A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) de Parauapebas começou o ano promovendo diversos esportes e a qualificação profissional, e nesse fim de semana, ofertou Curso de Arbitragem de Futebol de Campo. As aulas teóricas ocorreram no Plenarinho da Câmara e as práticas foram no Complexo Esportivo do Rio Verde.
O coordenador de esportes da Semel, Adailson Silva, conta que foram disponibilizadas 100 vagas, um número recorde de inscritos. “Esse curso faz parte de um calendário mais amplo de eventos e capacitações para 2025. Além da arbitragem de futebol de campo, a Semel também tem investido em cursos especiais para outras modalidades, como futsal, futebol de cinco e futebol de surdos, com a intenção de promover a inclusão social e aumentar a acessibilidade ao esporte para diferentes públicos, inclusive o indígena, que já está organizando os Jogos Xikrin”, destaca o coordenador.
Francinaldo dos Santos Moura, um dos inscritos no curso, já tem um longo caminho nessa trajetória de arbitragem. “Não é uma novidade para o município, haja vista que a gente vem fazendo alguns em anos anteriores, porém, esse foi o curso que trouxe mais novidades. São duas pessoas bem qualificadas, que estão trazendo para a gente, inclusive a experiência com o VAR (árbitro de vídeo). Eu estou bem animado mesmo para ingressar no quadro de arbitragem”, declara Moura.
O instrutor e presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da Federação Paraense de Futebol, Fernando Castro, ressaltou que o objetivo do curso de oferecer conteúdo de maneira lúdica e didática. Ele destacou que a formação inclui aulas teóricas e práticas, com vídeos e projeções no campo, e especificamente a possibilidade de descobrir novos talentos para a arbitragem de futebol.
“Eu estou muito feliz por estar em Parauapebas, a convite da Semel, da secretária Célia, para fazer um trabalho diferente com pessoas que já são árbitros e outros que estão trilhando por esse caminho. A nossa proposta é exatamente trazer o conteúdo, a informação, e também falar sobre o crescimento do mercado de trabalho na área de esporte”, ressaltou Castro.
Entre os participantes estava Elaine Conceição, estudante de Educação Física, que teve especial interesse em se inscrever no curso, destacando sua paixão pelo esporte. “É uma oportunidade de fazer novas amizades e adquirir conhecimento. Este tipo de curso é excelente para quem ama o esporte e quer divulgar a área. Vale a pena a gente investir”, celebra Elaine.
José Adalberto Lira, conhecido aqui na cidade como Ceará, conseguiu fazer o curso dessa vez. Ele disse que era difícil encaixar a agenda dele com a do trabalho. “Olha eu já tinha realmente o interesse em fazer esse curso. As aulas são maravilhosas, instrutores muitos bons, a gente vê que são profissionais na área. Agradeço nosso prefeito, a Semel e espero que venham mais cursos pra gente poder estar interagindo com essa paixão que nós temos pelo esporte que não é de agora, é de muitos anos”, conclui.
Reportagem e fotos: Deca Reis – Ascom/PMP 2025