Executado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Titula visitou e realizou o cadastro de cerca de 70 famílias no entorno do Igarapé Ilha do Coco, do dia 30 de março até essa quinta-feira, 13 de abril.
Importância do Cadastro Social
“É no cadastro social que nós fazemos a identificação dos proprietários do imóvel e da situação socioeconômica dessas famílias. O levantamento serve de subsídio para elaboração do parecer social que contém os dados colhidos, a situação de renda socioeconômica das famílias e que nos ajudarão a identificar a modalidade de Reurb em que cada família está inserida”, explica a assistente social do Prosap e responsável pela mobilização comunitária da Reurb, Vanessa Ineth.
Fase importante do processo de regularização fundiária urbana, o Cadastro Social das Famílias precede a fase de Coleta Documental, quando a população é convidada a comparecer para realizar a entrega de toda a documentação necessária. Os moradores receberão da equipe técnica um convite com data, horário e local para a coleta documental.
“Eu acho esse programa [Prosap] muito bom, até porque essa área aqui, do Ilha do Coco, é muito desvalorizada para nós que temos os nossos imóveis. É uma ótima e muito abençoada iniciativa da prefeitura. Um título definitivo tem muita burocracia para ser tirado, a gente não tem condição”, diz Antônia Maciel.
Escritório Socioambiental
Segundo Vanessa Ineth, os moradores que não se encontravam em suas residências, no momento da visita da equipe social, podem procurar o Escritório Sociambiental do Prosap, localizado na rua Rio Dourado, s/n, bairro Beira Rio I, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para almoço), para a realização do cadastro social ou podem entrar em contato pelo WhatsApp: (94) 98151 – 6034 para o agendamento de uma nova visita.
“O cadastro social é uma atividade contínua e não tem data para acabar, já que, muitas vezes, os proprietários não se encontram no momento em que a nossa equipe realiza a ação em campo”, complementa a assistente social.
Texto: Nara Moura/Prosap
Fotos: Equipe Prosap
Assessoria de Comunicação |PMP