Cidades
Prefeita participa, em Belém, da III Marcha em Defesa dos Municípios do Pará
A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, participou nesta terça-feira (14) da III Marcha a Belém em Defesa dos Municípios, evento realizado na capital do estado, e que reuniu cerca de 100 prefeitos do Pará. O encontro trouxe especialistas e gestores públicos para debater os desafios e potencialidades das cidades do estado, e contou com a presença do governador Helder Barbalho.
“Estamos juntos para debater sustentabilidade, desenvolvimento, pautas que são comuns a todos os municípios. Nós temos muito a contribuir um com o outro e com o estado. A presença do governador abrilhantou porque esse apoio a todos nós prefeitos faz toda a diferença. O municipalismo é uma orientação que reconhece a importância de cada cidade, suas peculiaridades e potenciais, para a construção do estado do Pará. Estado grande e forte precisa dar atenção e apoio aos seus municípios”, destacou a prefeita de Canaã.
O objetivo do evento, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), é proporcionar um espaço para a discussão das demandas municipais, envolvendo prefeitos, senadores, deputados federais, deputados estaduais e técnicos municipais. “Tive a satisfação de estar prefeito de Ananindeua por oito anos. Certamente foi um passo fundamental, pois sei que, na condição de governador, devo valorizar cada município deste estado para a construção de políticas públicas que possam transformar a vida da nossa população. Falo isso por convicção. A relação é de parceria, acima de tudo. As pessoas não vivem no estado, as pessoas vivem nas cidades. Por isso é tão fundamental fortalecer o protagonismo de cada cidade”, declarou o governador Helder Barbalho.
A programação trouxe especialistas que ministraram palestras sobre temas como empreendedorismo, cidades sustentáveis, desenvolvimento estratégico, e modernização e digitalização dos processos municipais. Além disso, na ocasião também houve o lançamento do Prêmio “FAMEP Destaque Municipal Governança e Gestão 2023”, uma parceria entre FAMEP, Ministério da Economia e Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).
A partir do encontro em Belém, serão definidas pautas prioritárias que serão apresentadas pelo presidente da FAMEP e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar e pelos presidentes das Associações e Consórcios Regionais para a Bancada Paraense, em Brasília, durante a Marcha Nacional dos Municípios que acontecerá no período de 27 a 30 de março.
Mais políticas sociais
Com o maior PIB do Pará, Canaã dos Carajás é uma das cidades mais prósperas do Norte. O município tem atuado com protagonismo regional e pretende apontar, na Marcha Nacional, a necessidade do fomento a políticas sociais voltadas aos municípios mineradores. “Nós, que somos municípios mineradores, que temos uma alta arrecadação, precisamos estar atentos e comprometidos com as questões socioeconômicas. Enfrentamos fenômenos migratórios: todos os dias recebemos populações de outras cidades, outros estados, que buscam se estabelecer em Canaã. Isso nos traz desafios porque precisamos gerir serviços públicos e garantias de direitos a essas populações que vêm de fora. Então nosso desafio diz respeito ao desenvolvimento de políticas sociais, e é sempre importante levar essas demandas ao debate, para o tratamento, acolhimento, trabalho que essas populações migratórias necessitam”, destaca Josemira Gadelha.
O governador Helder Barbalho destacou a relevância de que cada gestor municipal do Pará construa as pautas prioritárias que devem ser compartilhadas junto aos gestores estaduais e debatidas em âmbito nacional. “No momento em que se oportunizam encontros dessa natureza, permite-se que experiências sejam multiplicadas e soluções sejam debatidas. Pautem o governo sobre os desafios de cada região para ações que possam criar ambientes mais prósperos e benéficos à população”, declarou. “Queremos aperfeiçoar o ambiente institucional do nosso estado. Por isso criamos a Secretaria das Cidades nessa segunda gestão, para fortalecer o associativismo e municipalismo. Vamos retomar o Governo Itinerante para verificar o que foi realizado, o que está travado e o que precisa ser feito. Diagnosticar prioridades. E os prefeitos são os que podem me dizer quais são as prioridades de cada cidade. Vocês que sabem o que é fundamental para cada município”, completou o governador.
Fonte: Gil Soter – Ascom Canaã
Cidades
Mulheres são destaque na conquista de Prefeituras
Nas eleições municipais deste ano, 26 prefeituras do Pará serão lideradas por mulheres a partir de 2025, após a conclusão da apuração dos votos. Aqui no sul e sudeste do Pará, as mulheres se destacaram na conquista de prefeituras, principalmente garantindo reeleição. Os grandes expoentes são Mariana Chamon (MDB), em Curionópolis, reeleita com 72,32% dos votos, e Canaã dos Carajás, onde Josemira Gadelha (MDB) somou 80,51% dos votos, para se reeleger, concorrendo contra o seu antecessor, Jeová Andrade (PL).
Nos vizinhos municípios de São João e São Domingos do Araguaia, as prefeitas Marcellanne Sobral (PP) e Elizane Soares (MDB), foram reconduzidas ao cargo com 47,28% e 58,78% dos votos, respectivamente, e terão mais quatro anos pela frente.
Em Rondon do Pará a prefeita reeleita é Adriana Andrade (MDB), com 10.591 votos, ou 49,71% dos votos válidos. Ela terá como vice: Dahu, do PSD
PRIMEIRA VEZ
No sul do Pará, Conceição do Araguaia terá a primeira prefeita mulher da sua história, com a eleição de Elida Elena, do MDB. Ela teve 12.783 votos, 50,07% dos votos válidos, contra 25,94% do segundo colocado: Vitão (Avante).
A eleição em Conceição do Araguaia teve 26.335 votos totais, o que inclui 186 votos brancos, 0,71% dos votos totais, e 619 votos nulos, 2,35%. A abstenção foi de 8.258 eleitores, 23,87% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
QUEM É ELIDA ELENA
Elida Elena tem 57 anos, é divorciada, tem superior completo e declara à Justiça Eleitoral a ocupação de servidora pública estadual. Ela declarou um patrimônio de R$ 282.694,46.
O vice-prefeito eleito em Conceição do Araguaia é Neilton Araujo, do PL, que tem 37 anos.
Os dois fazem parte da coligação “CDA Não Pode Parar”, formada pelos partidos MDB, PODE, PSD, PL, União, PSDB e Cidadania.
Fonte: Portal Correio
Cidades
Sete cidades elegeram prefeitos indígenas nas eleições de 2024
Candidatos que se declararam de etnias indígenas foram eleitos prefeitos de sete municípios brasileiros no primeiro turno das eleições municipais, realizado no último domingo (6).
Na Região Norte, se elegeram Egmar Curubinha (PT), da etnia tariana, em São Gabriel da Cachoeira (AM); Dr. Raposo (PP), da etnia makuxí, em Normandia (RR); e Tuaua Benísio (Rede), também da etnia makuxí, em Uiramutã (RR).
As cidades mineiras de São João das Missões e Manga também elegeram prefeitos indígenas, ambos da etnia xacriabá. Na primeira, Jair Xakriabá (Republicanos) foi eleito, enquanto na segunda a vitória foi de Anastácio Guedes (PT).
Já em Pesqueira, Pernambuco, venceu o Cacique Marcos (Republicanos), da etnia xucuru.
Vereadores
Os dados do sistema do Tribunal Superior Eleitoral também mostram que 214 indígenas se elegeram vereadores no pleito, sendo 180 homens e 34 mulheres.
Fonte: Agência Brasil
Cidades
Josemira afirma que novo mandato focará no desenvolvimento sustentável
Nesta segunda-feira (7), recém-eleita para o chefiar o Poder Executivo de Canaã dos Carajás durante o ciclo 2025-2028, Josemira Gadelha concedeu entrevista à imprensa da região. Pautas como obras de infraestrutura, construção de novas escolas, a questão do fornecimento de água e energia e o desenvolvimento de novos mercados foram temas abordados durante a coletiva.
Novas Escolas
Quando questionada sobre a construção de novos centros de ensino, Josemira afirmou que vai ampliar o número de vagas disponíveis na zona rural e urbana com a construção de sete novos Núcleos de Educação Infantil, que atenderão crianças a partir dos seis meses a seis anos. Também afirmou que o município construirá cinco novas escolas de Ensino Fundamental. “Nós elevamos o patamar das estruturas físicas de nossas escolas. Todas terão arquitetura superior. As escolas de ensino fundamental terão bibliotecas e laboratório de ciências, por exemplo. Vamos absorver a demanda existente já de olho em futuras expansões da cidade.”, afirmou.
Aeroporto e Rodovias
Dentre os investimentos mais aguardados, a construção do aeroporto foi tema de pergunta. Josemira afirmou que o projeto da 1ª fase da obra foi entregue pela Infraero. “O início das obras está próximo. Agora é viabilizar ps processos legais que envolvem a construção. É uma obra que exige muita responsabilidade da gestão. Estamos dando cada passo de cada vez.”, disse.
Sobre as rodovias, Josemira enfatizou que Canaã continuará na busca pela integração. “Estamos concluindo a primeira fase da duplicação da PA-160, que compreende a saída da cidade até o Parque de Exposições. O objetivo é chegar até o limite com o município de Parauapebas. A Transcanadá também tem obras avançadas, melhorando o acesso ao sul do estado.”, afirmou.
Transporte Público
A prefeita afirmou que a licitação para a contratação de empresa para fornecer o transporte público municipal está concluída. “Nós temos um plano de mobilidade urbana, que busca trazer mais segurança ao trânsito. E o transporte público só tem a ajudar. Muitas famílias serão beneficiadas com o serviço.”, afirmou.
Canaã pode ganhar curso de Medicina em 2025
Na área da diversificação econômica, a prefeita recém-eleita falou dos investimentos para promover o turismo da região, nos setores de ecologia, eventos e educacional. Josemira falou do acordo com o ICM Bio para criar uma rota ecológica que envolvem os parques Campus Ferruginosos e Veredas, além das construções em andamento do Parque do Mirante – um espaço de lazer que funcionará no Morro das Antenas -, e do Parque de Eventos. Ela também mencionou as parcerias com instituições educacionais que oferecerão cursos de graduação na área da saúde, incluindo medicina. “Nossa expectativa é que o curso comece no próximo ano.”, afirmou.
Problemas de abastecimento de água e energia
Josemira não se esquivou de perguntas sobre o tema, e afirmou que para o fornecimento de água, o município tem tomado providências de curto, médio e longo prazo, que incluem a implantação de novos poços de captação e a construção de uma nova estação de captação e tratamento, que permitirá a ampliação do suprimento do recurso.
Sobre a energia elétrica, Josemira disse que o Gabinete está acompanhando a situação de perto, junto a concessionária Equatorial. Afirmou que a empresa se comprometeu em realizar mudanças estruturais na rede de distribuição, como a troca do cabeamento e a melhoria da eficiência da subestação. “Estamos de olho e tomaremos as providências cabíveis, caso haja descumprimento dos acordos firmados com a sociedade.”, relatou.
Eleições 2024
Josemira Gadelha foi reeleita prefeita de Canaã dos Carajás, obtendo 80,51% dos votos válidos. Com a vitória nas urnas, Josemira enfatizou que dará continuidade para desenvolver os projetos para diversificação econômica do município. “Estamos em um momento-chave para Canaã. Nosso compromisso será em formar um município mais robusto e renovado, com novas escolas, estradas pavimentadas e aeroporto municipal, novos prédios públicos e programas sociais ampliados.”, concluiu.
Reportagem: Vinícius de Paula – Ascom Canaã
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque1 ano atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque1 ano atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023