Ligue-se a nós

Destaque

Sefa apreende 28 toneladas de milho com nota fiscal irregular

Publicado

no

Em fiscalização realizada pela equipe da Coordenação de controle de mercadorias em trânsito do Araguaia, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), no KM-15 da Rodovia PA-447, em Conceição do Araguaia, município do sul do Pará, foram apreendidas 28 toneladas de milho,  transportadas com nota fiscal irregular, na sexta-feira (30). A mercadoria foi avaliada em R$ 24.640,00.

“Durante as rondas realizadas pela equipe da Polícia Militar no município de Redenção um caminhão truck foi abordado. O veículo estava transportando milho em grãos com documentação fiscal inidônea, pois o documento estava datado com o mês de junho, e se referia a outra mercadoria, sendo, portanto, desconsiderado pela fiscalização”, contou o coordenador da unidade da Sefa no Araguaia, Cicinato Oliveira.

O caminhão foi conduzido à Coordenação Regional da Sefa em Redenção, onde a mercadoria foi conferida e, após a pesagem, os fiscais constataram que estava transportando 28 toneladas de milho. Segundo o condutor do veículo, a carga era oriunda de Querência, no Mato Grosso, com destino a Novo Repartimento, no sudeste paraense.Foto: Divulgação

“Cabe destacar o trabalho conjunto com a equipe da Polícia Militar, que prontamente conduziu o veículo à Coordenação de Redenção, e à equipe da Coordenação, pela parceria e apoio na conferência da documentação e da carga”, disse Cicinato Oliveira.

Diante das irregularidades, foi emitido um Termo de Apreensão e Depósito (TAD), no valor de R$ 6.554,24, que foi pago e a carga liberada.

Fonte: Agência Pará

Destaque

Mais de 2 toneladas de drogas são apreendidas pela Polícia Civil no Pará

Publicado

no

Ação histórica em Santarém prendeu 10 suspeitos e desarticulou rota fluvial do tráfico que liga a Colômbia à Amazônia brasileira; droga estava escondida no casco da embarcação - Fotos: Divulgação

A Polícia Civil do Pará (PCPA) realizou uma das maiores apreensões de entorpecentes da história do estado. Mais de 2 toneladas de drogas — entre pedra de oxi, cocaína e skunk — foram encontradas no casco de uma balsa vinda do Amazonas, interceptada entre Santarém e Óbidos, no oeste paraense. A operação, realizada nesta sexta-feira (4), resultou na prisão de 10 homens, entre eles um narcotraficante foragido da Justiça.

Ao todo, foram apreendidas 1.332 tonelada de cocaína e 872 Kg de maconha, totalizando 2,2 toneladas apreendidas. A ação foi fruto de um trabalho minucioso de investigação conduzido por equipes da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Núcleo de Investigação Policial (NIP), Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Santarém e Superintendência do Baixo e Médio Amazonas. A operação contou ainda com o suporte estratégico da Base Integrada Fluvial Candiru, que reúne agentes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

“Estimamos ter retirado de circulação mais de duas toneladas de drogas. Isso é resultado de um amplo monitoramento das rotas fluviais do narcotráfico. Agora, o trabalho se volta para identificar e localizar os demais envolvidos, além de mapear toda a rede criminosa por trás desse transporte”, explicou o delegado-geral adjunto da PCPA, Temmer Khayat.

Após meses de investigação, os policiais passaram três dias e três noites em vigilância às margens do rio Amazonas. A abordagem aconteceu por volta das 2h da madrugada. As equipes precisaram realizar cortes na estrutura da embarcação e mergulhar no casco para encontrar os compartimentos camuflados onde a droga estava escondida.

Segundo o delegado Jamil Casseb, superintendente do Baixo e Médio Amazonas, as embarcações foram conduzidas ao Porto de Santarém, onde passou-se à revista completa. “Conseguimos identificar o material entorpecente escondido, e realizar a prisão de todos os envolvidos. Essa ação representa um duro golpe contra as organizações criminosas que atuam na região”, afirmou.

As drogas apreendidas foram levadas em comboio até o NAI de Santarém, onde passaram por pesagem e catalogação. Os presos foram apresentados na Seccional da Polícia Civil e estão à disposição da Justiça.

De acordo com o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, a operação desmantelou uma das principais rotas fluviais utilizadas por organizações criminosas que transportam drogas vindas de países produtores como a Colômbia, cruzando o Amazonas até o Pará.

“Essa apreensão é resultado de uma investigação muito bem conduzida pela Polícia Civil, com apoio estratégico da Base Candiru, instalada exatamente na garganta do rio Amazonas. Essa estrutura tem sido fundamental para interceptar o tráfico na região e enfraquecer economicamente os grupos criminosos que lucram com o comércio ilegal”, destacou o secretário.

A PCPA reforça que qualquer informação sobre tráfico de drogas pode ser repassada de forma sigilosa por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo WhatsApp (91) 98115-9181, com a assistente virtual Iara. O sigilo e anonimato são garantidos.

Reportagem: Jeniffer Terra (PC) – Agência Pará

Continuar Lendo

Destaque

Mais de 100 novos servidores tomam posse e reforçam saúde e educação em Parauapebas

Publicado

no

Profissionais assumem cargos na administração municipal e reforçam setores essenciais - Fotos: Irisvelton Silva

O Centro Cultural de Parauapebas foi palco de um momento marcante na manhã desta sexta-feira (04), com a posse de mais de 100 novos servidores municipais. O evento, realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Administração e da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), reuniu autoridades do governo, vereadores, representantes religiosos, além dos empossados e seus familiares.

A nomeação contempla 76 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) aprovados no concurso de 2022, 27 professores do mesmo certame, sete professores do concurso de 2017 e um técnico de segurança do trabalho, também do concurso de 2022. Com isso, a administração municipal reforça seu compromisso com a valorização dos profissionais e a ampliação dos serviços essenciais à população.

O prefeito Aurélio Goiano celebrou a posse e destacou que essa era uma promessa de campanha cumprida. “Só gratidão a Deus, porque Deus tem sido muito bondoso para comigo. A gente levantou essa bandeira dos professores que estão esperando desde 2017, dos ACS que estão esperando desde 2022, e foi compromisso nosso. E está aí, graças a Deus, concretizando o sonho desse pessoal e cumprindo a nossa promessa de convocar os concursados. Hoje, estão mudando de vida e entrando para ser funcionário de carreira de uma das cidades mais fortes do Estado. Parabenizo todos vocês e digo: ACS e professores, conto com vocês! Vamos juntos reconstruir Parauapebas. Para mim, é uma grande honra empossá-los. Agora, vamos trabalhar!”, declarou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Anderson Moratório, reforçou o impacto positivo dessa nomeação para o município. “Este é um dia histórico para Parauapebas. A posse desses profissionais não é apenas a realização de um sonho individual, mas um avanço para toda a cidade. Com mais professores e agentes comunitários de saúde, garantimos uma educação mais qualificada e uma atenção primária mais eficaz. É um grande passo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da nossa população”.

Os novos servidores não esconderam a emoção ao receber o termo de posse. A professora Karine Costa falou sobre os desafios até a aprovação. “A gente estuda muito, e sempre fica aquela dúvida: será que eu vou dar conta? Mas eu tenho certeza de que no final dá tudo certo.” Para Denizete Duarte, nova Agente Comunitária de Saúde, a convocação foi uma surpresa. “Pra mim, hoje é um dia muito mais do que especial. O concurso foi em 2022, e eu não tinha mais esperança. Quando saiu essa notícia de que seríamos chamados, nossa, foi muito bom! Me sinto muito bem acolhida pela gestão e pelos vereadores. Isso vai mudar minha vida para muito melhor.”

O secretário de Administração, Luiz Veloso, destacou a importância do momento. “Hoje é um dia muito especial, que marca a vida de várias pessoas. A posse dos ACS, professores e do técnico de segurança do trabalho é fundamental para que o município possa oferecer mais atendimento e qualidade de vida à população. Além disso, é um resgate de um compromisso assumido pelo governo Aurélio Goiano, especialmente com os professores que aguardam desde 2017. Todos estão de parabéns, e esperamos que essa nomeação fortaleça ainda mais os serviços municipais”.

A coordenadora da CTRH, Juliana Souza, reforçou a relevância do evento. “Os Agentes Comunitários de Saúde, os professores e o técnico de segurança do trabalho tomam posse nos concursos 001 de 2022 e 001 de 2017, concretizando um processo esperado há muito tempo”.

A secretária de Educação, Maura Paulino, destacou a importância da chegada dos novos professores para o fortalecimento da rede municipal de ensino. “A educação é a base do desenvolvimento, e investir em professores qualificados é investir no futuro de Parauapebas. Esses novos profissionais chegam para somar, trazendo conhecimento, dedicação e compromisso com a formação das nossas crianças e jovens”.

O secretário de Saúde, Marcos Vinicius, ressaltou como os novos ACS vão contribuir para melhorar o atendimento à população. “Vamos fortalecer ainda mais a atenção primária com a chegada desses novos ACS. São profissionais que vão até as casas das pessoas, garantindo que a saúde chegue à ponta. Quero agradecer ao prefeito Aurélio Goiano por honrar mais esse compromisso. Juntos, vamos reconstruir Parauapebas e melhorar a saúde da nossa cidade”.

A posse dos novos servidores reafirma o compromisso da Prefeitura de Parauapebas com a valorização do funcionalismo público e a melhoria dos serviços essenciais. Com essa nova equipe, o município segue avançando para oferecer mais qualidade de vida à população.

Reportagem: Luciana Queiroz – Ascom/PMP 2025

Continuar Lendo

Destaque

Movimento Parauapebas Cidade Universitária é lançado para fortalecer ensino superior e nova matriz econômica

Publicado

no

Fotos: Renato Rezende

O Movimento Parauapebas Cidade Universitária foi oficialmente lançado com o objetivo de fortalecer e expandir o ensino superior no município, consolidando uma nova matriz econômica para além da mineração. A iniciativa surge em meio à luta pela criação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará e a defesa para que sua sede seja estabelecida em Parauapebas. O evento de lançamento ocorreu na última sexta-feira (28), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Parauapebas.

O vereador Alex Ohana, um dos idealizadores da iniciativa, ressaltou a importância do movimento. “Há muito tempo se fala sobre transformar Parauapebas em uma cidade universitária, consolidando o ensino superior como uma nova matriz econômica. Existem diversas iniciativas nesse sentido, mas era necessário uni-las em um só propósito. Assim nasce o Movimento Parauapebas Cidade Universitária, que tem como carro-chefe a luta pela criação da futura universidade estadual com sede em nosso município”, explicou.

Vereador Alex Ohana – PDT

A iniciativa recebeu apoio imediato de diversas autoridades locais. Ohana agradeceu à diretora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Parauapebas, professora Tatiane Bahia, por levar a demanda ao seu gabinete. O vereador também destacou o suporte do deputado estadual Ivanaldo Braz, do presidente da Câmara, Anderson Moratório, e dos demais membros da Comissão de Educação, que se uniram ao movimento.

Vereador Anderson Moratório, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas

O presidente da Câmara Municipal, Anderson Moratório, reforçou o compromisso do legislativo com a iniciativa. “Nosso objetivo é fazer tudo o que estiver ao alcance da Câmara para que esse movimento se torne realidade e traga um futuro promissor para a educação superior de Parauapebas”, afirmou.

Já o deputado Ivanaldo Braz destacou a importância da mobilização para garantir que Parauapebas não perca a oportunidade de sediar a nova universidade, lembrando a perda da reitoria da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que foi destinada a Marabá.

Deputado estadual Ivanaldo Braz – PDT

O evento contou com a presença de representantes do movimento estudantil, vereadores como Erica Ribeiro, Léo Márcio, Sargento Nogueira e Graciele Brito, além de representantes do Poder Executivo Municipal, da UEPA, do Instituto Federal do Pará (IFPA), da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), da mineradora Vale e de outras empresas locais. Também participaram diversas instituições da sociedade civil organizada, reforçando a força coletiva do movimento.

O presidente da OAB Parauapebas, Guilherme Melo, também esteve presente e destacou a relevância histórica do movimento. “Esta é uma iniciativa que certamente trará grandes resultados para Parauapebas. O movimento pode contar com o apoio da OAB para fortalecer essa causa”, declarou.

Com um forte respaldo político, acadêmico e empresarial, o Movimento Parauapebas Cidade Universitária se estabelece como um marco para o futuro do município, alavancando o ensino superior e impulsionando um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social.

Durante o evento também foi assinada uma carta, que será entregue ao governador do Pará, Helder Barbalho, com 18 argumentos técnicos que provam que Parauapebas é o município da região sul e sudeste do Pará mais apropriado para sediar a reitoria da futura universidade.

Texto: Comunicação do Movimento Parauapebas Cidade Universitária

Continuar Lendo

Facebook

Tempo

Publicidade

Mais Lidas