nova matriz econômica. Existem diversas iniciativas nesse sentido, mas era necessário uni-las em um só propósito. Assim nasce o Movimento Parauapebas Cidade Universitária, que tem como carro-chefe a luta pela criação da futura universidade estadual com sede em nosso município”, explicou.

Vereador Alex Ohana – PDT

A iniciativa recebeu apoio imediato de diversas autoridades locais. Ohana agradeceu à diretora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Parauapebas, professora Tatiane Bahia, por levar a demanda ao seu gabinete. O vereador também destacou o suporte do deputado estadual Ivanaldo Braz, do presidente da Câmara, Anderson Moratório, e dos demais membros da Comissão de Educação, que se uniram ao movimento.

Vereador Anderson Moratório, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas

O presidente da Câmara Municipal, Anderson Moratório, reforçou o compromisso do legislativo com a iniciativa. “Nosso objetivo é fazer tudo o que estiver ao alcance da Câmara para que esse movimento se torne realidade e traga um futuro promissor para a educação superior de Parauapebas”, afirmou.

Já o deputado Ivanaldo Braz destacou a importância da mobilização para garantir que Parauapebas não perca a oportunidade de sediar a nova universidade, lembrando a perda da reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que foi destinada a Marabá.

Deputado estadual Ivanaldo Braz – PDT

O evento contou com a presença de representantes do movimento estudantil, vereadores como Erica Ribeiro, Léo Márcio, Sargento Nogueira e Graciele Brito, além de representantes do Poder Executivo Municipal, da UEPA, do Instituto Federal do Pará (IFPA), da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), da mineradora Vale e de outras empresas locais. Também participaram diversas instituições da sociedade civil organizada, reforçando a força coletiva do movimento.

O presidente da OAB Parauapebas, Guilherme Melo, também esteve presente e destacou a relevância histórica do movimento. “Esta é uma iniciativa que certamente trará grandes resultados para Parauapebas. O movimento pode contar com o apoio da OAB para fortalecer essa causa”, declarou.

Com um forte respaldo político, acadêmico e empresarial, o Movimento Parauapebas Cidade Universitária se estabelece como um marco para o futuro do município, alavancando o ensino superior e impulsionando um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social.

Durante o evento também foi assinada uma carta, que será entregue ao governador do Pará, Helder Barbalho, com 18 argumentos técnicos que provam que Parauapebas é o município da região sul e sudeste do Pará mais apropriado para sediar a reitoria da futura universidade.

Texto: Comunicação do Movimento Parauapebas Cidade Universitária

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas