Ligue-se a nós

Geral

Polícia Civil realiza aula inaugural para curso de formação de 206 novos agentes

Publicado

no

A Polícia Civil realizou, nesta quinta-feira (05), a aula inaugural do Curso de Formação dos novos policiais civis do Estado do Pará, turma 2023. O evento aconteceu no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará e reuniu centenas de convidados, entre alunos, familiares e autoridades.

Aula inaugural do curso de formação de 206 novos policiais civisAula inaugural do curso de formação de 206 novos policiais civisFoto: Marco Santos / Ag. ParáA aula inaugural representa o início do curso realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) para a formação de 206 novos policiais civis que estavam no cadastro de reserva dos concursos C-206 e C-207. Ao todo, o curso de formação vai contar com a participação de 75 candidatos para o cargo de delegado, 87 investigadores, 38 papiloscopistas e seis escrivães.

Durante o evento, o Governador Helder Barbalho destacou que o ingresso dos novos agentes de segurança, somados aos mais de mil policiais civis formados no ano de 2022, vai representar um aumento de 40% no efetivo da Polícia Civil do Pará.

O governador Helder Barbalho durante a solenidadeO governador Helder Barbalho durante a solenidadeFoto: Marco Santos / Ag. Pará

“Nós estamos ampliando o efetivo da instituição com esta entrada de mais 206 novos colaboradores. São mais de 1.000 novos policiais, entre delegados, escrivães, investigadores e papiloscopistas,  para que a Polícia Civil do Pará possa cada vez mais ampliar a sua presença e assegurar a qualidade do serviço. É o Sistema de Segurança do Pará dando respostas e agindo para salvar vidas e proteger a nossa população.” – Helder Barbalho.

O Delegado-Geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, reforçou que a presença dos novos agentes irá possibilitar a ampliação da atuação policial em todas as regiões do Estado e ressaltou que o reforço no efetivo proporcionou com que todas as delegacias do Estado agora tenham equipes completas atuando“Iremos reforçar ainda mais o efetivo nas unidades de todas as regiões e fortalecer nossas unidades especializadas, como as Delegacias de Atendimento à Mulher,  Delegacia do Meio Ambiente e Proteção Animal, bem como combater com mais eficiência os delitos gerais que ocorrem no estado.” pontuou o Delegado-Geral.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, apontou que o ingresso de novos servidores é fundamental para qualificar a atividade policial.

Ualame Machado, secretário de Segurança Pública do ParáUalame Machado, secretário de Segurança Pública do ParáFoto: Marco Santos / Ag. Pará

“Além de ter reformado e construído novas unidades, entregue equipamentos de ponta, é importantíssimo que nós possamos cada vez mais trazer o nosso maior patrimônio para a instituição, que são as pessoas, os policiais. Desta feita, depois de formar em 2022 mais de mil policiais, iniciamos agora um curso de formação para mais de 200, para que a gente possa cada vez mais a Polícia Civil presente em todo estado do Pará.” 

APERFEIÇOAMENTO

Até o mês de abril, os alunos inscritos no curso de formação vão passar por um intenso treinamento, desenvolvendo técnicas para o melhor desempenho profissional, é o que garante o delegado Waldir Freire, diretor da Acadepol. “Neste curso, teremos fundamentos de defesa pessoal, tiro, investigação policial muito aprofundada, tecnologias avançadas e cuidado com o ser humano, além de questões dos direitos humanos. É um conjunto de disciplinas que faz com que a pessoa, o cidadão comum, se torne um policial, com desejo sempre de servir à coletividade, essa é a maior função do policial civil.” declarou.

VALORIZAÇÃO

O diretor jurídico do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Pará (SINDPOL),  José Ferreira, destacou a importância as polícias que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado para a valorização dos órgãos de segurança pública.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

“Desde o início da atual gestão estadual, o Sindpol vem acompanhando os atos realizados na segurança pública. Estamos muito satisfeitos com esse incremento no efetivo. Isso traz mais segurança para as famílias e para a sociedade.” afirmou.

EXPECTATIVA

Para quem está prestes a iniciar o curso de formação, as expectativas são altas. É o caso de Felipe Mendonça, que irá participar do curso para a formação no cargo de delegado. “Nosso sentimento é de muita gratidão por ter chegado até aqui e muita vontade de extrair os maiores conhecimentos possíveis nesses meses para fazer uma formação completa e sermos os melhores delegados que nós pudermos.” garantiu.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Maria Clara Barreto irá participar da formação para o cargo de investigadora. Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, ela afirma que está ansiosa para contribuir com a sociedade paraense. “A minha expectativa é a melhor possível. Este é um governo que sempre busca aprimorar a Polícia. Espero que a gente consiga agregar ao Pará da melhor maneira, buscando sempre contribuir para a sociedade.”

José Fernandes já atuava na Polícia Civil como investigador e agora irá participar do curso de formação para Delegado. Ele afirma saber dos desafios da profissão. “O Pará enfrenta muitos desafios nessa área da segurança. Notadamente, por estarmos numa região amazônica, repleta de complicações, seja pela extensão territorial, seja pela complexidade cultural, portanto nós acreditamos que com esse curso nós poderemos somar esforços para que o Pará possa saltar na frente de outros estados e trazer consigo um novo espaço no Brasil, no que diz respeito no combate à criminalidade e a proteção das pessoas como um todo.”

Destaque

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

Publicado

no

Ingresso dos novos servidores ocorrerá ao longo de 2025 e 2026 - Foto: Joel Rodrigues

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quarta-feira (29) a realização de um novo concurso da Polícia Federal que vai preencher 2 mil novas vagas, ampliando o número de integrantes da corporação de 13 mil para 15 mil policiais. Segundo ele, isso repõe o efetivo histórico da PF. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que autorizou a seleção pública.

“Mais 2 mil policiais federais que serão distribuídos por todo o Brasil, muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental”, afirmou Lewandowski, detalhando que o presidente autorizou a chamada de mil profissionais em 2025 e mil em 2026. Ele estava acompanhado pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Segundo ela, a portaria interministerial com a autorização para o concurso, incluindo o número exato de vagas e cargos, será publicada em até duas semanas.

As vagas serão distribuídas entre todos os cinco cargos da PF: delegado, escrivão, papilocopista, agente e perito.

“O presidente deu uma grande prioridade para esse concurso. E a gente está anunciando logo agora, antes de outros [concurso] que vamos anunciar ao longo do ano, para que eles ingressem o mais rápido possível. Tem todo um processo longo e a entrada efetiva deve ocorrer no final desse ano ou só no ano que vem”, informou a ministra.

Ainda segundo Esther Dweck, os cálculos do governo estão em linha com a economia de R$ 1 bilhão em concursos públicos anunciada pela pasta da ministra no final do ano passado, e que consta na Lei Orçamentária Anual, e não será afetada por essa nova seleção.

Reportagem: Pedro Rafael Vilela – Agência Brasil

Continuar Lendo

Destaque

Saiba as próximas etapas do CNU após divulgação de resultados no dia 4

Publicado

no

Foram oferecidas 6.640 vagas para 21 órgãos da administração - Arte/EBC

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta quarta-feira (29) instruções aos candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), a partir da publicação dos primeiros resultados do processo seletivo, prevista para a próxima terça-feira (4).

De acordo com MGI, nesta data, sairão múltiplos resultados. O primeiro é o resultado final dos aprovados no bloco temático 8, com cargos de nível intermediário. Também será divulgada a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 ao 7 e a primeira lista de convocação para os cargos com cursos de formação.

A lista inicial de convocados considerará as opções de cargo indicadas no momento da inscrição.

Instruções

Após a divulgação das notas finais e da classificação, nos dias 4 e 5 de fevereiro, os candidatos para cargos que exigem cursos de formação devem acessar a página oficial do CPNU e verificar a convocação na área do candidato, com login e senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O Ministério da Gestão alerta que é obrigatória a confirmação de presença no curso de formação e não serão cobradas taxas de matrícula.

“A participação no curso de formação só estará assegurada após o candidato responder sim à convocação e, posteriormente, efetivar sua matrícula junto às instituições que promoverão os cursos de formação”, alerta o comunicado do MGI.

Caso a resposta seja negativa, o candidato será automaticamente eliminado da vaga para a qual foi convocado. Mas o candidato continuará concorrendo às outras vagas com maior preferência indicada no ato da inscrição. O mesmo valerá para a segunda convocação, em 11 de fevereiro, e para a terceira convocação, em 18 de fevereiro.

Cursos de formação

A etapa dos cursos de formação é classificatória e eliminatória do concurso público e tem o objetivo de capacitar os aprovados para os desafios da administração pública.

Os nove cargos que exigem cursos de formação são os de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); analista de Comércio Exterior (ACE); analista em Tecnologia da Informação (ATI); analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS); analista de Infraestrutura (AIE); especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANEEL); especialista em Regulação de Serviços Públicos (ANTAQ); auditor-fiscal do Trabalho (AFT); e especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).

Os cursos de formação serão realizados em Brasília, com exceção do cargo de especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS), que será no Rio de Janeiro.

Cronograma

As retificações dos editais dos oito blocos temáticos do chamado Enem dos Concursos, publicadas no Diário Oficial da União, em 15 de janeiro, atualizaram o calendário do CNU da seguinte forma:

31 de janeiro: prazo final para acerto cadastral;

4 de fevereiro de 2025:

·         divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos e dos recursos da veracidade de situação declarada;

·         divulgação das notas finais para todos os candidatos em cada cargo em que estiverem inscritos e da primeira lista de classificação para todos os cargos;

·     divulgação da primeira convocação para os cursos de formação

4 e 5 de fevereiro: prazo para confirmação de participação em curso de formação;

11 de fevereiro de 2025: divulgação da segunda lista de classificação para todos os cargos e segunda convocação para cursos de formação;

11 e 12 de fevereiro: prazo para confirmação de participação em curso de formação;

18 de fevereiro: divulgação da terceira lista de classificação para todos os cargos e da terceira convocação para cursos de formação;

18 e 19 de fevereiro: prazo para confirmação de participação em curso de formação;

28 de fevereiro: divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos e convocação para matrícula nos cursos de formação.

Concurso

Dos mais de 2,14 milhões de inscritos no concurso unificado, cerca de 1 milhão fizeram as provas em 18 de agosto passado.

Os candidatos concorrem a 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.

O certame terá, também, um cadastro de reserva, para mais de 13 mil candidatos classificados, com a possibilidade de novas convocações, inclusive para vagas temporárias que surgirem.

Os salários básicos iniciais variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, conforme o cargo.

Reportagem: Daniella Almeida – Agência Brasil

Continuar Lendo

Destaque

Parauapebas busca parcerias no Ministério do Turismo

Publicado

no

Durante o encontro, realizado na última segunda-feira (27), Aurélio Goiano apresentou sua equipe de gestão e enfatizou a importância de estreitar a relação institucional com o Governo Federal, visando obter apoio para Parauapebas. Ele destacou a situação precária deixada pela gestão anterior e a necessidade do município de acessar programas e recursos federais. Além disso, o prefeito anunciou a criação da Fundação de Cultura e Turismo, uma instituição autárquica que visa captar recursos e investir em políticas públicas nas áreas de cultura e turismo, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento local e regional.

Uma das principais pautas da reunião foi a formalização de um pedido de apoio e patrocínio para apresentações musicais em eventos culturais de Parauapebas, o que fortaleceria ainda mais a política de turismo do município. Este foi o primeiro pedido de parceria formal do município ao Ministério do Turismo, destacando a carência de apoio e incentivo para os municípios do interior do Pará.

O apoio solicitado inclui o patrocínio para a participação de bandas nacionais nos três principais eventos culturais de Parauapebas: o Encontro da Mulher de Parauapebas (de 8 a 14 de março de 2025), o tradicional Aniversário da Cidade de Parauapebas (de 6 a 10 de maio de 2025) e o Festival Junino “Jeca Tatu” (de 25 a 29 de junho de 2025). O prefeito ressaltou a relevância desses eventos para o município e para o Estado do Pará, tanto pela sua tradição e popularidade quanto pela contribuição ao fortalecimento do turismo regional, atraindo visitantes de diversas partes do Brasil e fomentando a economia local.

“Esses eventos são essenciais não apenas para Parauapebas, mas para todo o Pará. Eles têm se consolidado como pilares da nossa agenda cultural, promovendo a integração de diferentes manifestações artísticas e destacando a cultura local”, afirmou Aurélio Goiano no documento protocolado no Ministério do Turismo.

A parceria solicitada será crucial para ampliar o alcance e o sucesso das festividades, reforçando Parauapebas como um destino turístico de destaque e atraindo ainda mais visitantes das cidades circunvizinhas e de diferentes regiões do Brasil.

Reportagem e foto: Ascom / PMP 2025

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas