Cidades
Segurança Pública – Janeiro registra 24 horas sem crimes violentos letais no Pará
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), divulgou nesta quarta-feira (25) que o Pará está há 24 horas sem registrar Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Por meio de ações ostensivas e de combate à criminalidade, apoiadas em investigações e atuação constante dos setores de inteligência, o Estado vem garantindo estabilidade nos índices de criminalidade nos últimos quatro anos.
Os dados apresentados são referentes ao período entre 00 h de 24 de janeiro a 00 h de 25 janeiro de 2023. Nas primeiras semanas de janeiro, entre os dias 1º e 24, o Pará apresentou queda de 21% nos índices, em relação ao mesmo período de 2022. Quando comparado a 2019 houve redução de 52% no mesmo período.
“Conseguimos, ainda no primeiro mês de 2023, alcançar o que chamamos de ‘dia zero’, que é um dia sem registro de crimes violentos letais e intencionais, em todo o Estado. Nos últimos quatro anos alcançamos mais de um dia inteiro sem registro de crimes violentos no Pará. Isso era algo inédito, e até muito difícil de acontecer, quando se compara com a realidade do Estado há alguns anos. A média diária de CVLI no Estado era de 12 por dia até 2018. A partir daí, nós conseguimos baixar para metade essa média, e em 2021 conseguimos apresentar mais de um dia com registro zero de crimes violentos”, informa o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Produtividade – O titular da Segup destaca que essa conquista resulta do empenho das forças de segurança, que de forma integrada atuam com estratégias ostensivas e preventivas, mantendo o policiamento nas ruas em horários estratégicos, além da somatória de esforços com as equipes de inteligência, investimentos em equipamentos e capacitação dos agentes de segurança. Todas essas ações vêm contribuindo para a redução dos índices de criminalidade e mantendo o quadro de estabilidade dos últimos quatro anos.
Ainda segundo o secretário, “sabemos que os desafios são diários, e para isso contamos com o investimento maciço do governo do Estado nas ações de segurança pública e nos seus agentes, que atuam constantemente nas ruas da Região Metropolitana, assim como no interior. Por meio de ações ostensivas e preventivas, somadas a um planejamento estratégico executado com muita responsabilidade e comprometimento, estamos conseguindo manter a estabilidade dos números e combater a criminalidade violenta no nosso território”.
Cidades
Pontes dos rios Itacaiúnas e Parauapebas são interditadas para reparos
Cidades
Ponte melhora o trânsito e a vida dos cidadãos do Alto Rio Capim
O governador Helder Barbalho destacou a importância estratégica da ponte ao integrar as rodovias Belém-Brasília e PA-150, conectando municípios chave como Paragominas, Ipixuna do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.
“Esta obra atende às famílias que vivem aqui, fortalece a logística do escoamento da produção agrícola do nosso Estado e é fundamental para o progresso, para gerar emprego e crescimento”, enfatizou o governador, na cerimônia de entrega.
Com a travessia já liberada, a esperança de dias melhores para a população se torna uma realidade palpável. As vozes dos moradores ecoam um sentimento comum: a gratidão pela realização de um projeto que foi aguardado por mais de 50 anos. “Quando a gente começou a ver os primeiros maquinários chegando, a esperança de dias melhores voltou ao nosso coração”, relembrou Geu, refletindo a emoção coletiva que permeia a região neste momento de celebração.
Reportagem: Ronan Frias – Agência Pará
Cidades
Obras da PA-160 entram em reta final e serão entregues à população de Carajás
As obras de pavimentação da PA-160, também conhecida como Transcarajás, estão em sua reta final e logo serão entregues à população da região de Carajás, no sudeste do Pará. A estrada, que conecta Canaã dos Carajás e Parauapebas à BR-155 e interconecta a região de Carajás à região sul do Estado, é uma via essencial para o desenvolvimento da região e está prestes a transformar a realidade local.
A obra, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), tem promovido intervenções de grande porte, como terraplanagem, implantação de base e sub-base, redes de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização. Esses serviços vão garantir melhorias significativas na mobilidade, acessibilidade e segurança, facilitando o transporte de mercadorias e o deslocamento da população local.
Com a conclusão, a pavimentação de mais de 26 km da estrada trará mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para a Região de Integração de Carajás. Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, a entrega da obra é um marco importante para a região.
“A conclusão dessas obras é um passo decisivo para melhorar a infraestrutura de transportes no sudeste do estado. A Transcarajás vai garantir mais integração, mobilidade e acesso à população, além de fortalecer a economia regional, impulsionando o escoamento da produção local. Estamos confiantes de que essa entrega trará grandes benefícios para todos os municípios da região de Carajás”, destacou Adler Silveira.
A entrega da obra da PA-160 promete transformar o corredor logístico e fortalecer a economia da região, conectando municípios e criando um ambiente propício para o crescimento sustentável. A conclusão está prevista para os próximos meses e a população local já pode começar a sentir os impactos positivos desta importante infraestrutura.
Reportagem: Paulo Garcia – Secom
-
Cidades2 anos atrás
Natal Solidário promovido pela Polícia Militar chega aos 144 municípios paraenses
-
Destaque2 anos atrás
Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo
-
Destaque2 anos atrás
Vídeo: grave acidente tira a vida de pelo menos 11 pessoas
-
Destaque2 anos atrás
Comunicado Importante: Divulgação de Vagas de Emprego no Partage Shopping Parauapebas
-
Destaque2 anos atrás
Paraense Yara Castanha faz sucesso em Mar do Sertão, novela da Globo
-
Destaque2 anos atrás
Sargento PM é morto a golpes de faca e esposa é presa
-
Destaque2 anos atrás
Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC
-
Destaque2 anos atrás
ÁGUIA DE MARABÁ É CAMPEÃO E FAZ HISTÓRIA EM 2023